02 jan 2017

Comece o ano com organização

Comece o ano com organização e aposte que tudo fluirá

 

Uma das minhas metas para 2017 é ser mais organizada, ter uma casa organizada, uma vida inteira organizada. Pra isso, adquiri um planner, já organizei minha planilha financeira, estou passando por um processo intenso de arrumação da casa que envolve desapego, descarte, organização…. e estou tão empolgada para 2017! É um ano ímpar e aprendi a gostar de anos ímpares porque são os que mais acontecem coisas e mudanças legais na minha vida. (essa é a única superstição do meu marido e mais uma na minha lista. Rá!)

A verdade é que não adianta só empolgação. Para ser um ano excelente a gente tem que fazer por onde. Nossas atitudes são fundamentais para fazer um ano diferente. O querer é importante, mas tem que vir acompanhado de ações. Portanto, nada de procrastinação em 2017! Comece o ano com organização.

Veja o que tenho feito para me ajudar com a organização da minha vida:

Destralhe

A culpa dessa parte é do livro “A mágica da arrumação”, da Marie Kondo. Comecei na semana passada e tem sido um processo doloroso ao mesmo tempo que

Compre uma agenda

Comprei um planner e vou falar dele aqui ainda essa semana. Ele tem me ajudado a planejar melhor a vida e sei que ainda tem muito a fazer nele. Mas já tem sido ótimo programar dias, semanas e meses nele.

Seja produtivo

Desde que li o livro Produtividade para quem quer tempo venho me concentrando em não perder tempo com coisas que não são tão importantes assim. Tomo o cuidado para não cair na procrastinação (essa atividade às vezes é a minha preferida). Claro que ainda não cheguei 100% ao ponto que gostaria e muitas vezes me pego perdendo tempo em redes sociais. Ah, eu odeio quando passo tempo no face e começo a fazer muitas publicações e compartilhamentos. É sinal de que estou gastando muito mal o meu precioso tempo. Por um tempo, em 2016, eu separei horários específicos e tempo certo para ficar nas redes sociais, por exemplo. E esse ano pretendo fazer o mesmo, porém por um longo prazo. Gosto da sensação de estar produzindo, quando estou finalizando meu dia e vejo que consegui realizar muito além do que estava no meu planejamento, tenho uma sensação maravilhosa de ter sido produtiva.

Trace objetivos

Os objetivos precisam ser estabelecidos por áreas, leia AQUI um post que pode inspirar você a traças os seus. E eu tô nesse processo de ajustar meus objetivos e metas para 2017. E como todo ano, fiz uma lista de desejos. Nela tem tudo o que quero realizar nesse ano e não vou sossegar enquanto não acontecer.

Cuide das finanças

Faça um orçamento! Isso eu faço há alguns ano. Religiosamente alimento minha planilha financeira, anotando todas as entradas e gastos. É um controle que ajuda a não gastar demais, a investir, e, principalmente, contribui nos planejamentos que envolvem grana: viagens, compra de móveis para casa, cursos, entre outros.

Anote suas ideias

Sou a rainha do esquecimento. Juro. Eu esqueço tudo. Pra ter uma ideia, eu não sei de cor o CEP e telefone da minha casa. Imagina as ideias que surgem. Elas aparecem e somem. Desde dezembro passei a anotar tudo, qualquer ideia que surge. Antes eu fazia isso, mas anotava uma palavra chave que me fizesse lembrar a ideia. Aí quando eu voltava na anotação não fazia ideia do que eu estava pensando quando anotei aquilo. Então, agora nada de códigos, estou anotando a ideia completa. De onde surgiu, o que me inspirou, o motivo, local, etc.

Mudança de hábitos (Já! Agora! Nesse exato minuto)

Que hábito você mudaria na sua vida? Parar de tomar refrigerante, fazer atividade física, parar pra tomar um reforçado café da manhã…

Eu disse no último post: mude seus hábitos em 2017, sobre algumas mudanças de hábitos que tive em 2016. Na verdade, foi algo mais relacionado com minha parte interior, sobre estar de bem com a vida. Esse ano quero mudar alguns hábitos, além de ter uma vida mais organizada. Mas mudar de verdade, de forma que tenha impacto grande na minha vida. Seja na parte pessoal ou profissional ou nos dois. Para me ajudar nesse ponto, vou começar a ler o livro “O Poder do Hábito”.

Acho que é isso… Além de tantos desejos para 2017. Que venham novas oportunidades, novos sorrisos, novas histórias e novos tempos. Para vocês e para nós.

Feliz ano novo. de novo! e todo dia! 😉

compartilhe!

2

comente!

2 respostas para “Comece o ano com organização”

  1. Que post inspirador!
    Super na vibe em que estou nesse começo de 2017! Amei!

Comente!