15 out 2014

A importância de atividades físicas para gestantes

por
Gabi Miranda

Gravidez, Maternidade

atividades fisicas para gestantes

Quando estava grávida do Benjamin acreditava que se eu fizesse um exercício físico, contribuiria para eu ter um parto normal. Então, me matriculei na hidroginástica sem pensar em todos os benefícios que aquilo me traria. No fim, não tive parto normal, mas essa atividade contribuiu, e muito, em vários aspectos durante a minha gestação.

Atividades físicas são muito recomendadas para as gestantes, porque traz vantagens tanto para o bebê quanto para a mãe. Se a mulher já faz exercício físico, como correr, por exemplo, é um mito que deve parar de fazer essa atividade. Na verdade, ela deve reduzir entrando num ritmo adequado para sua nova situação. E se não faz nenhum exercício físico, deve pedir orientação ao seu médico e não sair por aí fazendo jumpping, correndo a São Silvestre ou fazendo 100 polichinelos. Os médicos, inclusive, não indicam gestantes levantarem peso e exercícios abdominais nos primeiros meses de gestação.

Relacionei 10 motivos benéficos para realizar atividade física na gestação:


1) melhora o condicionamento físico;

2) colabora de forma positiva para o estado de ânimo e psicológico, evitando o estresse e a ansiedade;

3) ajuda a a mulher se sentir com mais energia e vitalidade;

4) previne contra a depressão, hipertensão e diabetes;

5) como os músculos ficam mais enrijecidos, sim (!), pode ajudar na hora do parto;

6) colabora para um sono mais tranquilo;

7) equilibra o movimento intestinal;

8)  fortifica os músculos das costas, evitando aquelas dores chatas e ajudando numa boa postura;

9)  evita o acúmulo de gordura excessiva;

10) contribui para a recuperação da forma física após a gravidez.

Atividades praticadas na água são as mais indicadas para as grávidas, pois são de baixo impacto, e, consequentemente, evitam lesões provocadas por quedas. Também porque diminui a retenção de líquidos e os incômodos nas costas. Pilates, dança ou uma caminhada matinal, também podem ser boas alternativas. Se a gestante fizer exercícios físicos de 2 a 3 vezes por semana, durante 30 minutos, já verá resultados no seu dia a dia.

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