31 mar 2016

Pais inteligentes enriquecem seus filhos

por
Gabi Miranda

Destaque, Dinheiro, Livros, Maternidade

Pais inteligentes educam seus filhos para se tornarem independentes e terem uma relação saudável com o dinheiro

pais inteligentes

Eu sempre me pego pensando como estaria minha vida agora se eu tivesse aprendido a lidar com o dinheiro desde a infância. Além de aprender com sofrimento, aprendi tarde, uma vez que para acumular o primeiro milhão é indicado começar a poupar desde muito cedo. Foi por isso, que logo depois que Benjamin nasceu, eu li o livro “Pais Inteligentes enriquecem seus filhos“, de Gustavo Cerbasi, autor de “Casais Inteligentes enriquecem juntos“. Nessa obra, o autor dá dicas de como ensinar e preparar os filhos para usar o dinheiro de forma saudável.

Desde muito cedo, as crianças são incentivadas a consumir a todo instante. Elas querem tudo o que o amiguinho tem na escola, o que vêem na TV, roupas, sapatos, brinquedos de marcas e produtos que são vendidos na porta da escola. As crianças são alvo fáceis, não tem noção da realidade, por isso, é cada vez mais importante direcionar os pequenos ao consumo consciente. Ensinar sim(!) o que é necessário e supérfluo para viver. Mas não basta ensinarmos que não precisamos ter a última geração de celular e comprar. É preciso dar exemplo.

Em “Pais inteligentes enriquecem seus filhos”, o autor mostra que para educar é essencial darmos o exemplo para nossos filhos.

Educar é uma questão de atitude, não se limita a despejar conhecimentos. Há algo além disso. O papel dos pais não é mais o de ensinar. É de apresentar às crianças e jovens os melhores meios de acesso à informação e alertá-los sobre as armadilhas da vida. Lembre-se de que o aprendizado se faz com conhecimentos, habilidades e ATITUDES. Gustavo Cerbasi, Casais Inteligentes

O mais bacana desse livro, é que ele mostra que educar os filhos financeiramente não precisa ser chato e não é necessário planilhas. Traz ideias praticáveis no dia a dia, que, se desenvolvidas, resultam em impactos positivos para o futuro dos nossos filhos e da maneira como lidam com seus recursos financeiros. Nesse livro, você vai encontrar temos como:

  • A relação da escola com a educação financeira;
  • Como as crianças aprendem;
  • Princípios fundamentais n educação financeira;
  • Atitudes fundamentais;
  • Ferramentas para o aprendizado;
  • Quando e como introduzir novos temas (renda, orçamento doméstico, investimentos, etc);

Recomendo a leitura! 😉

compartilhe!

0

comente!

Comente!