18 abr 2016

2 dicas de livros infantis para incentivar a leitura

por
Gabi Miranda

Destaque, Livros, Livros infantis

Hoje é Dia Nacional do Livro Infantil, não podia deixar de dar dicas de alguns livros infantis que adoramos aqui em casa

livros infantis

 

Não é surpresa para ninguém, quem nos acompanha sabe o quanto amo livros e aqui em casa incentivo bastante o Benjamin porque acredito que quanto mais eu estimular, mais chances tenho de ver meu filho virar um adulto que gosta de ler. A leitura infantil abre muitas portas para um universo infinito de possibilidades. O hábito da leitura traz muitos benefícios: desenvolvimento de repertório, capacidade de comunicação (falada ou escrita), estimula a criatividade, conhecemos outros mundos.

Esse ano tenho três objetivos em relação a leitura. 1. Ler ao menos um livro por mês; 2. Comprar um livro por mês para o Benjamin. Estou conseguindo atingir a minha meta, já estou no sexto livro do ano e estamos em abril, estou aí com a média de leitura acima do projetado. Já a segunda meta não tenho batido, mas por uma razão muito simples, Benjamin ganha bastante livros e não vejo necessidade de comprar, tento de alguma forma seguir um consumo consciente. Mas no mês que ele não ganhar nenhum livro vamos sim comprar juntos. 3. Levá-lo para conhecer uma biblioteca. Ainda não fomos em nenhuma de verdade. Ele gosta tanto de ir à livraria, que tenho certeza, vai gostar de biblioteca também.

Para divulgar a literatura e conquistar mais amantes, existem dois dias para comemorar a literatura infantil: Dia Internacional do Livro Infantil e Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado dias 2 e 18 de abril respectivamente. Para ajudar pais e filhos a criarem o hábito da leitura, selecionei 2 livros infantis da Biblioteca do Benjamin que estamos adorando aqui em casa.

Livros infantis cheios de bossa

Para onde vai a quinta-feira

para-onde-vai-a-quinta-feira1

Benjamin ganhou recentemente da tia-avó Rosana e está amando esse livro que chegou em boa hora porque fala dessa diferença de dia, noite, quando chega amanhã, porque acaba o hoje e pra onde vai. O personagem Pingo está feliz porque em uma bela quinta-feira é seu aniversário, o dia acabou, mas foi tão maravilhoso que ele não gostaria que acabasse. Pensando nisso vai atrás para entender pra onde vai a quinta-feira. Então ele sai com o amigo Filo, percorrendo lugares vão ouvindo diferentes barulhos que o silêncio da noite oferece. Assim eles também percebem as mudanças da natureza. A lua grande, as estrelas brilhando. E a beleza de se acabar um dia para chegar outro. Livro lindo, com ilustração mais linda ainda e Benjamin ficou ainda mais intrigado porque contei que seu aniversário esse ano, por coincidência também é numa quinta-feira.

Girafas não sabem dançar

girafas-nao-sabem-dancar

Já falei desse livro AQUI. É um encanto só e juro que não é porque eu também amo girafas. Conta a história de Geraldo, uma girafa com joelhos tortos que a tornava desengonçada, resolveu ir ao baile anual dos animais da selva. Ao chegar na festa, se deparou com todos os animais dançando, vários estilos musicais: rock, valsa, tango, quadrilha e até chachachá. Não sei quem disse que girafas não sabem dançar. Mas claro, Geraldo ficou com vontade, se encheu de coragem, foi para a pista e…foi um desastre só. Todos os bichos começaram a chamá-lo de desastrado. A girafa ficou triste e fugiu do baile se sentindo arruinada. No meio do caminho ele encontrou um grilo amigo que lhe incentivou a não desistir. Não vou contar o que acontece no final, mas é um livro que ensina aos pequenos a importância de confiar em si e não ligar para o que os outros falam.

compartilhe!

3

comente!

3 respostas para “2 dicas de livros infantis para incentivar a leitura”

  1. Claudia Bins disse:

    Adorei as dicas, sempre curtimos muito as leituras aqui em casa. 😉

    Beijo,

    Claudia
    @AsPAsseadeiras

  2. Você sempre tem super dicas ne Gabis?
    AMEEEI!
    beijos
    Lele

  3. Adriana disse:

    Adorei as dicas Gabis. Criar esse hábito em nossos filhos é realmente muito importante!!!😍😍

Comente!