23 jun 2015

Como contar ao chefe que você está grávida

por
Gabi Miranda

Gravidez, Maternidade, Trabalho

No trabalho, uma pessoa é fundamental saber sobre sua gravidez: seu chefe! Como contar ao chefe?

Como contar ao chefe

Imagem Google

Não sou a favor de sair espalhando por aí logo que sabemos a notícia da gravidez. Eu prefiro um pouco de cuidado e sigilo. Mas algumas pessoas precisam saber o quanto antes: o marido, os futuros avós, tios e o…chefe. E como contar ao chefe sobre a gestação?

Soube da gravidez logo no início e uma semana após a descoberta eu já apresentava sinais claros de que passaria mal, como a famosa náusea matinal. Então, antes que ficasse mais tempo no banheiro do que na minha mesa de trabalho, resolvi contar logo ao meu chefe. Além disso, tinha outro fator decisivo, empresas grandes ou pequenas, sempre podem rolar fofocas. Embora não tivesse contado pra ninguém do meu estado interessante, um dos meus receios era a notícia da minha gravidez chegar aos ouvidos do meu chefe por meio de algum telefone sem fio. Queria que ele soubesse da notícia por mim.

Fiquei super nervosa no dia, porque a gente pensa um monte de coisa tanto do nosso lado, quanto se colocando no lugar da empresa/chefe. Entre as coisas comuns de pensarmos sobre o que a empresa vai achar sobre a nossa nova situação, estão: será que ela vai continuar produzindo como antes? será que vai nos deixar na mão? E é normal pensarmos (e sentirmos medo) sobre a postura da empresa: será que agora vão me deixar de escanteio? será que serei demitida após voltar da licença maternidade?

Meu chefe foi um querido e ficou muito feliz por mim. Lembro da nossa conversa e não vou esquecer dele falando que eu merecia essa gravidez. Fiquei imprestável no início da gestação e ele foi muito compreensível, além de ter me poupado alguns stress e aborrecimentos. Quando voltei a vida normal, ele me deu um projeto especial para cuidar e a vida profissional seguiu.

Destaco algumas dicas pessoais de como contar ao chefe:

  • Não vá contar ao chefe a caminho de uma reunião ou sei lá, no final da tarde de uma sexta-feira, embora pareça propício. Verifique uma hora que ele esteja aparentemente tranquilo, diga que precisa conversar e se a mesa dele for próxima a outras pessoas, peça para ser numa sala de reunião e não na mesa dele (eu tenho um chefe tão alerta, que foi ele quem teve essa ideia).
  • Ao contar sobre a gravidez para seu chefe, ressalte o lado positivo e mostre quanto está feliz com a novidade. Nada de começar a conversa pedindo desculpas, afinal não tem o que se desculpar. Pelo contrário, tem que mostrar o quanto você está animada pela possibilidade de cumprir suas funções maternas e profissionais;
  • Após contar ao seu chefe, avise o RH da empresa. Geralmente, as empresas tem benefícios que contribuem para a vida da gestante;
  • Esteja preparada para se comprometer, se precisar adiar férias, adie, jogue para licença maternidade. Mostre que está disposta e que seu cargo tem importância para você.
  • Faça um plano para sua saída de licença maternidade: quando pretende sair, qual é a previsão de volta, deixe suas tarefas em dia e tente encerrar o máximo de coisas possíveis e sugestões para eventuais pendências.

Boa sorte! 😉

compartilhe!

0

comente!

0 resposta para “Como contar ao chefe que você está grávida”

  1. […] Leia também: como contar ao seu chefe que está grávida […]

Comente!