17 fev 2017

Como dobrar roupas

A organização da minha casa começou a mudar quando recebemos a visita da Carol Martins. A partir daí comecei a me preocupar mais com a organização da casa. Aprendi que casa arrumada é igual a espaço de sobra. Desde então, tenho lido muito sobre organização e aprendido várias artimanhas para facilitar a vida. A Carol organizou as gavetas do Benjamin e me ensinou como dobrar roupas.

Ela me ensinou a dobrar roupas de forma que eu conseguisse ver onde estavam todas as peças, só passando os olhos. E isso ajudou também o Benjamin, contribuindo para que ele mesmo pegue a roupa que desejar, encontrando facilmente. O segredo disso é arrumar as roupas na vertical e não na horizontal. E como dobrar as roupas e arrumá-las na vertical?

dobrar roupas

Gavetas do Benjamin

As roupas precisam ficar mais compactas e isso significa ter mais dobras. Eu tive medo de deixar as roupas com muitas marcas, vincos, mas não foi o caso. E como ensina a Marie Kondo, no livro A mágica da arrumação, não é o número de dobras que causa vincos, e sim a pressão que se aplica sobre elas. Esse é mais um motivo para não guardar as roupas empilhadas, pois o peso das peças que pressionam as outras roupas que ficam por baixo.

Como dobrar roupas?

.
Ao dobrar uma roupa, a ideia é deixar a peça no formato de um retângulo. Exemplo de camisa e blusinhas: primeiro dobre os dois lados para dentro, no sentido do comprimento, de modo que fique um retângulo comprido. Depois dobre as mangas. Em seguida, dobre a roupa ao meio, juntando uma ponta à outra e então dobre no meio novamente de modo que a peça fique menor. As profissionais de organização, geralmente usam um acessório para contribuir. É o gabarito para dobrar roupas, encontado nas lojas Multicoisas. A Carol usou para dobrar as roupas do Benjamin. Mas não é algo obrigatório ter esse objeto. É fácil dobrar sem ele também e é como eu tenho feito em casa.

Foto: Márcia Alves

Ao invés de dobrar direto ao meio, pode também dobrar um terço e depois outro terço. O objetivo é que a peça seja dobrada até que fique na altura da gaveta. E de um jeito que a peça consiga ficar em pé. Se a dobra estiver pouco firme e cair, é sinal de que o jeito de dobrar não é adequado para o tipo de roupa. Cada peça tem um ponto que a deixa na forma ideal, o que varia é o material, o tamanho de cada peça. Portanto, tem que ajustar o método até descobrir o que funciona melhor. Mas não é difícil, basta ajustar a altura da dobradura de maneira que a peça se sustente em pé. Como as roupas serão colocadas uma de frente para a outra, elas terão o “apoio” umas das outras.

Parece complicado, mas é super fácil. Dobrar as roupas e organizá-las direito facilita muito a vida e a aparência no guarda-roupa fica tão harmoniosa que dá gosto de ver. Outro ponto positivo é que sobra mais espaço nas gavetas dobrando as roupas corretamente e guardando-as na vertical. Depois dessa lição, o guarda-roupa das crianças vive organizado. Acabei organizando e dobrando as roupinhas da Stella como aprendi e me inspirei para fazer o mesmo no meu closet. 😉

compartilhe!

2

comente!

2 respostas para “Como dobrar roupas”

  1. Gabi, desde que te vi falando sobre essa técnica que aplica ela aqui em casa também. E super funciona!
    Também fiz um post falando da organização das gavetas de roupa aqui de casa:
    http://somelhora.com.br/2016/11/15/organizar-gavetas-de-roupas/

Comente!