08 jan 2018

Passeios incríveis e gratuitos para fazer no Rio de Janeiro

por
Gabi Miranda

Destaque, Maternidade, Viagem

Amo o Rio de Janeiro. Amo tanto que eu digo que moraria lá fácil. É a cidade das minhas férias na infância. Todo mês de janeiro e julho, minha mãe mandava eu e minha irmã para a casa do meu pai. Claro que as férias preferidas eram no período do verão quando íamos muito às praias. Lembro que meu pai costumava nos levar muito na praia de Camboinhas, localizada em Niterói. Era mais longe, porém tinha um mar calmo, ótimo para brincarmos à vontade. Além dessa, íamos muito para o Leblon, Copacabana e Barra. Daí que amo praia! Sol! Verão!

Cresci, comecei a trabalhar fora e o Rio de Janeiro acabou virando projeto de Réveillon, Carnaval e feriados prolongados. Passei muitos Réveillons em Copacabana e muitos Carnavais na cidade maravilhosa na companhia de amigas. Comecei a namorar, casei, tive filhos e foi ficando cada vez mais difícil ir. Principalmente porque quando temos filhos dá aquela preguicinha de encarar uma viagem longa para passar 4 dias, voltar e começar a trabalhar no dia seguinte. Até cansa só de imaginar.

Depois de muitos anos, conseguimos tirar uma folguinha de férias junto com as crianças e programamos ir ao Rio de Janeiro. Ficamos por lá duas semanas, período que as crianças nunca ficaram. Resultado: deu para aproveitar bastante! Não só a cidade, mas meu pai e avô dos pequenos.

Eu queria tirar todo proveito do Rio de Janeiro e queria mostrar um pouco mais da cidade, que vai além das praias, para o Benjamin. Rio de Janeiro é a cidade com os cenários mais lindos do mundo. Em minha humilde opinião, é uma das cidades brasileiras mais bonitas. E que deve ser incluída na lista de destinos para viajar uma vez na vida. Além de assistirmos ao espetáculo do Réveillon em Copacabana (a última vez tinha sido em 2012, quando Benjamin tinha 1 ano e meio), fizemos vários passeios. Entre eles, fizemos quatro passeios gratuitos no Rio de Janeiro que valem muito a pena conferir.

Passeios incríveis e gratuitos no Rio de Janeiro que vale muito a pena

Parque Lage

Aos pés do Morro do Corcovado, o Parque Lage é um espaço de puro verde, com muitos programas culturais. Nas férias, está cheio de atividades para as crianças. Caminhando pelos bosques, encontramos uma espécie de caverna, ali dentro nos deparamos com um aquário com uma diversidade de lindos peixes. No Parque Lage tem um café que também oferece almoço. O parque é um cenário lindo para registrar momentos com as crianças. É gratuito. Fica na Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Mirante Santa Marta

Escondido na Estrada das Paineiras, no Cosme Velho, o Mirante Santa Marte oferece uma vista espetacular da cidade, Praia de Botafogo, Pão-de-Açúcar e do Cristo Redentor. Escolhemos o fim de tarde de um dia lindo de sol para ir conhecer e chegando lá o tempo foi fechando, uma chuva torrencial se anunciava e…. mesmo com o tempo nublado, a vista continua sendo incrivelmente linda de ser contemplada. Ali são dois lados para conferir. O lado que apresenta uma vista panorâmica da cidade e que vimos primeiro, já que a chuva estava vindo de lá. E mesmo com o a chuva vindo, a vista é linda demais.

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

O segundo lado, aonde tem um heliponto, é a vista do Cristo Redentor e uma natureza exuberante.

Rio de Janeiro

Eu nunca tinha ido ali e foi uma grande surpresa. É espetacular!

É um lugar um pouco isolado, não tem como ir de ônibus. É indicado ir de carro, tem estacionamento grátis. Os turistas podem ir de táxi, mas tente negociar o valor antes com o motorista.

Parque das Ruínas

Está localizado nas ladeiras de Santa Teresa e tem uma vista muito privilegiada da região do Centro, Lapa e todo o contorno da Baía de Guanabara. Oferece muitos programas culturais gratuitos, como teatros infantis, apresentações de circos e música. É um ótimo programa para relaxar, conversar ou se divertir em família. Fica na Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Santa Teresa

Santa Teresa é o bairro carioca mais que queridinho. É um bom lugar para curtir uma tarde. O bacana de lá é que lembra um Rio de Janeiro antigo. Um passeio muito famoso é o bondinho, não sei quanto custa agora, mas na época em que andamos era um precinho bem digno. Mas o bairro de Santa Teresa é um lugar para caminhar, bater perna mesmo. Desde e subir. Quem for lá, não esqueça de passar na Escadaria Selarón e tirar muitas fotos. Dessa vez não passamos perto. Acabamos subindo de carro até o Parque das Ruínas e ficamos por ali mesmo.

Praias

Leblon, Barra, Leme, São Conrado, Itaipu. Essas foram as praias que curtimos dessa vez. Itaipu fica um pouco mais distante, em Niterói. As outras quatro ficam todas na cidade mesmo. Com Sol ou mormaço, praia no Rio de Janeiro sempre vale a pena. São ótimas para banho de mar, sol ou somente aquela caminhada no final do dia. 😉

Rio de Janeiro

compartilhe!

0

comente!

Comente!