20 jan 2016

Por que é importante o bebê arrotar?

por
Gabi Miranda

Bebê, Destaque, Filhos

Veja se esta cena lhe parece, ou já lhe pareceu, familiar e saiba porque é tão importante fazer o bebê arrotar:

– nenê, que dormia tranquilamente, acorda no meio da noite chorando para mamar;

– pais acordam de pulo, mas já levemente acostumados com a situação;

– nenê mama no colinho aconchegante de uma mãe cambaleante de sono;

– fim da mamada, nenê já pegando no sono e a paz voltando a reinar na calada da noite;

– hora de por o bebê pra arrotar uns 10-15 minutinhos;

– nenê arrota e…

…desperta alegremente, abre olhos estalados como se já fosse de manhã e vai voltar dormir só depois de uns 45 minutos de ninadas, balanços e passeios no colo pela casa, madrugada adentro.

Quais pais nunca passaram por isso, não é mesmo?! Mas por que é tão importante fazer o nenê arrotar?

Imagem Google

Imagem Google

Fui buscar essa informação há algumas semanas, então não lembro exatamente de tudo que li. Mas vou transcrever o que gravei na memória:

Ao mamar, os nenês engolem ar junto do leite. Esse ar, vai parar na barriguinha deles e isso pode virar gases e gerar as terríveis, horrendas, tortuosas e eternas vilãs, as cólicas. Como o ar é menos denso, ele tende a ficar por cima do leite tomado, dentro do pequeno estômago do bebê. E por isso, sai mais fácil em forma de arroto.

Depois da mamada, o ideal é deixar o bebê na posição vertical, por cerca de 10 minutos, dando leves tapinhas nas costas dele, para estimular a saída do ar. Lembrando que nem sempre que o bebê mamar, vai ter arroto. O formato do seio, proporciona encaixe quase perfeito com a boca do nenê, e por isso, às vezes, ele não engole ar e não precisa arrotar, acontece geralmente, quando o bebê está mais cansado. Por sua vez, no caso dos que já usam mamadeira, a incidência do ar engolido é mais frequente e maior a chance do bebê ter que arrotar.

E caso o nenê fique 10, 15, 30, 50 minutos e não arrote, o que fazer? Li que a posição ideal para ele dormir é com a barriga para cima pois, dessa forma, ajuda-o a expelir ar engolido, se ainda houver.

Portanto, incentivo muito o exercício da arte do arroto com nossos bebês, valem muito mais alguns minutos acordado no meio da madrugada, do que o choro interminável de um bebezinho se contorcendo em cólicas. Aqui em casa, por exemplo, cada novo arroto é comemorado como um gol do nosso time. O Ben adora isso!

E pra finalizar o assunto, a palavra arroto vem do latim ructus. Não achei uma ligação direta de uma palavra com a outra, mas também não tive curiosidade suficiente para pesquisar mais…

Bom arroto pra vocês!

compartilhe!

0

comente!

Comente!