21 nov 2016

5 dicas para melhorar o sono do bebê

por
Gabi Miranda

Bebê, Destaque, Filhos, Sono

Uma das queixas mais comuns nos consultórios pediátricos é a falta de sono dos bebês. Pais e mães querem melhorar o sono do bebê, mas não sabem como. Alguns pediatras indicam deixar o bebê chorando. Deixar o bebê chorar é desvalorizar a sensibilidade e as necessidades dele.

sono do bebê

Melhorar o sono do bebê é sem dúvida um dos maiores desafios da maternidade. Assim como a alimentação é importante para o bebê, o sono também é e tem papel fundamental em seu desenvolvimento. Enquanto o bebê dorme, seu cérebro fica ocupado com a produção de novas células necessárias para o desenvolvimento mental, físico e emocional. É durante o sono que renovam suas energias e produzem hormônios importantes para seu desenvolvimento. Por exemplo, na infância, cerca de 90% do hormônio do crescimento (GH) é liberado durante o sono. Crianças com dificuldades para dormir, tem mais chance de apresentar falta de atenção, irritabilidade, desânimo, falta de memória, baixo rendimento motor, entre outros comportamentos.

Quando o bebê tem uma noite tranquila de sono, ele fica revigorado, bem humorado, tem mais resistência, interage melhor com as pessoas ao seu redor, possui energia suficiente para explorar o mundo e com maior capacidade de armazenar e processar seus aprendizados. E se o bebê dorme bem, consequentemente a mamãe também dorme e a família inteira fica saudável e feliz.

5 dicas para melhorar o sono do bebê

.

  1. Ensine o bebê a diferenciar o dia da noite
    Isso pode ser feito com uma rotina estruturada, com horário certo para cada atividade.
  1. Crie um ritual noturno
    Quando estiver chegando a hora de dormir, diminua a iluminação do ambiente, diminua as brincadeiras agitadas, faça uma massagem, dê um banho relaxante no bebê (o banho pode ajudar no processo e costuma deixar o bebê mais tranquilo).
  1. Coloque uma roupinha confortável para dormir
    Verifique como está a temperatura e coloque uma roupa adequada ao tempo e que deixe o bebê confortável. Fique atenta não só à roupa de vestir, mas na roupa de cama, se o berço não está cheio de cobertor, bichinhos de pelúcia, etc. O conforto do bebê é fundamental para que ele possa dormir tranquilamente.
    .
  2. Abasteça o tanque do bebê
    Dê de mamar ou ofereça uma mamadeira ao bebê antes de dormir para que ele durma de barriga cheia e satisfeito.
    .
  3. Não estimule
    Se o bebê acordar para mamar de madrugada, não converse animadamente com ele e nem o estimule. Geralmente, a voz do adulto excita ainda mais o bebê. Troque olhares, carinho, amor, mas não converse. Isso contribui para que ele volte a dormir mais rapidamente após a mamada ou troca de fralda.

Tenha atitude, segurança e foco

O bebê sente quando estamos ansiosas, quando queremos que ele durma rápido e quando estamos inseguras. Por isso, demonstre atitude, não tenha medo de colocar o bebê no berço achando que ele poderá despertar. Tente levar tudo com mais tranquilidade e paciência.

Você precisa melhorar o sono do bebê?

Na dúvida, entre em contato comigo. Sou uma consultora de sono infantil formada pelo IAM e posso te ajudar. Para mais informações, escreva para: gabriela@bossamae.com.br .

Leia também: 6 perguntas e respostas sobre o sono do bebê

 

compartilhe!

1

comente!

Uma resposta para “5 dicas para melhorar o sono do bebê”

  1. […] Leia também: 5 dicas para melhorar o sono do bebê […]

  2. Gabriela Gama disse:

    Os maridos não entendem a parte do: não converse com o bebê animadamente! Aqui precisamos estabelecer rotinas à noite. Acabamos deixando eles à vontade e quando vemos, a hora já passou e todo mundo exausto..

Comente!