17 abr 2017

Nossa Páscoa no Pico do Jaraguá

por
Gabi Miranda

Destaque, Entretenimento, Família

Normalmente, estamos viajando no feriado de Páscoa, mas esse ano decidimos ficar em casa em todos os feriados do mês de abril. O nome disso: contenção de custos. Rá! E foi a melhor decisão que tomamos. Curtimos nossa casa, nossa família, tudo em meio a muita paz de espírito. Na sexta ficamos em casa. Sábado oferecemos um almoço para nossa família. Foi o primeiro almoço de Páscoa que realizamos em casa, no qual reunimos minha irmã e meus sogros. Foi um dia tranquilo e sereno. No domingo, acordamos  e estava um desses lindos dias de sol que amo. Sem nada combinado, resolvemos fazer um passeio no Pico do Jaraguá.

Pico do Jaraguá

Nunca tínhamos ido ao Pico do Jaraguá e esse lugar estava numa lista antiga de passeios que desejava fazer, quando a Stella nem existia. É conhecido como o ponto mais alto da cidade de São Paulo e oferece uma maravilhosa vista da capital. Achei uma mistura de Floresta da Tijuca com Pão de Açúcar, só que paulistano.

Pico do Jaraguá foi palco de guerra entre Bandeirantes e Índios. E foi ali que os Bandeirantes encontraram muito ouro. É um patrimônio tombado e atualmente, um ponto turístico, além de uma referência para quem viaja, pois quando se vê de longe a antena instalada lá no alto do morro, já sabe-se que está perto de São Paulo. Para quem está acostumado a ver a antena da cidade mesmo, não imagina o espetáculo visual que se tem lá de cima. Lá do alto, é como se não estivéssemos na cidade barulhenta e caótica que é a mega São Paulo.

Pico do Jaraguá

Pico do Jaraguá

Pico do Jaraguá

Pesquisando sobre o local na internet, encontramos informações sobre o Parque Estadual do Jaraguá, estacionamento e lanchonetes. Não crie expectativas! O local em si não oferece muita coisa. O próprio parque não é lá essas coisas. Estacionamento são vagas para os carros sem as firulas de um estacionamento mesmo, nem flanelinha tem (o que acho ótimo!). As lanchonetes são umas três carrinhos/barracas que vendem bebidas e salgadinhos. Todas aceitam cartão de débito, o que garante aquela água de coco geladinha na descida do mirante. Para quem tem crianças pequenas, como nós, sugiro levar garrafinha de água (porque o local possui bicas com água fresquinha), frutas e comidinhas. Dá muita cede e fome terminar a subida daquela escadaria toda.

Pico do Jaraguá

Não se assuste, a escada é enorme, mas é recompensador ao chegar no topo. O Benjamin subiu e desceu de boa. Já a Stella, apesar de não lhe faltar vontade de subir a pé, subiu de cavalinho e desceu no colo do pai. A mamãe que parou de treinar, na metade do caminho estava sem folego.

Pico do Jaraguá

Pico do Jaraguá

O acesso ao mirante pode ser feito de carro (foi a nossa opção) ou a pé – que rende uma caminhada de 2 quilômetros. Quando estacionamos o carro, tem a escada que nos faz chegar ao topo do mirante. Quem não quiser subir, pode apreciar a passagem dali mesmo. Mas acho que vale a subida da escada. Serve até pra pagar promessa.

Pico do Jaraguá

Pico do Jaraguá

Pico do Jaraguá

Achei que o lugar não é bem cuidado (viu, Alckmin, fica a dica!), mas vale o passeio. É ótima opção para quem quer fazer passeio em família, mas não quer gastar dinheiro. Principalmente para quem é da cidade e busca conhecer um pouco mais o lugar em que vive. Às vezes vamos tão longe para ver outras coisas e esquecemos que podemos apreciar a nossa própria casa. Para as crianças é diversão na certa. O Benjamin e Stella adoraram. Ele que de início não queria fazer passeio nenhum, repetiu algumas vezes “adorei esse passeio”. Talvez ele ainda não tenha dimensão de que esse é um lugar histórico e faz parte da nossa cidade. Mas taí um lugar para entrar na sua caixinha de memórias da sua infância.

Lá do Pico do Jaraguá, sentindo a paz de um céu azul, não conseguia tirar da cabeça uma frase de um dos livros da Elena Ferrante:

Como tudo é suave, pensei, quando o dia está bonito e todas as coisas boas parecem estar esperando por você.

Pico do Jaraguá

Acho que é esse um pouco o sentimento da Páscoa – que significa passagem. Só coisas boas nos esperam.

compartilhe!

0

comente!

tags: , ,

Comente!