20 jul 2016

A importância dos amigos para seu filho

por
Gabi Miranda

Comportamento, Destaque, Filhos

Todo mundo sabe a importância dos amigos em nossa vida, mas saiba, é fundamental cultivar a amizade dos filhos enquanto eles ainda são pequenos

 

a importância dos amigos

Imagem Google

Em tempo de redes sociais, todo mundo é amigo de todo mundo. A palavra “amigo” se desvirtuou e anda perdendo o sentido, esta aí o facebook, local ótimo para manter relações, mas onde todo mundo se considera amigo. Sabemos que existem diferentes tipos de amigos e em vários níveis. Mas os amigos verdadeiros são aqueles com quem queremos dividir todos os momentos de nossas vidas, com quem temos prazer de estar junto. Amigos podem até ser divididos em grupos: os da escola, os do condomínio, os do trabalho, os da faculdade, os da blogosfera… Mas convenhamos, os 378 amigos do facebook não são todos amigos. Amizade é algo preciso demais para se perder com a modernidade e tecnologia, portanto precisamos ensinar o verdadeiro valor e conceito de amigo para nossos filhos.

Amizade tem de vários tipos. Mas precisamos ensinar a importância dos amigos aos nossos filhos, o valor da amizade pela virtude, aquela em que amamos nosso amigo pelo que ele realmente é, com suas qualidades e defeitos, pela identificação e confiança que temos um com o outro e, principalmente, sem esperar nada em troca – pois são essas amizades que trazem vários benefícios.  Enquanto nossos filhos são pequenos precisamos, por exemplo, cultivar essas amizades, com o intuito de ensiná-los que grandes amizades permanecem ao longo da vida, independente de qualquer coisa, mas para isso é preciso cuidar para que elas sejam conservadas. Sinto-me a responsável por cultivar esses laços enquanto Benjamin é pequeno e com esse intuito, mantenho contato com a mãe dos melhores amigos dele e juntas tentamos criar oportunidades para os encontros além das comemorações festivas.

É necessário ensinar nossos filhos sobre a importância de ser e de ter amigos. Amizades verdadeiras trazem inúmeras vantagens para nossa vida, inclusive para saúde. Pesquisas afirmam, quem tem amigos adoece menos e é mais feliz. Precisa de mais motivos para incluirmos mais esse item na lista de ensinamentos e deveres de pais para filhos?! Eu falo mais um, não sei se existe pesquisa sobre isso, estou falando pela observação in loco que tenho feito com meu filho e seus amigos. Mas desconfio que o convívio com os amigos ensinam nossas crianças praticarem atitudes como generosidade, aumentam sua paciência, resiliência e até contribui para desenvolverem sua postura em outros relacionamentos.

A fase da infância é uma boa hora para introduzir o conceito da amizade e tentar enraizá-lo na vida para todo o sempre, até para quem sabe, eles serem adultos diferentes no campo da amizade e não serem como nós adultos atuais, onde a maioria vive ocupada, sem tempo, sem oportunidade para um encontro, nem para um café despretensioso. E falo por mim que coloquei uma meta esse ano de reencontrar pelo menos uma amizade antiga, já estamos no segundo semestre do ano e não coloquei meu plano em prática. Amizade é uma riqueza, um bem precioso que para manter não depende de dinheiro, depende apenas de aplicação de energia, afeto e dedicação.

Feliz dia do amigo!

compartilhe!

0

comente!

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.