24 abr 2017

Higiene do sono

por
Gabi Miranda

Destaque, Filhos, Saúde, Sono

É fundamental criar uma rotina para hora do sono. E isso inclui uma higiene do sono. Mas o que é higiene do sono?

higiene do sono

Higiene do sono é uma espécie de limpeza nas atividades antes de dormir. É a calmaria para entrar a rotina do sono.

Consiste em uma hora antes de iniciar o ritual do sono, entre 18h e 19 horas, propor a criança atividades mais tranquilas, como contação de história, desenhar, brincar de blocos de montar. A partir do momento que começar a rotina do sono, fica proibido a criança ter acesso TV, tablet ou celular, pois qualquer um desses eletrônicos emite luz e inibe a melatonina – um neuro-hormônio relacionado à regulação do sono. Por volta das 19h e 20 horas, a produção de melatonina sobe e adrenalina desce. Com a adrenalina baixa, a criança tem mais facilidade para pegar no sono.

Leia também: mitos e verdades sobre o sono

.
Por volta das 19h a criança deverá dar os sinais de sono, então chegou a hora de colocá-la na cama. Explique que chegou o momento de dormir, coloque o pijama, escove os dentes, leve para o quarto, conte uma história e boa noite! O adulto poderá ficar no quarto até que a criança adormeça.

Se a criança abrir os olhos e tiver medo de ficar sozinha no escuro, tente colocar um abajur de luz fraca. As luzes de cor azul ajudam a criança a relaxar.

A higiene do sono nada mais é que eliminar as atividades que excitam a criança. Lembre-se que para ter qualidade de sono, é muito importante implementar uma rotina também durante o dia para criança. E o ritual do sono deverá ser executado todos os dias, inclusive aos finais de semana.

Mais informações sobre o sono do bebê e consultoria, entre em contato: gabriela@bossamae.com.br

😉

compartilhe!

0

comente!

Comente!