16 nov 2017

Certificado de bom comportamento

Chegou a época do ano em que mais falamos (e ouvíamos): “se não se comportar direito, o Papai Noel não vai trazer presente de Natal”. Rá! Quem nunca? Atire a primeira mamadeira! E para incentivar as boas condutas das crianças, resolvi fazer um certificado de bom comportamento. Mas o que é ter bom comportamento?

A gente vive falando para nossos filhos “seja um menino (a) bonzinho (a)”. E você já parou para pensar no que isso  significa? Existe uma linha tênue entre se comportar bem e ser bonzinho. O conceito de bom comportamento está relacionado a forma como reagimos diante do meio em que vivemos. Ou seja, a nossa interação com o ambiente implica num comportamento e espera-se que esse comportamento seja dentro de ações aceitáveis. Exemplos: ser educado, dizer as palavras mágicas “obrigado”, “de nada”, “por favor”, bagunçar e arrumar, respeitar as pessoas, os animais, etc.

Já “ser bonzinho”, em minha humilde opinião, está relacionado com aceitar as coisas do jeito que são impostas, ser explorado pelas pessoas, não saber dizer “não” mesmo a quem te magoa. E pra mim isso é um problema. Eu quero muito que meus filhos comportem-se bem, mas não quero que sejam bonzinhos. Quero que eles sejam bondosos e generosos, qualidades despretensiosas e que não farão mal a eles.

Por isso, eu me policio muito ao dizer para um dos meus filhos “seja bonzinho”. Principalmente, para a Stella. Porque a sociedade acha que toda menina deve ser boazinha. Boazinha pra quem?! Eu não quero que nenhum dos meus filhos seja bonzinho. Quero que eles sejam bons. E ser bom é algo que vem do coração. Não é permitir que façam o que quiserem deles.

O exemplo ainda continua sendo sempre a melhor forma de ensinar nossos filhos a se comportarem bem.

Certificado de bom comportamento

.
Voltando ao certificado de bom comportamento…

O certificado de bom comportamento, não é só um incentivo, mas também uma brincadeira. Uma forma de alimentar a fantasia que existe dentro das crianças em relação ao Papai Noel. Eu adoro esse tipo de fantasia. Porque como diz a música, é a magia que faz acreditar na felicidade real.

Então, clica aí e imprima o certificado de comportamento e entregue para seu filho. Aqui, vamos mandar fazer naquelas lojas de impressão de fotos. Mas tem duas versões: colorido e preto e branco para quem quiser fazer em casa mesmo. 😉

Certificado de bom comportamento: clique em cima e imprima o seu gratuitamente.

Leia também: dê seu tempo de presente de Natal para seu filho

 

compartilhe!

3

comente!

3 respostas para “Certificado de bom comportamento”

  1. […] tal entregar um certificado de bom comportamento pelo seu filho assinado pelo próprio Papai Noel? Amei a […]

  2. Amei o certificado, Gabis! Concordo sobre o conceito de ser “bonzinho” e também não quero que meu filho seja uma vaquinha de presépio. Bora formar cidadãos esclarecidos para serem atuantes nesse mundo!

  3. Adorei a ideia do certificado. Também não quero que minhas filhas sejam boazinhas. Eu quero que elas sejam pessoas boas para elas mesmas, para quem as cerca e para o mundo em que vivemos.
    beijos
    Chris

Comente!