01 jun 2016

Mês de junho tempo de festas juninas

por
Gabi Miranda

Destaque, Festas, Scrap Bossa

Junho, mês do amor, do meu primogênito, do frio e de festas juninas

Festa Junina - mesa

Junho, mês que marca uma das festas mais populares no Brasil, é pra mim um mês marcante em vários sentidos. Já gostei, desgostei e voltei a gostar de vez desse mês. Sempre gostei dele pelas festas juninas, músicas, quadrilhas, fogueiras, comidinhas típicas e todo o arraiá envolvente. Tenho lembranças doces de uma época em que vivia com as amigas em quermesses das igrejas, da fogueira e da vitrola rolando na casa dos meus avós paternos. Quando entrei na vida adulta, perdi um pouco o gosto pelo mês por causa do inverno. Frio só curto para ficar em casa debaixo das cobertas. Só não perdi o gosto porque é o mês de aniversário da minha irmã, minha companheirinha de vida. Também mês que celebra o amor entre os companheiros. A vida também me pregou uma peça, uma não, duas! Me mandou dois filhos para nascer um em cada mês do inverno. Benjamin nasceu nesse mês por qual me simpatizo, junho. Stella nasceu em julho, mês de aniversário da minha leoa preferida, minha mãe. E desconfio que se vier um terceiro, vem em agosto, o mês que menos gosto do ano.

Daí que dia desses estava recebendo algumas amigas em casa, quando uma delas me perguntou quando eu faria uma festa de aniversário do tema junino para Benjamin. Difícil hoje em dia persuadir uma criança na escolha do tema da festa. Aliás, por que mesmo tem que ter um tema?! Fiquei com meus pensamentos e comecei a me aventurar no Pinterest —-> siga nosso perfil clicando AQUI <—–, como se fosse a maior novidade dos últimos tempos e comecei a pinar publicações de festa junina. Os pensamentos corroendo os cantos do meu cérebro. Quero que meus filhos tenham doces lembranças do mês de junho, como eu tenho. E como faço isso? Alimentando a caixinha de memórias deles com momentos, rituais, acontecimentos. Todo ano sempre vamos em alguma quermesse, na festa junina na escola, na casa da madrinha da Stella e pensei que também podemos promover uma festa junina na nossa própria casa, independente do aniversário do Benjamin.

Como preparar uma festa junina em casa

Para organizar uma festa junina, não precisa muito, basta simplicidade e criatividade solta. Alguns materiais como: retalho de tecidos, chapéu de palha, barbantes e banderolas. Algumas comidinhas típicas: milho cozido, pipoca, paçoca, pé de moleque, bolo de fubá, canjica, maça do amor…Para os adultos, cai bem um quentão ou vinho quente. E a festa está pronta. Pode ser um festão para todo mundo, pode ser algo só em família, ou ainda algo só com o melhor amigo do filho. Coloca todo mundo para ajudar a organizar e fazer desse instante um momento divertido e especial.

Veja essas ideias que compõem um  painel no nosso Pinterest e fala se não bate inspiração:

Festa Junina - mesa 2

Festa Junina - docinhos

Festa junina-decoração

Festa Junina-bolo

festa junina-decorção 3

festa junina-decoração 2

festa junina-docinhos

festa junina-milho

festa junina-pé de moleque

festa junina-lembrancinha 2

festa junina-lembrancinha

Seja bem vindo, Junho!

*******

Nota da blogueira: abaixo, é um escrito pelo Ben enquanto eu tentava produzir esse post. Como todo escrito no papel que ele faz, não quis jogar fora deletar. Deixa aqui como lembrança. 😉

BENJAMIN BEN  BENJAMIN  ZEBRAI

compartilhe!

6

comente!

6 respostas para “Mês de junho tempo de festas juninas”

  1. Amo festa junina, amo amo amo!!!
    E achei lindo esse post! cheio de amor!
    beijos
    Lele

  2. Eu adoro esse mês. Além das festas juninas que eu amo, tem o niver de uma das minhas filhas. Adorei as dicas e fiquei com água na boca com esse churros.
    beijos
    Chris

  3. […] INSPIRAÇÕES? Aqui no post da Gabis – Bossa Mãe! […]

  4. […] INSPIRAÇÕES? Aqui no post da Gabis – Bossa Mãe! […]

  5. Cléo Moretti disse:

    Esse colorido das festas juninas me deixa encantada.
    Adoro os doces, as danças e as brincadeiras.
    Abado agora acontece a festa da escola onde trabalho, vou me esbaldar 🙂

  6. Gabis, amei esse post! ❤️

  7. Eu AMO junho! E sendo aniversariante desse mês, já tive festa de aniversário com esse tema junino. Adoro!
    Todo ano fazemos uma festa junina por aqui. Reunimos várias amigos, cada um faz um coisa, todo mundo ajuda na decoração, vai a caráter e é a maior diversão!

  8. […] INSPIRAÇÕES? Aqui no post da Gabis – Bossa Mãe! […]

  9. […] INSPIRAÇÕES? Aqui no post da Gabis – Bossa Mãe! […]

  10. patricegu disse:

    Amo mês de junho justamente por causa das festas juninas. Adoro o clima delas. Beijo para o menino Benjamin, lindo, sensíivel, amável. Adorei as ideias

Comente!