25 nov 2015

Cuidado com a Black Friday

por
Gabi Miranda

Dinheiro, Maternidade

Minha relação com o dinheiro não era nada saudável até se tornar o que é hoje. Mais jovem, eu era compulsiva por gastar até o dinheiro que não tinha. Vivia endividada e comprando coisas que eu não precisava. Até que um dia fiz um mini curso financeiro e resolvi mudar de vida. Mas outro dia conto essa história melhor. Aprendi duas coisas importantes: poupar e não comprar sem necessidade. É comum as pessoas não pensarem no dia de amanhã (afinal, a gente não sabe se ele chega), comprarem coisas sem precisarem e normal bater o arrependimento depois. Por isso é preciso tomar cuidado com as ofertas, liquidações, promoções. Estamos na famosa semana de ofertas que acontece todo final de novembro, cuidado com a Black Friday.

Imagem Google

Imagem Google

É tentador, várias lojas virtuais e físicas estão divulgando preços baixos de até 70% em seus produtos. Mas será verdade? Lembro que ano passado ouvi muita gente reclamando dos preços, ao que parece as ofertas não eram tão verdadeiras. Produtos estavam sendo divulgados pelo preço que normalmente é, mas com um falso desconto. Além disso, houveram várias reclamações de consumidores que compraram em sites falsos sem saber. Resultado: não viram a cor do produto adquirido. Portanto, antes de sair gastando achando que é a melhor época para comprar, fique atento a alguns detalhes:

  1. Certifique-se de que a loja virtual existe mesmo
    Para isso, veja se a loja divulga dados como endereço, telefone fixo, CNPJ. Se for o caso, ligue, vá conhecer o local, pergunte aos amigos se alguém conhece, procure no Reclame Aqui possíveis reclamações;
  2. Procure selos de garantia Black Friday
    Esse ano, todas as lojas que se comprometeram a fazer ofertas reais e entregar no prazo, possuem o selo Black Friday. Confira todas as lojas participantes no site BFLEGAL.
  3. Compare os preços
    Pesquise e veja se os preços estão mesmo com descontos bacanas.
  4. Determine um valor a ser gasto
    Olha que coincidência (sqn), a Black Friday acontece bem na época em que chega a primeira parcela do 13º salário. Vá com calma! Defina um valor que você gastará para não correr o risco de gastar toda a grana.
  5. Pare, respire e pergunte-se
    Antes de comprar qualquer coisa (isso vale para qualquer época), faça uma pausa e pergunte-se: eu preciso disso? Cuidado para não cair na armadilha do consumo e comprar algo desnecessário. Tente aproveitar essa chance para comprar algo que você realmente precisa e geralmente tem um valor elevado. Procure realmente investir o seu dinheiro em algo que seja vantajoso.

Bons exemplos sãos contagiosos, portanto ensinemos também aos nossos filhos, desde pequenos, hábitos de como se relacionar bem com o dinheiro.

A Black Friday acontece no próximo dia 27. Faça (boas) compras conscientes! 😉

compartilhe!

0

comente!

0 resposta para “Cuidado com a Black Friday”

  1. […] para amenizar meu sofrimento, a Talita já tinha me indicado comprar no período da Black Friday. Ficamos as duas atentas a promoção e no dia que entrou comprei num preço melhor. O valor normal […]

  2. […] tendo atitudes diferentes. Todos continuam gastando como se não houvesse amanhã. Percebi isso na Black Friday, as pessoas procurando o que comprar sem precisar, mas porque teria uma promoção. E olha que […]

Comente!