10 jul 2017

Como fazer o bebê pegar a mamadeira

por
Gabi Miranda

Bebê, Destaque, Filhos

pegar mamadeira

Eu tinha muita resistência de fazer post sobre dicas. Esse blog nasceu com o intuito de compartilhar histórias. As nossas histórias. Com o tempo as leitoras começaram a me mandar perguntas de como eu fazia tal coisa e quando vi estava aqui dando alguma dica. Esse post inclusive, nasce de um pedido de uma leitora. Ela me procurou me pedindo uma dica para fazer seu bebê pegar a mamadeira.

Eu sou super a favor do aleitamento materno. E quem me acompanha aqui sabe o quanto eu sofri quando desmamei a Stella aos 5 meses. Vários fatores contribuem para uma mãe desmamar seu bebê muito cedo. E no meu caso, além de ter diminuído muito minha quantidade de leite, voltei a trabalhar nessa mesma época. No caso dessa leitora, o filho dela está com 1 ano e 3 meses e ela não pretende desmamá-lo, mas está muito exausta e precisa de ajuda para equilibrar a situação. Ela quer continuar oferecendo seu leite, só que na mamadeira.

Então eis algumas dicas baseadas na minha experiência pessoal, como consultora de sono e também de pessoas próximas que acompanhei.

Como fazer o bebê pegar a mamadeira
.

  1. Peça que outra pessoa ofereça a mamadeira

Aqui em casa funcionou assim. O marido ofereceu a mamadeira tanto para o Benjamin quanto para a Stella. Com o Benjamin houve mais resistência. Na primeira tentativa ele chorou um monte e não pegou a mamadeira. Ele pegou mesmo lá pelo 3º ou 4º dia de tentativa. Já a Stella pegou na primeira. A mãe deve ficar longe, não aparecer e não interferir na tentativa do pai ou cuidador que estiver encarando essa missão.

  1. Troque o bico ou a mamadeira

Eu indico usar o bico que imita o seio. Uma mamadeira ótima é a pétala da Avent. É essa que a Stella pegou desde a primeira vez. O bico imita o seio, é firme e a mamadeira tem um formato anatômico.

  1. Ofereça seu leite na mamadeira

Para fazer a transição do peito para a mamadeira, o ideal é que seja oferecido o leite da mamãe na mamadeira.

  1. Substitua a fórmula

Se por algum motivo precisar introduzir a fórmula e a criança não estiver aceitando, converse com o pediatra para trocar o leite. Porque sim, às vezes o problema não é a mamadeira, mas o sabor do leite.

  1. Faça o tese trocando a bebida

Se a criança já tem mais de 6 meses e toma outras bebidas, ao invés de leite, tente oferecer na mamadeira outra bebida de preferência. Pode ser um suco ou uma vitamina. Se ela aceitar, depois, aos poucos, ofereça o leite.

  1. Copo de transição

Se não está tendo sucesso com a mamadeira, e dependendo da idade da criança, tente trocar pelo copo de transição. Tem muitas opções atraentes no mercado, inclusive com bicos macios.

  1. Seja persistente e paciente

Não adianta tentar a técnica uma vez e desistir. Assim como devemos fazer com a alimentação – oferecer várias vezes o mesmo alimento até que a criança aceite, precisamos persistir na técnica escolhida. Não é para forçar a criança, mas insistir de tempos em tempos por alguns dias consecutivos. Paciência é a chave de ouro para qualquer situação e mudança de rotina com as crianças.

Espeque que esse post ajude. E você, tem alguma dica bacana para compartilhar?

compartilhe!

0

comente!

Comente!