11 abr 2016

Casa e Comida de mãe para filho

por
Gabi Miranda

Receitas, Terapia do lar

Casa e Comida é para quem ama caseirices

casa e comida

A revista Casa e Comida é uma inspiração da seção Receber com Charme, da revista Casa e Jardim, traz em todas as suas edições dicas para receber com charme, para preparar uma festa, deixar a casa estilosa, novidades da gastronomia e receitas de chefs e restaurantes renomados. Acompanho Casa e Comida desde sua primeira edição em 2010. E posso afirmar que sou colecionadora de Casa e Comida, tenho todas as edições.

casa e comida coleção (1)

Minha coleção Casa e Comida

Não tem como não amar essa revista. Casa e Comida é linda editorialmente, parece ser feita com muito carinho por gente que gosta do que faz e é para que ama caseirices, pequenos luxos, delicadezas, comer, beber e receber bem.

A revista Casa e Comida de abril está incrível e por isso quis compartilhar aqui no blog. Essa edição traz dicas para uma festa com tema de viagem, dicas de arranjos, sanduíches e mais um monte de coisas. O que me chamou a atenção quando recebi a revista e me deixou com água na boca foi o picadinho da capa. Eu amo picadinho exatamente do jeito que está ali. Fui logo conferir a receita e para minha surpresa, muito fácil de fazer. Só depois que folheei a revista, descobri que a receita do picadinho fazia parte da matéria Regalo Materno, na qual seis chefs compartilham receitas que os fazem lembrar de suas mães.

O melhor sabor do mundo

Eu já disse que o melhor sabor do mundo é aquele que nos faz lembrar a infância e nossa mãe, que comida tem poder afetivo. E como foi dito na matéria da revista Casa e Comida, não há restaurante no mundo capaz de competir com a comida de mãe. Eu não sou lá grandes coisas na cozinha, mas já posso afirmar que tem algumas receitas feitas por mim que farão parte da memória afetiva dos meus filhos e esse picadinho entrou para a minha singela lista. Fiz a receita no sábado passado e foi aprovadíssima pelo Benzoca que mandou ver dois pratos e disse de boca cheia:

“Hummmm, mãe, fazia tempo que você não fazia essa carninha, está deliciosa!”

Na verdade eu nunca tinha feito picadinho e acho mesmo que meu filho queria dizer que eu não fazia uma comida tão boa. Ou estava confundindo com estrogonofe, outro prato que faço e ele adora.

Vou registrar a receita aqui, pois é o tipo de coisa que deve ser compartilhada.

casa e comida coleção (2)

O prato que fiz no último sábado

PICADINHO

Receita da Therezinha Carvalho, mãe de Rena Braune
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 45 minutos

Ingredientes

Picadinho

  • 500g de miolo de alcatra;
  • 2 colheres (sopa de açúcar);
  • 40 ml de óleo de soja;
  • 2 dentes de alho picados finamente;
  • 1 cebola médica picada finamente;
  • 200g de tomates maduros sem pele, cortados em cubos pequenos

Farofa

  • 50g de cebola picadinha
  • 100g de manteiga;
  • 200g de farinha de mandioca crua;
  • sal a gosto

Modo de fazer

Picadinho
1. Corte a carne em cubos pequenos (peça no açougue para cortar que eles cortam). Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. 2. Leve uma panela ao fogo médio com óleo, açúcar e carne. Deixe a carne caramelizar por alguns minutos (a carne vai grudar um pouco no fundo da panela de leve, só tenha cuidado para não queimar demais – a minha não chegou a grudar). Quando a carne estiver levemente dourada, acrescente a cebola e o alho picados. Deixe refogar por cerca de 2 minutos. 3. Acrescente o tomate picado e mexa bem. Adicione 1 copo de água, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo, por cerca de 30 minutos. O molho deve ficar consistente, mas não muito seco.

Farofa
1. Em fogo médio, refogue a cebola picada a manteiga, até que ela fique dourada. Acrescente a farinha e o sal. Abaixe o fogo e refogue a farinha até que fique levemente dourada e crocante. Cuidado para não deixar queimar. Eu coloquei ovos e acho que vale colocar também bacon bem picadinho.

Dica da Chef: Sirva o picadinho com arroz branco, farofa e banana-da-terra grelhada.

compartilhe!

2

comente!

2 respostas para “Casa e Comida de mãe para filho”

  1. Lele disse:

    Tenho MUITAS memórias de comidinhas da minha infãncia… que delícia!!!
    E vc curte mesmo livros e revistas de receitas ne? vc sempre comenta e ate ja me presenteou com um <3
    beijos
    Lele

    • https://bossamae.com.br/novo/wp-content/themes/bossa-mae/img/img-coment.png Gabi Miranda disse:

      Eu adoooooooro, Lelê, livros e revistas de receitas e tudo relacionado a casa. O meu problema é que não tenho muito tempo para praticar, mas quando me proponho, me dedico ao que faço. rs Gosto de e aventurar na cozinha, mas não sou expert. rs

Comente!