03 mar 2016

Cuide dos dentes de leite e definitivos do seu filho

por
Gabi Miranda

Destaque, Filhos, Saúde

Dentes de leite precisam de cuidados especiais como se fossem os definitivos

dentes de leite
Precisamos cuidar dos dentes de leite dos nossos filhos como se fossem os definitivos. Engana-se quem pensa que dentes de leite não dão cáries. Por que não daria? Por aqui, no final do ano passado e para nossa surpresa, Benjamin fez uma obturação num dos últimos dentes do fundo. Já fazia algum tempo, eu andava desconfiada de que esse dente estava esquisito, com uma manchinha escura bem pequenininha, mais parecia uma sujeirinha. Escovávamos e nada dela sair. Comecei a ficar incomodada e preocupada se podia ser uma cárie. Marcamos dentista e confirmado, cárie! Fiquei bem triste com isso porque foi como se eu não estivesse cuidando direito dos dentinhos do meu filho.

Embora estivesse desconfiada disso, fiquei surpresa uma vez que Benjamin não come doce nenhum (não que seja isso o único fator para criar cáries) e cuidamos muito bem dos dentinhos dele. Pelo menos era o que eu pensava. Ele mesmo não arruma empecilhos no momento em que precisamos realizar os tais cuidados. Desde bebê, quando ainda não tinha dentes, realizávamos a higienização conforme a pediatra nos ensinou, passando uma gaze na gengiva para tirar todo o excesso do leite, principalmente quando entramos com a fórmula. Quando os dentinhos surgiram, passamos a cuidar ainda mais. Sempre escovamos os dentes dele após as refeições e usávamos pasta sem flúor.

No entanto, durante a semana, não passamos o dia todo com ele e na escola ele próprio faz a escovação, o que é um ponto negativo, pois criança na idade dele não tem coordenação motora suficiente para escovar os dentes corretamente. É necessário usar uma escova de dente correta, mas não basta uma escova com cabeça pequena, cerdas macias e cabo longo para a criança manusear melhor, é preciso técnica. Se observarmos uma criança pequena escovando os dentes, veremos que ela escova os dentes da frente de um lado para o outro e dessa forma a sujeira só é empurrada e permanecerá nos dentes. A forma correta, é escovar os dentes da frente  e a parte lateral de cima para baixo em movimentos circulares. Explicar assim é mais difícil, então veja AQUI um vídeo, do programa Bem Estar, no qual o dentista ensina a maneira correta de escovar os dentes.

Nossa dentista indicou passar a escovar os dentes dele pelo menos uma vez ao dia com pasta com flúor. Essa boa escovada por dia, acompanhada (e realizada) por um adulto, já é o suficiente para evitar futuras cáries, segundo a dentista.

Eu não estava presente no dia da consulta, mas marido me relatou que Benjamin foi muito corajoso e não deu showzinho impedindo a dentista de realizar o seu trabalho. Fiquei orgulhosa, mas espero que meu filho não tenha nunca mais que passar por essa experiência. Registro e compartilho mais essa nossa história, para que vocês tenham também consciência da importância que tem a saúde bucal desde os dentes de leite. 😉

Curiosidade: o aleitamento materno também é importante para a saúde oral. Amamentar o bebê, estimula o crescimento e o desenvolvimento orofacial, contribuindo para a evolução natural da sucção, deglutição, respiração, mastigação e fala.

compartilhe!

4

comente!

4 respostas para “Cuide dos dentes de leite e definitivos do seu filho”

  1. Adri disse:

    Amiga…..aqui o flúor entrou logo cedo….era metade de um grão de arroz no início e hoje ele usa super bem e cospe ….

    Bjus
    Adorei o post

  2. Bárbara disse:

    Gostei muito do post. Achei ótimas e úteis as informações. Valeu!

  3. melissa disse:

    Já vi bebês com problemas de cárie pois muitas mães não achavam necessário escovar!!
    Ótimas informações!
    Bjs

  4. Jaqueline disse:

    Aqui incentivamos Isaque a escovação deixamos ele fazer isso sozinho e depois auxiliamos! Todo cuidado é pouco!

Comente!