16 mar 2016

O que a maternidade significa pra mim

O que a maternidade significa pra mim?

maternidade

Você já deve ter escutado falar ou sentido a mesma coisa, mas a verdade é que não me lembro mais a pessoa que fui antes de ser mãe. Lembro das coisas que fazia, das roupas que vestia, mas não tenho lembranças da minha essência, se é que eu tinha uma, antes da maternidade. O sentido da vida era outro e acho mesmo que nada fazia sentido algum. Planos, objetivos, valores de vida mudam radicalmente quando se tem filhos. E, por sua vez, a maternidade muda e nos transforma avassaladoramente.

A maternidade é mesmo uma metamorfose. Uma experiência transformadora. Muda nossa natureza, crenças, ponto de vista. Nos torna pessoas capazes de tudo. Não sinto saudades da pessoa que fui, até porque fui apenas uma menina até ser mãe – quando acredito ter me transformado em mulher e uma pessoa mais forte do que eu imaginei que fosse. Minha vida pode ser dividida literalmente antes e depois da maternidade. E eu prefiro a segunda fase.

Outro dia li no perfil da fanpage do blog Equilibrosa, que quando nasce uma criança, nasce também uma oportunidade, e isso vale para mãe, pro pai, pra tia, pra avó…definição perfeita para o que eu não tinha conseguido descrever até aqui. Noutro dia, escutei uma colega dizer que não sabia se seria capaz de abrir mão de tantas coisas para ser mãe. Sabe de nada! Agora ela está grávida e vai ver que será capaz.

A gente abre mão de dormir mais horas, de comer comida quentinha, de ler um livro ou assistir um filme sossegada, de sair com os amigos, do trabalho, de mais um monte de coisas…Implica em muitas renúncias, mas ser mãe é bem mais recompensador do que tudo poderia nos beneficiar.

Ser mãe é abrir mão de tudo sem perder nada.

A maternidade nos impulsiona, nos faz sair do lugar, nos tira da zona de conforto, nos traz esperança, renova nossa fé, nos traz um olhar novo para o futuro, a vida passa a ter outro sentido. Sem falar no amor. Essa coisa incondicional. Amor que transborda e que não acaba nunca. Amor que dói, que traz certo desassossego ao coração. É também cansaço, exaustão, vida sem muitos planejamentos e controle, mas é cheia de surpresas, aprendizados e alegrias diárias. Cuidamos do outro e isso nos faz feliz.

Quanto mais reflito sobre o assunto, mais difícil fica dizer o que a maternidade significa pra mim, pois tem muitos significados profundos do que posso imaginar. E você, já parou para pensar nisso, o que a maternidade significa pra você?

compartilhe!

5

comente!

5 respostas para “O que a maternidade significa pra mim”

  1. Oi, Gabis! Nossa! Parece que nos falamos no Instagram há séculos e só agora parei para ver com calma teu blog. Tô devorando vários textos bacanas por aqui.
    Queria falar desse, especificamente. Agora entendo teu comentário lá no meu IG. Lindo, o teu depoimento.
    Mas eu continuo, sim, sentindo saudade da minha vida antes da maternidade. A vida era MUITO boa. Não que agora não seja – é, mas de uma maneira totalmente diferente. Será que o tempo apagará essa saudade? Vamos ver 🙂

    • http://bossamae.com.br/novo/wp-content/themes/bossa-mae/img/img-coment.png Gabi Miranda disse:

      Que honra ver você aqui!!!! Eu tb to devendo uma visita. Se a gente não se cobra isso, deixamos passar. Adorei. Espero que volte sempre. bjssss

    • Jussara disse:

      Eu sou uma pessoa muuuito melhor e isso eu devo à maternidade, mas a liberdade que eu tinha me tráz saudades, não vou mentir. Mudei por necessidade e o tempo me mostrou que fiz a escolha certa. O mundo melhora quando as pessoas melhoram também e isso é ótimo. Um beijo a todas.

  2. Lele disse:

    Admiro sua entrega e intensidade
    Eu sei que a vida seria outra sem eles e hj nao consigo mais pensar como seria…
    beijos
    Lele

  3. Nossa, super profundo!
    Amei seu texto e me identifiquei muito. Eu também sinto que mudei totalmente o meu modo de ser e de pensar, meus valores, minha vida toda, e não quero voltar para aquela pessoa que eu era antes, de jeito nenhum, sou muito mais feliz e realizada agora!
    Beijão
    http://www.mamaeaprendiz.com

Comente!