06 set 2016

Os primeiros passos da Stella

por
Gabi Miranda

Bebê, Desenvolvimento, Destaque, Filhos

Stella começou a andar firme e segura de si, no seu tempo como deve ser
Deu os primeiros passos e agora ninguém segura esse bebê

 

os primeiros passos-bossa-mae

Existe uma expectativa entre os pais quando o bebê começa a dar sinais dos primeiros passos. É também um estágio de desafio para o bebê e marca uma grade fase do desenvolvimento dele. Stella estava há mais de semanas andando segurando pelos móveis. Ou pegava uma cadeira e saía empurrando de modo a andar pela casa. Ela demonstrava certa insegurança para se soltar. Deu os primeiros passos livres dia 29 de julho de 2016, um dia após ter completado um ano de idade e um dia antes de sua festa de aniversário. Depois disso deu outros passos e parou, ficou só ensaiando. Voltou a andar cheia de segurança depois de 15 dias dos seus primeiros passos.

É preciso ter paciência, incentivar, mas sem fazer comparações. Cada individuo ao seu tempo. O Benjamin andou com um ano e um mês todo seguro e quando começou também não parou mais. Assim como no dia que aconteceu com ele, foi muito emocionante ver Stella dar seus primeiros passos em minha direção enquanto eu chegava da rua. É uma alegria vê-la indo e vindo pela casa, percorrendo todos os cômodos. Ao mesmo tempo que eu não quero deixar de ter um bebê em casa, tenho um sentimento de felicidade genuíno e gratificante ao vê-la adquirir equilíbrio, independência e liberdade – algo que para conquistar, começamos batalhar desde cedo.

Meu bebê está crescendo. Pra mim é particularmente contraditório ver esse ciclo se fechar. Ao mesmo tempo que fico feliz ao vê-la crescer e se desenvolver, tenho sentido certa dificuldade de passar por essa etapa sem sofrer pensando que logo mais não terei um bebê em casa, principalmente porque ela talvez seja meu último bebê. Então eu tento aproveitar cada momento dela até mais do que aproveitei do Benjamin nessa fase. E aí pode ser que tenha também uma questão de maturidade, de preparação. Costumo dizer que somos mães melhores para o segundo, pela oportunidade de aperfeiçoamento passado com o primeiro.

Estou tentando fazer um exercício. O de reverenciar a riqueza de cada uma dessas fases da Stella, me despedir de um ciclo que está indo embora e me abrir para o novo que está vindo. Ela está andando! E andar – para frente – é uma das maiores lições que a vida nos ensina logo nos primeiros anos de vida. Uma das belezas da maternidade é tirar proveito de cada fase e quero aproveitar ao máximo o milagre diário que é o desenvolvimento de um bebê. 😉

compartilhe!

2

comente!

2 respostas para “Os primeiros passos da Stella”

  1. Que lindo! Muitos e muitos passos virão, e não só pra ela, né? Penso como você: temos mais é que identificar e reverenciar a riqueza de cada fase, que certamente é enorme. Que sejam muito felizes os passos dela!!

Comente!