23 out 2017

Desfralde da Stella

desfralde

Dia 09/10 iniciamos o desfralde da Stella. Eu já tinha contado em quando chega a hora do desfralde que a escola anterior já havia sugerido iniciarmos esse processo. Na época, Stella estava com 1 ano e meio. Segundo a instituição, ela já vinha dando sinais de que estava preparada. Eu não acreditava muito nisso. Na minha cabeça, para iniciar o desfralde, não basta a criança  dar como sinal a vontade de arrancar as fraldas.

Eu queria que ela estivesse realmente pronta e não acreditava nisso naquela época. E se a mãe não acredita, acho que já é outro sinal de que é melhor esperar. Acredito muito que essa é uma fase que todos precisam estar prontos para começar. Decidi que ainda não começaríamos naquele momento.

Alguns meses se passaram e Stella começou a apresentar outros sinais da sua maturidade fisiológica. Além dos sinais físicos e cognitivos, ela começou a dar sinais de comportamento. Então ela começou a verbalizar que estava fazendo xixi, mesmo estando de fralda. A fralda dela ficava seca por muitas horas, e quando fazia xixi era uma quantidade grande de uma vez. Ficava incomodada com a fralda suja e já conseguia abaixar e levantar a calça.

Resolvemos esperar o retorno da nossa viagem de férias para então começar o desfralde da pitica. Hoje, 23/10, completamos duas semanas de desfralde tranquilo e muito respeitoso. Desde o 2º dia que iniciamos o desfralde, Stella tem feito xixi no penico. Na segunda semana entendeu que o coco também deveria ser feito lá. E nesse período também já paramos de colocar fralda para as sonecas da tarde. Agora ela só está usando para dormir a noite.

A fralda dela amanhece completamente seca pela manhã, mas ainda vamos esperar um pouco mais para tirar a fralda noturna. Quando saímos para passear já estamos indo sem fralda, mas Stella demonstra dificuldade para fazer suas necessidades fora do ambiente conhecido (casa e escola). Ela não faz na roupa, acaba segurando. O que me deixa preocupada, pois não gosto que segure por muito tempo se estiver com vontade.

Durante essas duas semanas, recebi mensagens de muitas pessoas pedindo ajuda, ansiosas querendo saber a idade exata da Stella porque o filho (a) já tinha 2 anos e não dava nenhum sinal ou estava dando trabalho para desfraldar. Quando começamos a tirar as fraldas da Stella, ela estava com 2 anos 2 meses (agora já completou 2a e 3m).

Em geral, a sociedade exige muito das crianças. Isso me faz lembrar um texto da Laura Gutman no qual ela diz que se os padrões culturais tivessem decidido que o ser humano deveria começar a andar com 9 meses, o ato de caminhar também já teria virado um problema e já teria aparecido milhões de teorias de como incentivar a criança a aprender a andar nessa idade.

Quando começar o desfralde?

.
Cada criança tem o próprio desenvolvimento. Assim como para várias outras coisas, o desfralde, depende muito de criança para criança. O normal é esse processo começar a acontecer a partir dos 3 anos de idade. Pode ser violento tirar as fraldas antes disso. O desfralde não é um processo que se aprende por repetição. A criança não aprende a controlar a vontade de fazer suas necessidades fisiológicas, ela desenvolve esse controle quando está pronta.

O fato de eu compartilhar aqui e nas redes sociais esse processo da Stella, não quer dizer que todas as crianças de 2 anos estão prontas para isso. A criança dá sinais e não é apenas avisando que fez xixi ou arrancando as fraldas. Eu jamais ficaria às voltas de escapes de xixi, trocando lençóis, roupas, lotando o cesto de roupas sujas, consequentemente perdendo a paciência, a energia (e o humor) tentando fazer a Stella sair das fraldas.

Se eu estivesse passando por isso, voltaria atrás. Como foi quando o Benjamin após 6 meses de desfralde noturno começou a fazer xixi na cama tudo de novo por conta de algo emocional. Com o apoio da nossa pediatra, voltamos com fralda para dormir.

Porque ao exigir da criança algo que ela não está preparada, criamos também um problema emocional para ela. Um dia ela estará pronta e vai começar a reconhecer e controlar suas vontades. Então, minha dica principal é: relaxe. É super normal o desfralde não acontecer aos 2 anos. E está tudo bem se precisar voltar algumas casas nessa fase da maternidade e começar depois de um tempo tudo de novo. 😉

compartilhe!

0

comente!

Comente!