13 jun 2016

Desenho de criança é obra de arte

por
Gabi Miranda

Desenvolvimento, Destaque, Filhos

Desenho de criança é obra de arte. Por mim, as paredes lá de casa seriam todas decoradas com os desenhos do Benjamin

desenho de criança

Benjamin desenhando ele andando de bicicleta

Benjamin desde sempre vive pedindo lápis, papel, caneta para desenhar. Agora além de desenhar, ele pede para escrever, simplesmente para sair copiando palavras por aí. Eu nunca neguei papel e caneta para o menino que desenha anos-luz melhor do que eu. Se seu filho também pede toda hora para desenhar, deixe! Desenho de criança é obra de arte. Desenhar é importante para o desenvolvimento da criança. Por isso devemos deixar e estimular essa atividade junto aos pequenos.

Quando ainda é bebê e pega pela primeira vez uma caneta e faz um rabisco, a criança já consegue entender que tal movimento com aquele objeto produz uma marca. Daí ela só faz experiências, inclusive rabiscar a parede. O desenho de criança representa elementos que fazem parte da vida dele: família, amigos, personagens, objetos, etc. É importante o adulto valorizar seus desenhos, mesmo que não consiga enxergar além de rabiscos sem muito sentido e deixar que a criança conte sobre sua obra. Assim também é uma forma de estabelecer diálogos e descobrir um pouco mais dos sentimentos da criança. Embora, alguns especialistas indicam não perguntar à criança o que significa o desenho, porque nem sempre o desenho representa algo coerente e concreto, ou seja, nem sempre a criança tem consciência do que desenhou. E ao entender que o adulto precisa de uma explicação para compreender seu desenho, ela pode até inventar uma história.

desenho de criança

Atividade da escola

O que uma criança precisa para explorar o mundo da imaginação com desenhos? Quase nada: lápis, canetinhas, giz de cera, papéis de diferentes tamanhos, lousa. E ainda assim, eles vão querer desenhar nas paredes, nos armários, na lição de casa do irmão, em caixas, embalagens e nas coisas mais inusitadas que verem. Desenham em pé, sentado e até deitado. O que vale é a criança sentir a liberdade de criar e se expressar.

desenho de criança

Nossa família, por Benjamin

13E não vale, em hipótese alguma:

  • comparar o desenho dela com o de outra criança
    como tudo na vida em relação as crianças, cada um tem seu tempo, seu jeito e sente diferente cada coisa. Precisamos respeitar essas variedades. E nesse caso, como já mencionei acima, elogiar e muito os desenhos das crianças.
  • estabelecer cores e padrões estéticos
    Não tem essa de impor a criança que o sol é amarelo e a grama verde. A criança tem que se sentir livre e os adultos devem preservar o caminho de criação dos pequenos, sem estabelecer padrões.
  • fazer interpretações psicológicas
    interpretações psicológicas só devem ser feitas por profissionais capacitados. Aos pais não cabem essa função. Não devemos achar que a criança é agressiva porque fez um desenho desse tipo. Ou que ela tem algum problema porque só usa a mesma cor de lápis.
desenho de criança

O menino desenha melhor que a mãe

– Mãe, você sabe desenhar uma bicicleta?, me perguntou o menino.
– Sei, olha. (desenhei)

Quando acabei o desenho, desastroso, por sinal, vem o Benjamin.

– Mãe, vou te ensinar. É muito fácil, assim ó…

compartilhe!

8

comente!

tags:

8 respostas para “Desenho de criança é obra de arte”

  1. Lindosss! Aqui também é obra de arte, sempre grudados na geladeira!
    E também guardo, ela ama!

  2. Que lindos ! Guardo todos os desenhos do Caio, acho que são as maiores recordações que podemos ter deles.

  3. Tatiana disse:

    Ai que legal. Aqui ainda não chegamos nessa fase, mas do jeito q tudo acontece tão rapido, daqui a pouco estarei nela.

  4. materniarte disse:

    Adorei Gabis. O que mais vejo por aí são “especialistas” em interpretar desenhos das crianças.

  5. Eu guardo todos os da Lara.

    Outro dia uma professora amiga minha me relatou que um aluno não queria fazer lembrancinha do dia das mães porque a mãe dele dizia que papel ia pro lixo. Morri de dó :/

  6. hehehe ADOREI ele te ensinando a desenhar a bicicleta!
    Acho que por aqui vai ser igual… hehehe

  7. Ahhh uma delícia quando eles começam a desenhar e conseguimos reconhecer! heheh
    aqui temos MUITOS desenhos guardados
    bjs
    Lele

Comente!