18 fev 2016

Máquina de lavar roupas – um caso de amor

Minha história com a máquina de lavar

washing-machine-2-1623763

Minha mãe nunca teve máquina de lavar roupas, cresci vendo ela lavar as roupas literalmente com a barriga grudada no tanque. Assim como deve ter sido com as minhas avós e outras gerações. Antigamente, máquina de lavar roupas era artigo de luxo. E antes delas existirem, as mulheres lavavam as roupas nos rios. Hoje em dia, está cada vez mais fácil equipar a casa com o que há de mais moderno. Comprei minha primeira máquina de lavar quando fui morar sozinha, presente do meu pai. Ainda era uma simples, mas quebrava o galho. Foram 8 anos de casamento! Até que em 2015 nossa família aumentou, a área de serviço do apartamento ficou pequena para secar tanta roupa e vi que era a hora de investir numa máquina de lavar roupas poderosa e desde então vivo um caso de amor com ela.

Curiosidade sobre a máquina de lavar

Site Memória da Eletricidade


Compramos o modelo lava e seca da Samsung Eco Bubble 10.1, e, há dois meses estou vivendo um caso de amor com a minha máquina de lavar roupas. Virou meu xodó. As principais características dela: lava de verdade, esteriliza as roupas, enxágua quantas vezes eu quiser, possui um ciclo que ajuda eliminar vincos – o que ajuda na hora de passar a roupa, economiza água e sabão, tem opção de lavagem em 15 minutos, opção para adiar a lavagem caso eu precise sair, seca, e vejam só, ela toca musiquinha para me informar quando termina o serviço e tem trava para criança. Ela é perfeita para minha família!

Eco Bubble

Samsung Eco Bubble 10.1

Decifrando o que dizem as etiquetas das roupas

Eu não tenho lavado roupas à mão, só uma peça ou outra mais delicada minha e da Stella (e ainda assim por insegurança, pois já lavei até nossa cortina de voal e não aconteceu nada). Inclusive, as roupas da Stella que anteriormente, assim como as roupas do Benjamin quando bebê, estavam sendo lavadas à mão, agora coloco na máquina de lavar. O fato é que por aqui tornou-se até prazeroso cuidar da roupa para lavar.

Eu nunca tinha me preocupado com aquela etiqueta grudada na roupa com informações de lavagem, eu só percebia quando começava a me pinicar, então ia lá com uma tesoura e tchau, etiqueta! Eu sabia que ali continham informações importantes e necessárias para conservar adequadamente nossas roupas, mas não sabia o significado de cada símbolo e como não tinha uma máquina de lavar potente, não me preocupava em saber e acabava lavando à mão muitas peças de roupas.

Eu nunca entendi, por exemplo, a sequência dos símbolos e pesquisando sobre o assunto, aprendi que é bem simples: lavar, alvejar, secar, passar, limpar a seco. E agora tenho mais atenção com esses detalhes e tomo alguns cuidados na hora da lavagem.

etiqueta de roupas

  1. Símbolo de lavagem: envolve temperatura, enxágue, centrifugação e instruções pra lavar a peça à mão ou não;
  2. Símbolo de alvejamento: indica o uso ou não do cloro no processo da lavagem;
  3. Símbolo limpeza a seco: esse é utilizado mais na lavanderia, portanto não precisamos nos apegar a ele.
  4. Símbolo de secar: corresponde ao processo de secagem, que pode ser natural  (varal) ou em tambor (na secadora de roupas), e como ela deve ser feita;
  5. Símbolo de passar: mostra as recomendações na hora de passar, se a roupa pode ser passada à ferro e qual a temperatura ideal pra isso.

máquina de lavar roupas

Cuidados na hora de lavar roupas na máquina

 

Separar por cores e categorias. Sempre separo as roupas por cores para não correr o risco de manchar outras peças. Aquelas que eu sei que não mancham, acabo misturando, mas tomo esse cuidado. As roupas em casa são lavadas separadas, por exemplo, roupa da Stella não misturo com as roupas de ninguém e aí junto tudo (roupas, toalhas, fraldas de pano, paninho de boca). Em breve, espero colocar a roupa do Benjamin junto, pois o tipo de lavagem de roupa para bebê esteriliza as roupas. Roupas de banho são lavadas separadamente, assim como panos de prato, toalha de mesa – pois são gordurosos.

Sabão. Na minha máquina de lavar roupas antiga, usávamos muito sabão em pó, com o tempo foi juntando sabão em algum lugar obscuro dela o que deixava, a cada lavagem, toda nossa roupa suja ao invés de limpa. Ao final do nosso tempo de vida com ela, já estávamos usando sabão líquido, além de ser um pouco mais concentrado, ele dilui com facilidade e não deixa resíduos como deixa o sabão em pó. Outra coisa que ajuda e economiza sabão, é seguir a recomendação de dosagem.

