23 jan 2017

Por que a gente quer ter filho?

Quanto mais penso nos problemas, mais problemas acho. Poderia listar uma infinidade de coisas que poderiam me fazer achar a maternidade um eterno cansaço. Nós (digo nós, eu e marido), por exemplo, não temos ajuda de ninguém com as crianças e com a casa. Corrigindo, com a casa temos uma ajudante a cada 15 dias. Claro que não ter ajuda dificulta um pouco mais a nossa vida de pais, mas também já me acostumei com a emoção. Adoraria ter ajuda com as crianças, mas não temos porque falta avó-tia-vizinho-pessoas-de-fé-e-camaradas-pau-pra-toda-obra porque cada um tem a sua vida, porque moramos distantes, porque eu também não sei pedir e aceitar ajuda. Enfim, por n motivos e eu poderia falar um post inteiro sobre isso

Já ouvi que não tenho ajuda em casa porque não quero. Carinha pensativa… Sim, poderia ter uma ajudante diariamente ou três vezes por semana. Seria até um sonho. É uma mão-de-obra cara, um investimento que eu e marido após alguns estudos e análises decidimos não bancar. É uma escolha como tantas outras. Assim como tem gente que tem ajudante diariamente mesmo passando aperto. Enfim, cada um com suas escolhas.

Eu estava pensando dia desses… Por que a gente quer ter filho?

a gente quer ter filho

Acredito que a relação de uma mulher com o filho deve ser divina em todos os aspectos, sejam eles os piores sentimentos ou não. Nunca havia pensado nessa questão anteriormente, juro. Nem antes de ter filho pensei nisso. E agora que tenho dois, a pergunta veio à tona. Por que a gente quer ter filho? A minha resposta para ela é: não sei porque quis ter filho. Eu lembro de seguir um único blog materno Duas Linhas Paralelas e achar incrível o jeito como aquela moça chamada Isis Coelho, falava das aventuras com sua filha Amélie. Por outro lado, existem as mulheres que não querem de jeito nenhum ter filhos e eu não consigo imaginar os motivos, afinal eu quis ter.

Vejo por aí muitas mães reclamando da vida materna. Eu mesma já reclamei, mas prefiro olhar sempre o lado positivo e o saldo é que minha vida é melhor com meus filhos. Não consigo imaginar a vida sem eles. Eu teria mais tempo pra mim, tá… Mas e o resto todo do tempo?

Ter filhos dá trabalho sim! Educar dá trabalho!

Educar do latim é algo como tirar pra fora o que o outro tem de melhor. Nossa, é difícil tirar para fora até o que nós temos de melhor para dar o exemplo aos pequenos, imagina educar. Educar é repetir milhões de vezes, de preferência com boas doses de amor. Qualquer coisa que agrega valor à nossa vida dá trabalho. E com os filhos nós aprendemos muitos, além de educar.

Leia também: limites – caminho para a autonomia

compartilhe!

2

comente!

2 respostas para “Por que a gente quer ter filho?”

  1. somelhorablog disse:

    Pergunta difícil, hen Gabis… Eu quis ter filho para concretizar o amor que existe entre eu e meu príncipe. Mas, hoje, penso que Deus tinha planos ainda maiores… acho que Ele quis me dar um filho para que eu me tornasse uma pessoa melhor.

Comente!