22 maio 2017

Porque é importante apresentar novos alimentos às crianças

por
Gabi Miranda

Alimentação, Destaque

Acredito que não tenha nada mais trabalhoso na criação de uma pessoa do que fazê-la se alimentar corretamente, afinal, nem a gente consegue evitar cair em tentações como chocolates, frituras, etc. Então, como exigir de um serzinho que está começando a descobrir novos sabores, que acredite que as verduras sejam realmente deliciosas?

comida delivery

A melhor resposta para esta questão é: fazendo com que a hora da refeição seja uma experiência divertida – e para isso, existem alguns truques que podem ser utilizados. E não se desespere! Pois em alguns dias vai dar certo, em outros, nem tanto. Só não pode desistir!

Uma boa dica, se a pessoa for boa na cozinha, é fazer com que a criança participe do momento de preparar o alimento – mesmo que seja um simples sanduíche. Afinal, se ela fizer parte de sua confecção, vai se sentir especial, mais adulta – principalmente se for pequenininha – e isso vai animá-la.

comida delivery

Que tal uma horta?

.
Ter uma pequena horta também ajuda! A criança entende de onde vem a comida, vê o plantio, mesmo que seja um vasinho de manjericão. É algo divertido e dá resultados. Mas não insista se ela não gostar do sabor depois. Tente algo diferente, tomatinhos ou cenouras, mais agradáveis ao paladar infantil.

Elas sempre vão demorar um pouco mais para comer, então é preciso ter paciência. Além disso, corte os líquidos neste horário, pois dão a sensação de saciedade que impede a ingestão da quantidade de comida adequada. Se isto acontecer, não insista nesta refeição, compense na subsequente.

comida delivery

comida delivery

É sempre bom dar conselhos e dicas, mas se você não é boa na cozinha ou simplesmente não tem tempo, eles acabam sendo inúteis. Nestes casos, considere a possibilidade de comer fora ou pedir um delivery. Isso vai dar às crianças a responsabilidade de escolher a sua própria refeição, além de ficarem contando os segundos para a sua chegada (se você escolher que sejam entregues). O que significa que estarão muito mais dispostos a experimentar os pratos.

Se possível, tente incorporar pelo menos um ingrediente novo em cada prato que for cozinhar – ou pedir. Desta forma, as crianças vão se acostumar a experimentar coisas novas sempre e essa experiência vai ficar menos assustadora com o passar do tempo.

O melhor conselho, no entanto, continua a ser o mais difícil: o exemplo. Uma criança que não vê os seus pais comendo tais alimentos dificilmente vai fazê-lo.  Portanto, não exija o impossível e, se for necessário, faça uma mudança na sua própria alimentação – e aproveite os novos sabores também.

comida delivery

compartilhe!

0

comente!

Comente!