06 maio 2016

Grupo Boticário – Beleza é colocar em prática nossos valores

Fui convidada pelo Grupo Boticário para conhecer a sede principal, em Curitiba. A proposta foi conhecer os benefícios diferenciados que a empresa oferece para mães e gestantes. Foi uma oportunidade ímpar onde vi que beleza mesmo é colocar em prática nossos valores.

 

grupo boticário-6 (7)

Ontem, embarcamos eu e Lelê, do blog Eu, ele e as crianças, à Curitiba para conhecer o Programa de Gestante e todos os benefícios que o Grupo Boticário oferece para seus funcionários. É algo singular e até emocionante de ver. Eu não conhecia a história surpreendente de O Boticário. Seu fundador, o farmacêutico Miguel Krigsner, começou com uma batedeira de bolo, produzindo 1kg de creme que dava para encher 33 potinhos de 30ml cada. Em 1977, ele criou uma farmácia de manipulação O Boticário e, em curto espaço de tempo, transformou sua farmácia em um negócio com nível financeiro estratosférico e um dos maiores grupos de beleza no mundo. Referência em vários setores, o Grupo Boticário é formado pelas marcas: O Boticário, Eudora, Quem Disse Berenice e The Beauty Box. A empresa é hoje, a maior rede de franquias e negócios do mundo e uma das mais destacada pelo Ministério da Saúde por seus benefícios e programas destinados às funcionárias mães e gestantes.

As mulheres estão na essência do Grupo Boticário…

  • 85% das franquias são geridas por pelo menos uma mulher;
  • 56% dos colaboradores são mulheres;
  • 48% das posições de liderança são ocupadas por mulheres.

…e quando se tornam mães, elas contam com vários benefícios e programas para tornar esse momento especial para toda família. Tudo começa na gravidez com o Programa de Gestantes, uma iniciativa que consiste em reuniões temáticas, conduzidas por especialistas de diversas áreas de saúde, com objetivo de oferecer apoio à gestante, tranquilizá-la, esclarecer dúvidas e ainda trocar experiências entre as colegas grávidas. Os assuntos abordados são vários, entre eles a alimentação adequada na fase de gestação, os desafios da maternidade, as mudanças no corpo, os tipos de partos e como preparar o corpo para a chegada do bebê.

O Programa de Gestante contempla:

  • Baby Care (uma enfermeira vai à casa da colaboradora após o nascimento do bebê, para oferecer apoio, pesar o bebê, auxiliar com a amamentação, entre outras coisas)
  • Creche
  • Auxílio Babá
  • Nutrição Infantil
  • Educação Infantil
  • Material Escolar
  • Apoio a pais com filhos especiais
  • Sala Nutriz

Algo chama minha atenção, o Programa de Gestante não contempla apenas as colaboradoras que estão grávidas, mas também as esposas de colaboradores e filhas que sejam suas dependentes. Ou seja, os homens contam com os mesmos benefícios para suas esposas. Além disso, os homens tem direito a 20 dias de licença paternidade. As mulheres tem direito a 6 meses de licença maternidade, podendo escolher usufruir 4 meses ou o período total. O benefício é ainda estendido para casos de adoção e relações homo afetivas. A volta ao trabalho não é um empecilho para a amamentação, pelo contrário, as mães contam com apoio e infraestrutura adequada para amamentar, ordenhar e armazenar seu leite de forma segura, garantindo assim a amamentação por mais tempo. A sala funciona 24 horas, a fim de assegurar o acesso a colaboradoras das áreas administrativas e também operacionais. “A empresa garante amparo, tranquilidade, sempre me deu respaldo e me sinto acolhida”, comenta Jossiane Tasser, colaboradora e mãe de primeira viagem que graças ao benefício, apoio e infraestrutura do Grupo Boticário, segue amamentando há um ano.

grupo boticário-6 (1)

Sala Nutriz, toda equipada e um espaço confortável para as mães realizarem a ordenha

Os benefícios às mães e pais não acabam por aí. Funciona, no Grupo Boticário, o CEAK – Centro Educacional Annelise Krigsner. Inaugurado em 1997, o espaço oferece educação infantil aos filhos dos colaboradores dos 4 meses até os 8 anos de idade, com capacidade para atender até 180 crianças, oferece enfermaria, serviços de pediatra (a cada 15 dias tem visita do especialista para avaliação periódica e preventiva), sala de amamentação, espaço de balé e judô, biblioteca, sala de cinema, refeitório, teatro de bonecos do Dr. Botica – o mascote do grupo e horta. “Oferecer um serviço de qualidade e desenvolver a criança para o futuro, esses são nossos objetivos aqui”, afirma Cristina Caldeira, analista de RH e Benefícios.

