20 fev 2017

Dicas para adaptar o sono do bebê com o fim do horário de verão

por
Gabi Miranda

Bebê, Destaque, Sono

dicas para adaptar o sono do bebê

Com o fim do horário de verão, precisamos atrasar o relógio em hora e temos que nos adaptar com esse novo horário. Alguns adultos acham mais fácil se ajustar ao fim do horário de verão, mas a mudança deixa as crianças um pouco confusas, inclusive o relógio biológico delas. E pode sim atrapalhar a rotina, afetando, por exemplo, o sono noturno. Para se adaptar ao novo horário, as crianças podem levar de 5 a 7 dias, depende de cada criança. Particularmente, acho mais fácil se adaptar ao fim do horário de verão, pois favorece a melatonina – o hormônio regulador do sono. Volta a escurecer mais cedo, fica mais fácil de colocar as crianças para dormir por volta das 19:00/20:00h quando a melatonina sobe.

Nesse período, muitas mamães ficam preocupadas em acertar a rotina do bebê. Esquecemos que as crianças são adaptáveis, podem sentir ou não a mudança do horário. E mesmo que sinta, conseguem se adaptar facilmente se seguirmos a rotina tranquilamente. Hoje compartilho algumas dicas para que pais e filhos não sofram com essa mudança. Abaixo, algumas dicas para adaptar o sono do bebê. Dicas simples mas úteis, que farão a diferença para se adaptar ao novo horário.

O que fazer para amenizar as mudanças do horário de verão e manter a rotina?

  • Coloque a criança para deitar um pouco mais cedo e comece a fazer o ritual para dormir antes do que estava fazendo no horário do verão;
  • Para não agitar ainda mais os pequenos, evite atividades agitadas após o início da rotina de sono;
  • Evite alimentos pesados antes da hora de dormir;
  • Fique vigilante aos sinais do sono da criança;
  • Crie um ritual tranquilo para relaxar as crianças e avisar que está chegando o momento de dormir, inserindo uma massagem, um banho, a leitura de um livro;
  • Se o seu filho(a) se adapta muito bem às mudanças, basta seguir a rotina normalmente.

O que é fundamental nesse processo, é respeitar o bebê e seu relógio biológico. Mamãe e papai não precisam ficar ansiosos, mesmo porque as crianças absorvem os sentimentos, principalmente das mães. Calma e paciência são os ingredientes indispensáveis nesse processo. O período de adaptação geralmente é curto, como disse acima pode ser ajustado em uma semana.

Acredite, a rotina com o fim do horário de verão pode ser bem mais tranquila quanto o inverso.

Saiba mais sobre o sono do bebê, entrando em contato conosco através do e-mail: gabriela@bossamae.com.br

compartilhe!

0

comente!

Comente!