09 dez 2015

14 dicas para o bebê dormir

por
Gabi Miranda

Bebê, Destaque, Filhos

Toda mãe (e todo pai) busca a fórmula perfeita para um sono tranquilo do bebê, principalmente, para que ele durma a noite inteira sem interrupções. Afinal, bebê que dorme a noite toda, fica revigorado e tem mãe descansada, produtiva, bem humorada, feliz e disposta o dia todo (rá!). Mas para os bebês adquirirem o hábito de dormir, precisam que os pais os ajudem a desenvolver tal habilidade. Não é uma coisa fácil estabelecer a rotina do sono, mas não é impossível. Também não tem fórmula certa ou receita poderosa para fazer o bebê dormir. Acho que tem uma coisa que é imprescindível: PACIÊNCIA. É preciso ter paciência para ajudar o bebê a dormir. Depois de algumas semanas, consegui estabelecer a rotina do sono para a Stella, compartilho agora 14 dicas para o bebê dormir a partir da minha experiência aqui em casa.

Blog_fotos-2015-5

14 dicas para o bebê dormir:

  1. Ensine o bebê a diferenciar o dia da noite

    Isso pode ser feito com uma rotina estruturada, com horário certo para cada atividade.
  2. Quando estiver chegando a hora de dormir, diminua a iluminação do ambiente
    Escurecer a casa contribui para o bebê diferenciar dia e noite
  3. Dê um banho antes de dormir
    Para dormir precisamos estar relaxados, o banho ajuda nesse processo e costuma deixar o bebê mais tranquilo. Pode ser na banheira ou banho de ofurô que relaxa ainda mais.
  4. Faça uma massagem
    Se o banho ao invés de relaxar, deixa seu bebê ainda mais estimulado, faça uma massagem nele. É relaxamento na certa.
  5. Coloque uma roupinha confortável para dormir
    Verifique como está a temperatura e coloque uma roupa adequada ao tempo e que deixe o bebê confortável. Fique atenta não só à roupa de vestir, mas na roupa de cama, se o berço não está cheio de cobertor, bichinhos de pelúcia, etc. O conforto do bebê é fundamental para que ele possa dormir tranquilamente.
  6. Deixe um acessório próximo
    Demorei para entender isso, mas um bebê precisa de um objeto de apego. Pode ser a chupeta – já que todo bebê tem necessidade de sucção – ou até um paninho. Não precisa ter medo do bebê não querer mais largar, basta saber a hora certa de tirar o objeto da criança. A chupeta, por exemplo, não precisa ser enfiada na boca da criança se ela já estiver dormindo e nem sentiu falta.
  7. Abasteça o tanque do bebê
    Começamos o processo de dormir às 18:00 quando tomamos banho, em seguida leite e por volta das 19:00 Stella dorme. Só que nisso, durante a primeira hora, ela acorda umas duas ou até três vezes. E eu a coloco no peito todas as vezes sem sair do quarto dela. Como ela está sonolenta, ela mama e logo está “chupetando” e pega no sono. Aconselho, sempre dar uma última mamada antes de dormir. E mesmo que o bebê durma às 19:00, quando for por volta das 22:30 é bom reforçar com uma mamada que ajudará ele a dormir mais horas durante a noite. Aqui faço isso quando Stella começa a dar sinais de que vai acordar por volta desse horário. Ao invés de ficar enganando ela ou tentar fazê-la dormir, dou de mamar antes até que ela desperte.
  8. Ritual
    Comece o ritual do sono uma hora antes de colocar o bebê no berço. Se o bebê dorme às 19:00, às 18:00 é bom diminuir o ritmo, não estimular muito o bebê, nem conversar muito, dar banho.
  9. Não estimule
    Se o bebê ainda acorda para mamar de madrugada, não converse animadamente com ele e nem o estimule. Isso contribui para que ele volte a dormir após a mamada ou troca de fralda.
  10. Fique atenta aos sinais 
    Todo bebê dá sinais de cansaço, fique alerta para identificar esses sinais que geralmente são: bocejo, esfregar os olhos, movimentos involuntários dos bracinhos e pernas.
  11. Deixe o bebê seguro
    Até 30 dias de vida, Stella não dormia de jeito nenhum sozinha, só no colo. Apesar de ter usado todas as dicas de deixar o bebê enroladinho (fazer charutinho), ela não permanecia por muito tempo. Minha intuição dizia que o caminho era esse, mas que a técnica ainda não era a adequada para ela, pois ela é muito calorenta desde que nasceu. Então comprei um triângulo (veja AQUI) e na primeira tentativa ela dormiu por 4 horas seguidas.
  12. Tenha atitude e segurança
    O bebê sente quando estamos ansiosas, quando queremos que ele durma rápido, quando estamos inseguras. Por isso, demonstre atitude, não tenha medo de colocar o bebê no berço – geralmente, ficamos cheias de dedos e cuidados para colocar o bebê no berço, com medo de fazer barulho, de pegá-lo de uma forma que o faça acordar. Pensei nisso esses dias quando reparava nas minhas atitudes para escrever esse post. No início eu ficava cheia de dedos e Stella sempre acordava por mais que eu a colocasse com o maior cuidado possível no berço. Reparei que minhas atitudes mudaram. E como eu sei que ela acordará na primeira hora do sono, consigo levar tudo com mais tranquilidade e paciência. Não tô falando pra jogar o bebê no berço, mas só para ter mais segurança nos atos.
  13. Sobre ninar o bebê
    Eu já disse que não concordo com esse negócio de ensinar o bebê a dormir sozinho. Sou a favor de um colinho, um balancinho nesse momento. Além de acalmar, acho que contribui para que o bebê se sinta seguro.
  14. Para quem tem fé, uma oração
    Antes de colocar a Stella no berço, dou um beijinho na testa, faço a oração do Santo Anjo do Senhor meu zeloso protetor…, a coloco no berço e faço um carinho na cabeça dela. Percebo que a respiração dela vai ficando calminha e então ela dorme tranquila. Incrível, mas eu e ela sabemos quando é a hora desse momento. Não é na primeira vez que ela dorme e sim quando ela acorda a primeira vez. Talvez se eu fizesse isso de cara, ela dormisse de vez, mas virou o nosso ritual.

Nota da editora: Stella está com 4 meses, uma semana antes de completar 4, ela passou a dormir noites inteiras, não acontece todos os dias, mas ficou recorrente. Na semana seguinte ao completar os 4 meses, ela dormiu uma noite inteira sem nem acordar às 23:00. Acho que avançamos 10 casas no caminho para as noites tranquilas de sono da neném e da mamãe. Leia sobre a nossa rotina de sono AQUI e AQUI.

compartilhe!

2

comente!

2 respostas para “14 dicas para o bebê dormir”

  1. marcia disse:

    informações muito bem escritas, site bem legal, obrigado!

  2. Ismael disse:

    gostei, muito bom essas dicas, vou compartilhar com meus amigos!

Comente!