07 jan 2016

Dengue mata! Dicas para preveni-la

por
Gabi Miranda

Destaque, Filhos, Produtos, Saúde

Imagem Google

Imagem Google

Chegou o verão e com ele uma grande preocupação: a Dengue. Todo mundo já sabe, mas nunca é demais repetir, a Dengue não é transmitida de pessoa para pessoa, é uma doença infecciosa, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e aparece principalmente nas áreas tropicais e subtropicais, como o Brasil. O surto acontece justamente no verão, período de grandes chuvas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo.

A Dengue é uma doença séria e mata! Possui quatro tipos e todos com os mesmos sintomas: febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, no corpo, dor abdominal (principalmente em crianças), perda do paladar e apetite, manchas na pele, náuseas e vômitos, tontura, moleza, cansaço.

Como combater a Dengue? A melhor maneira é agir de forma preventiva, impedindo a reprodução do mosquito. O mosquito nasce e se cria em água parada, portanto é fundamental eliminar qualquer residente que possa acumular água. Em casa, conseguimos fazer isso tomando alguns simples cuidados:

  • acúmulo de água parada;
  • manter garrafas sempre de cabeça pra baixo;
  • colocar areia nos pratinhos de vaso das plantas;
  • manter ralos fechados;
  • limpar as calhas;
  • colocar tela de mosquiteiro nas janelas;
  • não descartar lixo em lugares inapropriados;
  • manter latas de lixos sempre tampadas;

Stellinha recebeu um presente de Natal da Multicoisas que achei um grande aliado contra o mosquito da Dengue. Foi o sapinho Mata Mosquito. Ele atrái e mata qualquer tipo de inseto, desde pernilongos até mosquito da Dengue, evitando a proliferação de bactérias e doenças causadas por esses bichinhos inimigos. Ele é como se fosse um abajur, reproduz uma luz ultra-violeta mantendo o ambiente noturno agradável. O mosquito é atraído por essa luz, sugado pelo aparelho e morre preso no compartimento inferior. Não faz barulho nenhum, não solta cheiro até porque não faz uso de inseticidas e mantém o ambiente seguro não só para bebês, mas para toda família.

sapoXmosquito

Fora de casa já é mais complicado evitar que mosquito da Dengue se reproduza, portanto, o que podemos fazer é nos proteger, principalmente as crianças, com repelente. Aqui sempre mandamos um repelente na mochila da escola do Benjamin para que possa ser passado nele mais de uma vez durante o dia. Em viagens também carregamos sempre um repelente e agora temos esse Sapinho amigo que com certeza será nosso companheiro em nossas próximas explorações.

Veja mais informações sobre o mosquito da Dengue AQUI.

compartilhe!

1

comente!

tags: ,

Uma resposta para “Dengue mata! Dicas para preveni-la”

  1. Que coisa bacana Gabi, eu estou usando apenas o mosquiteiro no berço da minha bebê. Pensei em colocar aqueles repelentes de tomada, mas não é recomendado. Agora falta pouco para ela poder usar repelente. Essa dia veio em boa hora, adorei. bjs

Comente!