08 maio 2017

O que você quer de dia das mães?

Dia das mães

Toda mãe quer vale-banheiro, uma noite inteira de sono, tempo pra ler ou para rever as amigas, presente de dia das mães não falta. Só quem é mãe sabe o quanto é maravilhoso e enriquecedor esse cargo, mas também o quanto é cansativo. Vivemos ligadas mesmo dormindo, muita coisa para pensar, tem o medo de errar, a vontade de querer ser a mãe perfeita e a culpa para nos assombrar vez ou outra. A responsabilidade é grande: participar e promover uma vida para que nossos filhos cresçam bem e saudáveis.

Estão aí as infinitas (e emocionantes) propagandas sobre as mães rolando desde abril e que não me deixam mentir. Mãe tem uma missão importante! Acompanhar, proteger – não em demasia, ensinar o caminho, deixar ir e estar sempre pronta para receber de volta. Mãe também não está pronta para ser mãe, nos construímos nessa relação transformadora que é a maternidade. Mãe é um ser humano como qualquer outro, sendo assim temos nossas próprias limitações. Mãe vale ouro (e não é de ferro). Amamos incondicionalmente. Mas temos vontade de jogar tudo para o alto sim, às vezes gritamos, perdemos o controle, incontáveis vezes, a paciência – principalmente quando a criança faz manha bem na hora que precisamos sair, quando pela milésima vez colocamos o bebê no berço e ele arregala os olhinhos.

Considero o Dia das Mães todos os dias. Por isso, faço questão de ganhar beijo dos meus filhos a cada saída, chegada, ao dormir, ao acordar. Mas já que tem um dia instituído para isso… Quero todos os vales imagináveis que uma mãe merece. Quero, inclusive, parar de pensar em todas as coisas que preciso fazer e não tenho conseguido. Quero parar de querer dar conta de tudo. Mas deixo tudo isso pra outro dia qualquer. Nesse próximo domingo de maio, quero ter meus filhos bem pertinho de mim, com ou sem manha, no banho ou batendo à porta do banheiro porque descobriram minha fuga furtiva. Quero casa barulheta, brinquedos espalhados, TV ligada no desenho, bagunça de criança. Quero comemorar e viver a maternidade real em sua plenitude. E sabe por quê?

Porque isso tudo vai passar.

Um lindo e feliz Dia das Mães para todas.

compartilhe!

0

comente!

Comente!