17 maio 2017

Dica: como tirar o hábito da chupeta

por
Gabi Miranda

Bebê, Comportamento, Filhos

como tirar o hábito da chupeta

Chupeta é daqueles acessórios que tentamos evitar, mas ao primeiro choro desesperador do bebê, é o primeiro item que nos vem à cabeça. A gente até tenta fugir, mas acabamos usando para acalmar o bebê. Às vezes o bebê não aceita e a gente insiste. Foi o que aconteceu aqui em casa. Stella recusava e eu empurrava o treco até que um dia ela pegou. Não sou contra chupeta, acho que ajuda em muitas ocasiões. Todo bebê tem necessidade de sucção, recurso que o acalma, gera um sentimento de prazer e segurança. A chupeta é uma forma de estimulação oral e de relaxamento.

Leia também: chupeta, use com moderação

.
Defendo o uso moderado da chupeta e de qualquer outro acessório que possa tornar o bebê dependente, pois, quando retirado, pode causar alguma sensação de angústia ao bebê. Além disso, chega um determinado período em que a chupeta se torna prejudicial à formação bucal da criança. Segundo a odonto da nossa família, o uso da chupeta começa a ser prejudicial para a arca dentária a partir dos dois anos de idade.

Mas será que tem data certa para tirar o hábito da chupeta? Por que resolvi tirar da Stella?

.
Emocionalmente falando, acho que não tem data certa para tirar o hábito da chupeta da criança. Essa é uma decisão muito pessoal de cada família. Resolvi tirar da Stella porque percebi que ela não tinha nenhuma ligação afetiva com esse acessório. Nós achávamos que usávamos pouco, mas comecei a perceber que acordada ela começou a procurar mais vezes pela chupeta. Foi quando definimos uma rotina para o uso da chupeta: só no carro e para dormir.

Quando Stella dormia ela soltava assim que pegava profundamente no sono. E quando acordava, pedíamos para ela dar tchau para a chupeta e guardávamos. Ela passava o dia todo sem o objeto. Avisamos a escola como estávamos fazendo em casa para que o processo fosse repetido lá também.

Uma coisa que ajudou muito também era não ter várias chupetas em casa. Nós só tínhamos uma, a mesma de sempre. A chupeta já estava velhinha e até veio recado da escola para trocarmos, mas como a ideia era tirarmos esse hábito, não trocamos.

Como tirar o hábito da chupeta?

.
Tem que ficar claro que a decisão de tirar a chupeta só foi tomada porque tínhamos muita confiança de que a relação da Stella com a chupeta não era emocional. Caso pensássemos diferente disso, jamais teríamos tirado agora. É muito importante isso ficar bem esclarecido. Além disso, repito algo que sempre digo, o que funcionou para minha família, pode não funcionar para outras. A maternidade é uma via de tentativas, erros e acertos.

Por aqui, tiramos o hábito da chupeta muito rápido. Foi tão rápido que todo mundo me pergunta: como tirei o hábito da chupeta da Stella? Realmente foi mais rápido do que eu esperava, não teve trauma. Quem me deu a dica foi nossa odonto e foi bem tranquilo. Estou compartilhando lá no Canal Gabis Miranda.

Assista ao vídeo:

 

.

compartilhe!

1

comente!

tags: , ,

Uma resposta para “Dica: como tirar o hábito da chupeta”

  1. Parabéns para a Stella! Mais um marco de que está crescendo.
    Por aqui também foi mais fácil do que eu imaginava retirar a chupeta. Vou compartilhar nossa experiência por aqui também (vai que ajuda mais alguém, né?)
    http://somelhora.com.br/2016/03/15/adeus-bico-chupeta/

Comente!