16 ago 2017

Como ser feliz no casamento com filhos

por
Gabi Miranda

Casamento, Destaque, Maternidade

Tenho pensado muito na relação do casal após os filhos. Como ser feliz no casamento quando se tem filhos. Penso, penso, penso e tento tomar cuidado para não cair na expressão que a maioria das pessoas afirmam: filhos estragam o casamento. A vida do casal muda completamente com a chegada dos filhos, mas dizer que filhos estragam o casamento é um tanto injusto. Com eles. A verdade é que quando temos filhos, a atenção acaba voltada para os filhos. Um perigo. O casal deixa de ser homem e mulher, para serem pai e mãe das crianças. Esquecemos de desempenhar junto os dois papeis: o de esposa (o) e pais.

Leia também: Como harmonizar maternidade com a vida sexual

Muitas pessoas comentam que acham incrível a minha relação com o marido. Nas redes sociais é tudo lindo! Eu não contei a vez que surtei esse ano e pela primeira vez saí de casa com mala e cuia. Era um domingo, estava fazendo almoço, Stella pendurada no meu pé chorando e pedindo colo. Até aquele dia, era sempre assim quando eu ia pra cozinha. Eu ficava brava porque acho a cozinha perigosa quando se tem fogão ligado, porque achava que não podia contar com a colaboração do marido. E ele pronunciou que eu sempre estragava o final de semana. Estourou uma linha tênue no meu cérebro e no coração. Já que eu sempre estragava o final de semana deles, não fazia sentido eu estar ali. Foi esse o raciocínio que me fez tomar a decisão de sair de casa.

Fiquei magoada e num ato impensado, arrumei uma mala com roupas para uma semana, virei as costas e saí. Cena que ninguém mostra no instagram. Fui para a casa de uma tia. Imagina, larguei meus filhos. E meu marido com quem tenho uma incrível relação de parceria. Não é uma relação perfeita, mas talvez seja a imperfeição da nossa relação que nos torna esse casal ímpar que as pessoas admiram.

Quando somos casados e temos filhos, é comum o casal ficar impaciente um com o outro. Não são só os filhos, mas um conjunto de fatores. É trabalho, casa, problemas. São vários fatores que tornam a vida mais estressante. E sem dúvida nos primeiros anos de vida de um casamento com filhos tudo se torna mais difícil. Chega um determinado momento que as questões emocionais dos envolvidos estão a flor da pele e fica quase inevitável os desgastes. Vamos pensar numa linha do tempo?

Os primeiros meses da vida de casal com filho

.
Esse período demanda muita atenção e cuidados com o bebê que depende de nós para viver. Os pais podem se organizar da melhor maneira, mas nada impede o cansaço físico que interfere totalmente no emocional da mãe, consequentemente do bebê e do pai.

Os primeiros anos da vida de casal com filho

.
Os primeiros anos são cheios de questões e escolhas delicadas a serem feitas. Tem mãe que abdica do trabalho. Tem mãe que continua trabalhando fora e acaba exercendo dupla jornada, é o meu caso. Muitas mães reclamam da falta de partição dos pais tanto na educação dos filhos, quanto nos afazeres domésticos e na administração geral da dinâmica de uma vida com filhos. Disso eu não posso reclamar. Marido sempre contribui com tudo. Temos nossas diferenças em relação a educação, mas acabamos entrando em acordo.

É comum mães e pais se sentirem sozinhos ou sobrecarregados nessa fase, mesmo com a colaboração mutua um do outro. Assim como é comum os pais se sentirem retraídos porque não ficam a vontade para executar as tarefas com o filho do seu jeito. Porque muitas mães, inconscientemente ou não, acabam assumindo todas as tarefas, não aceitando ou aceitando pouco que outras pessoas podem contribuir, mas cada um à sua maneira.

É nos primeiros anos de vida do filho, que o casal precisa ter muito jogo de cintura. Ambos precisam de um tempo para si – porque é preciso também ser feliz sozinho, assim como precisam de um tempo juntos, sem filhos – porque é preciso cuidar da relação de casal

Leia também: Reserve um tempo para você e seu marido

É possível ser feliz no casamento quando se tem filhos?

.
Eu acredito muito que a resposta para essa pergunta é sim. Dá para ser feliz no casamento quando se tem filhos. Até porque eu vivo um casamento com filhos e sou feliz. Sempre falo que o casal precisa ter muita certeza de que quer ter filhos, é uma escolha sem volta. A rotina fica sim sobrecarregada e seria uma mentira se eu dissesse o contrário. O casal precisa estar alinhado, mesmo quando não concordem, o diálogo não pode faltar.

Percebo que para muitos, é muito difícil manter o casamento após os filhos, mas é possível sim ser feliz no casamento com filhos. O segredo é não faltar respeito, empatia, admiração e o cuidado um com o outro. É preciso ter o coração aberto para ouvir o que o outro tem a dizer.

 

compartilhe!

4

comente!

4 respostas para “Como ser feliz no casamento com filhos”

  1. […] Leia também: como ser feliz no casamento com filhos […]

  2. Que texto incrivel, amei cada uma das dicas. Muito obrigada!

  3. […] Leia também: como ser feliz no casamento co filhos […]

  4. Sama disse:

    Concordo Gabi . Sinto que falta sim paciência um com o outro . Mas devemos colocar o amor e o querer estar junto em primeiro lugar ! Adoro seus textos bjos 😘 😘

Comente!