18 jun 2015

Divertida Mente – filme sobre emoções é encantador

por
Gabi Miranda

Maternidade

Pais e filhos precisam assistir o filme Divertida Mente

divertida mente

Imagem Google

Semana passada fomos, a convite da Redoxitos, assistir à pré estreia do filme Divertida Mente. Eu já tinha visto trailler e estava ansiosa para a estreia dessa animação da Disney Pixar. O filme conta a história da garotinha Riley que, aos 11 anos, se muda para São Francisco, por conta do novo emprego de seu pai. Essa mudança traz grandes transformações em sua vida, além de ficar longe de tudo que já amava, agora ela precisa se adaptar à casa nova, bairro, escola, amigos.

Em sua mente, vivem sentimentos que todos nós já experimentamos: Alegria, Tristeza, Raiva, Nojinho e Medo. Todos eles ficam embaralhados, deixando as emoções de Riley à flor da pele.

Eu vivo pensando “o que será que passa na cabeça do Benjamin?!”. Em Divertida Mente, achei que a personificação das emoções dá uma noção básica do que acontece. Não tem nada a ver com o cérebro, mas sim como seria o interior da mente – parecido com uma cidade onde cada memória é setorizada – e o que acontece na mente das pessoas, principalmente das crianças onde a mente é sempre colorida e alegre. A maioria das lembranças guardadas é alegre, feliz. Mas sempre temos lembranças das outras áreas, que remetem à tristeza, medo, raiva… Isso tudo fica guardado em nós e nos constrói pela vida inteira, bem como acontece na vida real.

É uma animação infantil que talvez não seja fácil para as crianças menores entenderem, mas vale muito a pena levá-los. Senti pelo Benjamin que o entendimento foi mais instintivo do que outra coisa. Apesar de ser muito alegre, ele gostou muito da personagem Tristeza. Acredito que uma criança da idade dele ainda não tenha consciência e domínio das suas emoções, no entanto sabe o que é estar bravo, feliz, triste.

Filme sobre emoções

O filme é cheio de aprendizado. O sentimento de Alegria tem um papel muito parecido com o dos pais, o de incentivar a criança a enfrentar problemas, ver sempre o lado positivo das coisas e fazer com que só coisas boas aconteçam, deixando-a sempre feliz. Mas o filme também nos ensina que precisamos permitir que nossos filhos fiquem tristes. Afinal, podem existir motivos para que isso aconteça, assim como acontece com os adultos. Mostra para os pequenos que eles podem e devem lidar com suas emoções. Em determinados momentos, cada sentimento quer ter o controle da situação, se a criança percebe isso, pode lidar melhor. Ou seja, se está com medo do escuro, ela entende que o medo quer dominá-la e pode controlar isso.

Divertida Mente dá asas à imaginação até dos adultos, é todo lindo, divertido e encantador! Super indico. Estreia hoje nos cinemas, em todo Brasil.

divertida mente

*

Curiosidades

O que inspirou a aparência de cada emoção:

Alegria: é como uma estrela, dourada e iluminada
Tristeza: é azul e a forma vêm de uma lágrima
Nojinho: a ideia surgiu de um brócolis
Medo: é um nervo roxo descontrolado
Raiva: é um tijolo vermelho

No Brasil, conheça quem faz a dublagem dos personagens:

Alegria: Miá Mello
Tristeza: Katiuscia Canoro
Nojinho: Dani Calabresa
Medo: Otaviano Costa
Raiva: Léo Jaime

O filme demorou 5 anos para ficar pronto e minha intuição diz que será daqueles filmes da Disney que ficará por muito tempo sendo repetido em casa quando for lançado em DVD.

compartilhe!

2

comente!

2 respostas para “Divertida Mente – filme sobre emoções é encantador”

  1. Lele disse:

    Eu estou DOIDA para ver!
    Acho que vamos hoje mesmo!
    beijao
    Lele

Comente!