Você deve estar se perguntando “mas 180 vagas? e os filhos do restante de funcionários? e as outras unidades do Grupo Boticário?”. O grupo oferece auxílio de Educação Infantil para custear as despesas com educação dos filhos e também o Auxílio Babá para os colaboradores com filhos de 4 meses até um ano não atendidos pelo reembolso de educação infantil.

grupo boticário-6 (5)

CEAK – Centro Educacional Annelise Krigsner

Curiosidade cheia de bossa: Quem é Annelise Krigsner?

Annelise Krigsner fugiu ainda criança com seus pais para Milão, na Itália, no ano de 1937, às vésperas do início da Segunda Guerra Mundial. Em 1938, a família imigrou para Bolívia. Aos 18 anos, Annelise iniciou sua carreira no magistério e dedicou-se ao ensino de crianças. Veio a falecer aos 34 anos. Ela é mãe de Miguel Krigsner, fundador do Grupo Boticário. Em uma das placas expostas no local, estava escrito que apesar de sua curta existência, Annelise sempre marcou seus passos demonstrando um enorme amor e respeito ao próximo, principalmente pelas crianças, nas quais depositava uma fé muito grande, como agentes de transformação para construir um mundo melhor e mais justo. Em homenagem à mãe, Miguel criou esse espaço tornando os sonhos dela realidade. Achei incrível essa história e me fez refletir na nossa importância como mãe na vida dos nossos filhos, desde os valores de vida a educação. Se pensarmos, Miguel teve poucos anos de vida ao lado de sua, mas ela foi tão marcante que o fez se tornar um homem digno e com os mesmos princípios que ela. Fica nítido ao conhecer o Grupo Boticário que ele prega os precipícios passados de mãe a filho, está em todo lugar da empresa e na relação dos colaboradores ao tratamento com as pessoas.

Destaquei aqui apenas os benefícios diferenciados para as gestantes e mães. No entanto, o Grupo Boticário tem uma lista de excelência de benefícios para seus funcionários, como por exemplo, o Centro de Promoção da Saúde, um programa de saúde e qualidade de vida que oferece diversas especialidades, entre elas psicólogo, odonto, massoterapeuta, auriculoterapia, fisioterapia, fono, etc. A empresa também é preocupada em preservar o meio ambiente e possui programas de sustentabilidade, entre elas a atuação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza que trabalha contribuindo pela conservação da beleza natural, equilíbrio ecológico do planeta e para a manutenção da vida.

Essa visita foi uma experiência enriquecedora em vários sentidos pra mim: emocional, materno, profissional, indivíduo. De verdade, mexeu comigo profundamente até as frases encontradas por todo lugar do Grupo Boticário, relacionadas a beleza. Beleza muda o mundo. Não a beleza que vem de fora, mas sim aquela que existe dentro de cada um de nós, nos mostrando que podemos ser melhores em gestos, atitudes e contribuir por um mundo melhor.

grupo boticário-6 (2)

Algumas das frases encontradas na visita

 

grupo boticário-6 (6)

 

compartilhe!

6

comente!

6 respostas para “Grupo Boticário – Beleza é colocar em prática nossos valores”

  1. iasminmarques disse:

    Nossa que visita bacana, só pelas fotos deu pra ver que foi incrível!

    Bjos
    http://www.maternizando.com/

  2. […] convite do Grupo Boticário, eu e Gabis Miranda – Bossa Mãe, visitamos a fábrica do grupo na última quinta-feira. Foi um bate-volta intenso e cheio de boas […]

  3. OI Gabis, que delícia poder conhecer de perto essa marca que cuida da gente com tanto carinho. Aqui nós usamos muito os produtos O Boticário. Adorei saber mais através de vocês.
    beijos
    Chris

  4. Que legal, essa visita, adorei conhecer sobre a história, e desejo outras empresas também comecem a pensar assim.

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

  5. Tatiana disse:

    Nossa quanta coisa legal para as gestantes, e mamães. Parabéns grupo Boticário pela iniciativa. 👏🏼👏🏼👏🏼

  6. […] convite do Grupo Boticário, eu e Gabis Miranda – Bossa Mãe, visitamos a fábrica do grupo na última quinta-feira. Foi um bate-volta intenso e cheio de boas […]

  7. […] convite do Grupo Boticário, eu e Gabis Miranda – Bossa Mãe, visitamos a fábrica do grupo na última quinta-feira. Foi um bate-volta intenso e cheio de boas […]

  8. Gente que incrível… Jamais pensei que o boticário fazia um trabalho tão lindo com seus funcionários. Estão se parabéns.. Amei!!

  9. Linda!
    Adorei a visita também e ter você como companhia nessa.
    Que venham muitas mais!
    beijao
    Lele

Comente!