05 jan 2017

Dia de Reis – Qual o seu ritual?

No Dia de Reis muitas pessoas seguem um ritual, qual é o seu?

reis magos

Melchior, Baltazar e Gaspar, são os Três Reis Magos que teriam visitado Jesus logo após seu nascimento e levado para Ele alguns presentes com significado. Melchior teria levado ouro pensando no significado de realeza e prosperidade. Baltazar deu mirra significando humanidade. Gaspar deu incenso em reconhecimento pela divindade.

Parece que é por isso que existe essa tradição de trocar presentes no Natal. Em muitos países, a troca de presentes acontece no dia 06 de janeiro – o Dia de Reis Magos. Especula-se que os reis eram sacerdotes. Ou astrônomos, pois seguiam estrelas e fizeram cálculos para saber dia e local do nascimento de Jesus. Não se sabe ao certo nem se foram três. Mas no dia 06 de janeiro é comemorado o Dia dos Reis. Por aqui, no Brasil, algumas pessoas aproveitam essa data para fazer rituais que atraiam boas energia para o ano que se inicia. Acredita-se que exaltar os Três Reis Magos traz sorte, prosperidade e amor o ano inteiro.

No dia de Reis, minha mãe matinha todo ano o mesma tradição. Consumir uma Romã. E presentear as filhas e outras pessoas especiais mais próximas. Ela acreditava que isso trazia bons fluídos para o presenteado e também para quem presenteou. Eu cresci ganhando presente no Natal e no Dia de Reis. Claro, nessa data não era nada de presentes caros e sim lembrancinhas. Com isso, acabou que sempre eu presenteava ela e o marido nessa data também. E esse ano vou iniciar o Benjamin no ritual. Consequentemente, a Stella também. (não me agrada a ideia de dar presente para um filho e para o outro não).

Benjamin pediu de presente para o Papai Noel um boneco e acho que o bom velhinho esqueceu. O menino pediu pra tanta gente o mesmo presente que eu tinha certeza que ele acabaria ganhando repetido. Então, os papais acabaram não providenciando. Só soube no dia de Natal que ninguém tinha comprado o tal do boneco. Isso porque meu pai, minha irmã, todo mundo me perguntou que boneco dar para ele. Pensando que ele já ganharia de outra pessoa, eu acabei sugerindo outros bonecos que ele também queria, mas que não era o boneco de desejo dele.

Quando ele abriu o último presente, no formato da caixa de um boneco, pude ver a cara de frustração dele ao constatar que além de não ser o boneco que ele tanto queria, era um dos heróis que ele já tinha. Confesso, fiquei mais frustrada que o menino. Porque eu vi o tanto que ele pediu. E me senti um pouco fracassada. Porque eu comprei um presente diferente de tudo que ele pedia. Porque eu falei pro marido que não precisávamos comprar o tal boneco, acreditando que ele já ganharia (porque já aconteceu um monte de vezes isso).

Eu poderia deixar pra lá essa história. Até porque o menino nem lembra mais. Porém, resolvi que vou presentear o Benjamin com o boneco. Mas estava pensando em como fazer isso de forma sutil. Porque sou contra ficar dando presente demasiadamente para ele. Mas não quero deixá-lo sem o boneco, uma vez que tenho a oportunidade de proporcionar isso a ele. E aí me lembrei dos Três Reis Magos, do Dia de Reis e decidi que vou colocar mais essa tradição na vida do pequeno.

Eu sei, ele não precisa de mais brinquedos. Mas magia, contos de fadas ou reis, não faz mal na vida de ninguém. Não é mesmo?! 😉

Leia também: brincar de viver!

 

compartilhe!

2

comente!

2 respostas para “Dia de Reis – Qual o seu ritual?”

  1. Patricia disse:

    Certamente eles vão gostar

Comente!