03 fev 2017

Quarto das crianças com camas Montessori

Camas Montessori é a grande aposta aqui na nova decoração do quarto das crianças

Transformar o quarto das crianças era um sonho desde quando pegamos a chave do apartamento. É que antes era o quarto só da criança. Como tínhamos o plano de mudar isso para o plural, esperamos acontecer. E quando aconteceu, decidi não saber o sexo do bebê. Foi então que decidimos realizar qualquer alteração no quarto das crianças após o nascimento do novo membro da família. Um ano se passou e chegou a hora da mudança.

O quarto das crianças é bem pequeno. A mamãe fez o favor de roubar um pedaço para fazer um closet no quarto do casal. Eles também poderiam ter um quarto para cada um, pois temos três dormitórios disponíveis. Mas eu sempre quis que eles dividissem o mesmo quarto e acho que terão bastante tempo para dormirem sozinhos depois. Não tem coisa melhor que compartilhar o quarto, os segredos, a cumplicidade.

Como o espaço é pequeno, não tinha muito o que fazer. Trocamos todos os móveis antigos e nos desfizemos do berço e da cômoda, que eram duas peças preservadas desde o Benjamin. Mas o espaço é tão pequeno que até para tirar as fotos para ilustrar esse post foi complicado. Mesmo assim, convido vocês para entrarem no quarto das crianças. Vem!

camas montessori

Veja como era anteriormente o quarto das crianças

Os móveis novos foram adquiridos na loja Tok Stok. A escolha é bem básica, como somos e para o espaço que temos. Um guarda roupa, uma prateleira para livros e duas camas Montessori.

O GUARDA ROUPA

O guarda roupa é menor que o anterior, mas com a mudança, aproveitei e fiz uma limpa nos pertences das crianças. Ficou só o que eles realmente usam. Ainda sobrou espaço dentro do guarda roupa.

camas montessori

 

CANTINHO DOS LIVROS

Benjamin tem muitos livros infantis. Nesse processo, doamos alguns para a escola dele, guardamos outros e dispomos esses outros nas prateleiras. Sempre gostei desse móvel para quem tem pouco espaço. Além de dar um charme ao ambiente, deixa os livros de fácil acesso para os pequenos. Tenho adorado que Stella pega livros a vontade ali, senta em sua cama e começa folhear parecendo criança grande.

 

camas montessori

CAMAS MONTESSORI

O Benjamin já dormia numa cama Montessori improvisada. Um colchão no chão em cima de outro – que fazia a vez de um protetor. Ele sempre gostou de dormir desse modo. Quando decidimos trocar os móveis, já tinha na cabeça em manter esse conceito. Não passou pela minha cabeça que poderia trazer pontos negativos em relação a Stella. Na verdade, quando já tínhamos comprado as camas, a única preocupação foi dela regredir no sono. Eu só pensava em gerar liberdade para ela, e, consequentemente, para nós. Não pensei que ela pudesse acordar durante a noite e sair da cama. Ou que pudesse dar trabalho na hora de dormir, levantado a todo instante da cama.

camas montessori

As camas chegaram e o processo foi tranquilo. Stella continua dormindo cedo e bem. Nas três primeiras noites ela acordou durante a madrugada e saía a perambular pela casa. Agora, se ela acorda, não percebemos. Ela volta a dormir sozinha. Quando amanhece, obtivemos o resultado que eu esperava. Ela acorda, algumas vezes resmunga, mas na maioria das vezes se levanta, sai sozinha da cama e, ou vai direto pra sala brincar ou vai ao nosso quarto nos chamar.

Na hora de dormir, dá um pouquinho mais de trabalho. Pela liberdade de sair da cama facilmente, se nós saímos do quarto, Stella sai também cheia de graça. E aí temos que voltar com ela pro quarto e repetir todo o processo. Tem noites que precisamos ficar no quarto até ela pegar no sono. Mas isso não chega ser negativo.

camas montessori

Pontos negativos da escolha dessa cama, é que dá um pouco mais de trabalho para nós adultos arrumarmos as camas porque tem que agachar e tal. Pra quem tem cachorro abusado, é ruim, porque o cachorro fica subindo na cama. Aqui em casa temos a Capitu, ela dorme com o Benjamin e tenho certeza que dorme na cama dele enquanto estamos fora (nem sempre lembro de fechar a porta do quarto deles).

A ESCOLHA

A ideia também foi deixar um quarto agradável e com mais espaço. Mas na loja, confesso que as camas, naquele espaço todo disponível, pareciam menores do que são. Tanto que optei pelo modelo juvenil, pensando até em prorrogar bastante o tempo de troca das camas futuramente. E o lado positivo de ser uma cama juvenil, é que eu caibo na cama e deito lá de vez em quando pra ficar abraçadinha com as crianças ou até mesmo fazer bagunça.

MONTESSORI

O aspecto que mais me atraía em relação as camas Montessori, era dar essa liberdade à Stella. Para Maria Montessori, liberdade é um conjunto de “condições favoráveis à vida”. Stella já tinha certa liberdade no apartamento, mas faltava no próprio quarto. Eu já estava achando meio tortuoso ela ter que dormir cercada por grades. Stella tem um temperamento diferente, é mais independente e achei apropriado dar a ela essa liberdade. Tomamos alguns cuidados como, por exemplo, sempre manter a porta dos banheiros fechadas antes de irmos dormir.

O método Montessori tem como foco o desenvolvimento da criança durante a primeira infância. Parte do principio que toda criança tem capacidade de aprender através de um ambiente desenvolvido para elas. Um lugar onde possam explorar e manifestar seus interesses. Envolve ambiente adequado e adultos preparados para contribuir com o desenvolvimento da criança.

A experiência também contribui para que façamos escolhas diferentes. Com o Benjamin entramos com esse modelo de cama um pouco mais tarde, já com Stella mais cedo. Tem também um aspecto de respeitar o tempo, o ritmo e a personalidade de cada filho. Hoje observo mais e deixo livre para que a Stella explore o mundo. Porque esse mesmo mundo contribui para o desenvolvimento dela.

compartilhe!

4

comente!

4 respostas para “Quarto das crianças com camas Montessori”

  1. Adorei conhecer o novo quarto dos pequenos! E fiquei morrendo de vontade de ter uma cama dessas no quarto do filhote (isso quando ele voltar a dormir no quarto dele, claro).

  2. Atylla disse:

    Que quarto adorável! Sobre essas camas, sempre vejo no site da Tok Stok e sempre achei ideal para crianças menores, em fase de transição berço-cama. Sem falar que são uma gracinha. Beijos, adorei o blog.

  3. Tami (ttaufer) disse:

    Adorei! Ficou lindo! Amei as camas e o guarda roupa, e ainda mais a proposta! 😍

Comente!