27 nov 2015

Queda de cabelo após parto

por
Gabi Miranda

Gravidez, Maternidade

Três meses depois do nascimento do Benjamin, levei um susto quando meus cabelos começaram a cair. Eu não fazia ideia de que o cabelo caía tanto depois do parto. Dessa vez eu já estava ciente que aconteceria, mas não com tanta intensidade. Tem cabelo meu por toda parte da casa mesmo vivendo com ele preso. É normal queda de cabelo após parto, mas peraí, vamos com calma. Só não corro o risco de ficar careca porque passei centenas de vezes na fila do cabelo.

É comum toda mulher perder o cabelo a partir do 2º ou 3º mês do pós-parto. E não tem ligação direta com a amamentação, tem a ver com os hormônios. Durante a gravidez a queda natural do cabelo diminui por conta dos hormônios e o cabelo tende a ficar mais forte e bonito. O oposto acontece no pós-parto, pois os hormônios voltam ao normal e todo o cabelo que não caiu durante a gestação começa a cair em dobro.

Normalmente a queda de cabelo é de 100 fios por dia. No pós parto esse número  pode chegar 500 fios! Eu desconfio que, em média, estão caindo uns 1000 fios dos meus cabelos por dia. A hora da lavagem é  mais assustadora, chega a cair tufos de cabelos.

cabelo

O nível de stress e a alimentação da puerpéria contribui e muito. Quanto mais cansada e quanto menos se alimentar bem, pode cair até 50% do cabelo. Isso explica a quantidade exagerada da minha queda de cabelo. Por isso, é importante incluir itens ricos em ferro, zinco, vitamina B6, grãos integrais, peixes, frutas. E mesmo assim, isso não evita 100% a queda de cabelo.

A notícia boa: após uns 6 meses tudo volta ao normal, o organismo até repõe os cabelos que caíram. Se não voltar, é preciso procurar um especialista em dermatologia.

Dicas:

– evite secar muito o cabelo com secador;
– diminua a frequência de lavagem dos cabelos;
– procure pentear o cabelo uma única vez ao dia;
– se o cabelo continuar caindo muito após 6 meses de quando começou, procure um especialista em dermatologia

O lado bom é que os cabelos brancos também caem! 😉

compartilhe!

3

comente!

3 respostas para “Queda de cabelo após parto”

  1. Meire Souza disse:

    O meu tbm está caindo,é realmente assustador.

    • http://bossamae.com.br/novo/wp-content/themes/bossa-mae/img/img-coment.png Gabi Miranda disse:

      Meire,

      Calma que isso já já passa. E se não passar tem que procurar ajuda de um profissional. Mas é muito comum ocorrer durante a amamentação.

      bjsss

  2. Ótimo artigo. Muito Bom !!!

Comente!