Acessórios amigos. Para lavar roupas delicadas, sempre uso saquinhos próprio para lavar roupa na máquina. Inclusive, uso saquinho também para lavar as meias, assim garanto: elas não se perdem no infinito tambor da máquina deixando apenas um pé para contar história.

saco de lavar roupas

Saco para lavar roupas delicadas Okasaki

E para lavar sutiã (sim! eu jogo na máquina!), uso um protetor próprio para lavagem dessas peças.

Bolha para lavar sutiã Plasútil

Bolha para lavar sutiã Plasútil

Por aqui, lavar roupas tornou-se uma tarefa doméstica mais prazerosa após a aquisição da nossa super máquina de lavar roupas. Eu já não consigo imaginar minha vida sem a minha lava e seca da Samsung Eco Bubble.  Ela não faz milagres mas adianta vários lados e com os cuidados extras mantenho as roupas da família limpas, cheirosas e em bom estado. A última dica, mas não a menos importante, é aproveitar sempre o ciclo de lavagem colocando temperatura correta, quantidade certa de roupa e sabão, esses cuidados protege não só a roupa da nossa família, mas também o nosso meio ambiente. 😉

 

compartilhe!

19

comente!

19 respostas para “Máquina de lavar roupas – um caso de amor”

  1. Malena disse:

    Olá Gabi,bom dia.Adorei sua dica dessa máquina de lavar,você falou tão bem que até achei que ela fosse ”lava e seca”…rs aí seria perfeito né?
    Bjs,Malena.

  2. Andrea disse:

    Em qual ciclo lavaste tua cortina? Me indicaram lavar no ciclo delicado, mas esta samsung nao tem,ne? Bj

    • http://bossamae.com.br/novo/wp-content/themes/bossa-mae/img/img-coment.png Gabi Miranda disse:

      Oi Andréa, bom dia!
      Tem sim, é o ciclo roupa de bebê. É nesse que lavo.
      Mas eu também coloco dentro do saquinho de lavagem.
      Boa sorte!
      Bjs,

      Gabi

  3. […] Verifique sempre a etiqueta para conferir as passibilidades de lavagem, secagem e como deve ser pass…; […]

  4. Lele disse:

    Eu to querendo trocar a minha, apesar de ser boa e nunca ter me deixado na mão, precisava de uma máquina mais potente.
    Adorei as dicas e confesso que esses símbolos às vezes passam direto… nem leio.. hehe
    bjs
    Lele

  5. Alê Nunes disse:

    Hehehe, é isso aí, a gente se acostuma com as coisa boas da vida, acaba amando e não sabendo mais viver sem elas, hehehe.
    bjs,
    Alê

  6. Oi Gabis, eu já li que o ser humano nasce preparado para a tecnologia da sua época. Por isso estamos nascendo com menos força física do que as gerações anteriores. Por isso que as crianças já nascem tão preparadas para os eletrônicos. Será? Só sei que a minha sogra que encara um tanque tem mais força no braço do que eu.
    Gostei muito das dicas e não conhecia esse protetor para sutiã. Vou procurar para eu comprar. Você sabe onde vende?
    beijos
    Chris

  7. Adri disse:

    Não sabia de nada…kkkkkk eu amo a minha máquina de lavar!!!!!!!!!

  8. Bárbara disse:

    Ótimas dicas! Precisamos aprender a ler as etiquetas.

  9. Michele Gobbato disse:

    Olha vou ser sincera não sei como as mulheres aguentavam lavar as roupas na mão,pq vou te falar ow coisa chata w cansativa .. Aqui eu lavo só as mangas e golas das camisas, e quando o Gui nasceu que as roupinhas a primeira lavagem foi tudo na mão…

  10. Nossa amiga, como eu amo a minha máquina de lavar roupas kkkk
    Sem ela eu nem sei. Ela é uma amiga e tanto!
    Beijinhos!
    https://dulcineiadesa.blogspot.com

  11. melissa disse:

    Preciso muito de uma máquina assim, a minha não lava direito…tenho que esfregar algumas peças antes de colocar na máquina pq senão não adianta!!
    Adorei as dicas!
    Bjs

  12. Sou apaixonada por máquina de lavar! E secar! Na verdade, me apaixonei quando comprei esse modelo!!!!!!!!! Minha vida é outra! Desde que casei, descobri uma boa queda pelo “tanque”, mas depois da lava e seca, eu cai de amores que nem você!!!! É super recomendo! Já escrevi também no blog, contando de como essa aquisição melhorou minha rotina materno doméstica! E seu post está super informativo! Amei!!!!!

    • http://bossamae.com.br/novo/wp-content/themes/bossa-mae/img/img-coment.png Gabi Miranda disse:

      Eu não tenho queda nenhuma pelo tanque e muito menos pelo ferro de passar roupas. ahahahah
      Esse modelo é sucesso né? Eu ainda não sequei nenhuma vez nela. Não houve necessidade. Mas to curiosa.
      beijos

  13. Eu não sabia de muita coisa viu! haha vou ter mais cuidados com as roupas e eu não imagino minha vida sem minha amiga maquina de lavar rs
    amei o post!

Comente!