27 jan 2017

Motivos para viajar com filhos

por
Gabi Miranda

Destaque, Maternidade, Viagem

motivos para viajar

Estou aqui num exercício para sair da preguiça que me agarrou desde que me tornei mãe de dois. Sempre fui preguiçosa por natureza, mas não para os prazeres da vida. Jamais para viajar. Uma das coisas que sempre gostei de fazer é viajar. Mas desde que Stella nasceu, quando penso em toda logística de uma viagem…. desisto e prefiro nosso lar. Sei que existem vários motivos para viajar com filhos, mas a preguiça estava me dominando.

Acho que tem também um pouco de trauma de quando viajei sozinha com os dois. Foi algo rápido nas mini férias que tiramos juntos em 2016. Por um compromisso de trabalho, marido teve que alterar seu voo e nos encontrou lá no destino. Eu fui antes sozinha com as crias e olha, vouticontá. Cada vez mais admiro as mães solteiras.

Nessa época de férias, fico vendo as famílias todas viajando e percebo o quanto isso é bom e importante para os pequenos. Não é só pelo fato de conhecer um lugar novo, mas viajar traz também conhecimento, desenvolvimento intelectual para as crianças e lembranças inesquecíveis. Segundo a a escritora paulista, Fernanda Braz, viajar é uma forma natural e divertida para as crianças aprenderem, criarem resiliência, flexibilidade e um exercício para desenvolverem a capacidade de adaptação. Pra mim isso faz todo sentido quando penso que viajei pouco na infância e acho que tenho até hoje problemas para me adaptar a dormir fora, por exemplo. Sem contar que viajar é somar histórias para nossa vida.

Fernanda equilibra, entre uma ponte área e outra, a vida de mãe, escritora e carreira de executiva de negócios. Inspirada pelas viagens que fez com a família, é autora da coleção “Vovô Conhece o Mundo” e compartilha motivos para entusiasmar outras pessoas a não abrir mão de viajar com os filhos sempre que puder. Confira abaixo, alguns dos motivos para viajar com os filhos.

5 Motivos para viajar com os filhos, por Fernanda Braz

 

  1. Viajar estreita os laços familiares

A vida moderna mudou a dinâmica familiar e muitas mães trabalham fora, mas antes da culpa pela falta de tempo, pense que quantidade não é qualidade. Aproveite a viagem de férias para ficar junto com a família e curtir os filhotes. Esqueça por um tempo o trabalho, as redes sociais e viva intensamente essa experiência.

  1. Viajar cria memórias inesquecíveis

Viajar nos distancia do stress do dia a dia e acaba proporcionando momentos inesquecíveis. Quando a família entra em sintonia, a rotina é leve e as interações muito mais divertidas, registrando na memória: “como é gostoso viajar com a minha família”.

  1. Viajar contribui com o processo de aprendizagem

Uma boa viagem precisa do equilíbrio entre explorar, descansar e brincar. Quando fizer um roteiro, reserve um tempo para as crianças brincarem. Durante a viagem, chame a atenção dos seus filhos para coisas que possam contribuir com o processo de aprendizagem. Se visitar um museu proponha um caça ao tesouro às principais obras, mas se o destino for praia, convide os pequenos a observar a natureza.

  1. Viajar estimula o exercício da flexibilidade e adaptabilidade

O mundo está em constante mudança e a capacidade de se adaptar é condição chave para o sucesso. Em vez de quase enlouquecer para criar um ambiente “copy paste” de casa, procure mostrar as características do lugar, estimulando a flexibilidade. Isso significa provar uma comida diferente, ir ao supermercado, andar de transporte público observando a rotina das pessoas. As crianças têm a capacidade de se adaptar e podem te surpreender.

  1. Viajar ensina a respeitar e entender a diversidade

O novo muitas vezes gera desconforto. Quando viajar procure valorizar o diferente e ensinar às crianças o respeito ao próximo. Procure entender as características da cultura local e mostrar que a riqueza está na diversidade. Tenha certeza que cada experiência ajudará seu filho a ter uma visão de que o mundo é muito maior do que a família, a escola e os amigos. Quando pensar no custo de uma viagem, lembre-se que viagem de férias é um investimento que vai além de simplesmente conhecer um lugar especial. Sempre que possível ultrapasse as barreiras geográficas e o mais importante: em vez de tirar fotos para postar, registre na alma cada momento em família… é isso que faz a vida valer a pena.

Veja também nossos melhores momentos no Pratagy Resort

 

Motivos para viajar com filhos não faltam. As dicas de Fernanda chegaram em boa hora para me tirar dessa avalanche de preguiça. Sempre dei muito valor para viajar seja sozinho, em casal ou com os filhos, mas parecia que esse sentimento estava adormecido. Cansei disso e uma das minhas metas para 2017 é deixar a preguiça de lado e viajar mais com a família. É claro que por conta do trabalho, eu e marido, não podemos fazer viagens longas (só nas férias). Tem que aproveitar finais de semana. Mesmo curtas, viagens fazem bem para sair da rotina também. Já temos aqui programadas duas viagens para realizarmos em fevereiro. Depois conto como foi. Aliás, tinha me esquecido também em como é bom planejar viagem, né? 😉

compartilhe!

4

comente!

tags: ,

4 respostas para “Motivos para viajar com filhos”

  1. Ai que delícia, concordo plenamente que viajar é a melhor coisa do mundo… Se joga amiga.
    bjs
    Kah

  2. Patricia disse:

    Depois que tive meu filho não viajei mais. Vou me programar também:)

  3. somelhorablog disse:

    Concordo com todos os itens! Bons motivos para viajar com o filhote mesmo! Bora colocar em prática!

  4. Tatiana disse:

    Viajar faz bem para a alma. Sou super a favor, mesmo que sejam viagens curtas e até destinos repetidos. O importante sair de casa.

Comente!