22 set 2017

Cuide da pele do seu filho

por
Gabi Miranda

Destaque, Filhos, Saúde

cuide da pele do seu filho

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cerca de 75% da radiação acumulada durante toda a vida ocorre até os 20 anos. Isso reforça a importância de manter a pele protegida desde muito cedo. Isso evita danos a longo prazo como o envelhecimento cutâneo precoce e o risco de desenvolvimento de câncer de pele. A pele do bebê é ainda mais sensível, tem menos pelos, as glândulas que produzem o suor ainda são imaturas e as células que produzem a coloração da pela estão em menor atividade. Por isso, precisam de cuidados redobrados. Esse post é um alerta: cuide da pele do seu filho.

O verão está chegando e é muito importante proteger a pele das crianças dos efeitos solares. Verão é a minha estação do ano preferida, mas é também um período de maior risco dos raios solares. Portanto é preciso dobrar a atenção aos cuidados tanto da saúde da nossa pele, quanto dos nossos filhos. Sejam eles bebês ou crianças. Antes dos seis meses de idade, o filtro solar não é recomendado. E deve ser evitada a exposição do bebê ao sol, principalmente no período das 10h às 16h. Após essa idade, a criança já pode usar filtro solar (precisa de indicação médica), mas o tempo de exposição ainda deve ser controlado.

Para crianças a partir dos 2 anos de idade, é indicado um filtro solar com FPS acima de 40. Passe na criança sem roupa para que nenhuma parte fique sem o protetor. O indicado é passar 15 minutos antes da exposição solar e reaplicar o produto a cada 1 hora e meia. Criança não pode ficar exposta ao sol por 30 minutos. E assim como para os adultos, o uso do protetor solar no rosto e nos braços vale para uso diário e não só para os dias de praia.

Em caso de queimadura, é preciso consultar o médico. Dependendo do grau da queimadura, pode ser tratada com compressa ou hidratantes. Mas precisa de avaliação médica. Por aqui já aconteceu do Benjamin passar do ponto e tratamos com hidratante.

Nessa época do ano, também é muito comum surgirem brotoejas – causado por entupimento das glândulas sudoríparas – o que pode causar irritação. Nesse caso, é bom pedir indicação médica do que usar na pele do bebê. Cuidado ao usar qualquer produto na pele do seu filho. É indicado usar sabonete neutro e lavar bem pescoço, axilas e áreas que ficam abafadas com a fralda. Essas são as regiões de maior transpiração.

Cuide da pele do seu filho também utilizando nele roupas leves e evitando ambientes fechados. Desde pequeno, é importante ensinar hábitos como o uso de protetor solar. Verão é também uma época em que precisamos dobrar os cuidados da alimentação, diversificando o cardápio com alimentos leves, muitos líquidos e é muito importante cuidar da pele das crianças, pois é muito sensível.

 

 Leia também: algumas dicas para o banho do bebê ficar mais delicioso

 

compartilhe!

0

comente!

tags: , ,

Comente!