02 jun 2017

Cama Montessoriana

por
Gabi Miranda

Comportamento, Destaque, Filhos, Produtos, Sono

O aspecto que mais me atrai em relação a cama Montessoriana, é o fato de dar liberdade às crianças. Para Maria Montessori, liberdade é um conjunto de “condições favoráveis à vida”. É claro, precisamos tomar alguns cuidados de segurança para implementar o uso da cama Montessoriana, mas é possível usar esse modelo até para os bebês.

O método Montessori tem como foco o desenvolvimento da criança durante a primeira infância. Parte do principio que toda criança tem capacidade de aprender através de um ambiente desenvolvido para elas. Um lugar onde possam explorar e manifestar seus interesses. Envolve ambiente adequado e adultos preparados para contribuir com o desenvolvimento da criança.

cama montessoriana

A experiência também contribui para que façamos escolhas diferentes. Com o Benjamin entramos com esse modelo de cama um pouco mais tarde (por volta dos 3 anos), já com Stella mais cedo. Tem também um aspecto de respeitar o tempo, o ritmo e a personalidade de cada filho. Hoje observo mais e deixo livre para que a Stella explore o mundo. Porque esse mesmo mundo contribui para o desenvolvimento dela.

O Benjamin já dormia numa cama Montessori improvisada. Um colchão no chão em cima de outro – que fazia a vez de um protetor. Ele sempre gostou de dormir desse modo. Quando decidimos trocar os móveis, já tinha na cabeça em manter esse conceito. Não passou pela minha cabeça que poderia trazer pontos negativos em relação a Stella. Na verdade, quando já tínhamos comprado as camas, a única preocupação foi dela regredir no sono. Eu só pensava em gerar liberdade para ela, e, consequentemente, para nós. Não pensei que ela pudesse acordar durante a noite e sair da cama. Ou que pudesse dar trabalho na hora de dormir, levantado a todo instante da cama. As camas chegaram e o processo foi tranquilo. Stella seguiu dormindo cedo e bem.

cama montessoriana

 

Assista no Canal mais informações sobre a cama montessoriana das crianças

 

 

compartilhe!

0

comente!

Comente!