19 jul 2017

Rotina de sono nas férias, como regular com a volta às aulas

por
Gabi Miranda

Destaque, Filhos, Sono

sono nas férias

As férias chegam bagunçando toda a rotina. Muitas famílias viajam e mesmo as que não viajam, acabam saindo da rotina sempre com a desculpa de que as crianças estão de férias e merecem ficar um pouquinho mais de tempo em frente à TV ou brincando. O ideal mesmo é manter a rotina durante as férias, principalmente porque as horas de sono não dormidas não podem ser recuperadas assim tão rapidamente. Além disso, a falta de descanso regular, pode atrapalhar a vida da criança, comprometendo também seu organismo. Com uma rotina desregrada, ela deixa até de ter uma rotina de alimentação adequada – o que influencia diretamente na qualidade do sono. Por isso, é importante manter a rotina de sono nas férias.

Eu sei que eu deveria ter feito um post antes de começar as férias, alertando sobre a importância de manter a rotina de sono nas férias. Como não fiz, fica aqui como um pedido de desculpas, algumas dicas para as famílias que fugiram da rotina de sono nesse período. Faltam alguns dias para as férias acabarem e é possível sim retomar com a rotina de sono antes de seu fim. O ideal é que 10 dias antes de voltar às aulas, as famílias façam ajustes na rotina das crianças. É muito importante, inclusive, que a rotina volte ao normal antes da volta às aulas. Quando a criança dorme horas suficiente para um sono restaurador, ajuda também no retorno às aulas, contribuindo para um melhor rendimento escolar.

Como regular o sono para a volta às aulas

Quando começar

Dez dias antes do fim das férias, adiante gradativamente a hora de dormir e de acordar da criança até chegar ao horário regular de sono em período escolar.

Sonecas

Se seu filho ainda tirar uma soneca, controle-a para que seja feita no mesmo horário e para que seja moderado, pois nas férias o mais comum de acontecer é a criança fazer como os bebês e trocar o dia pela noite.

Estimule a criança

Uma criança não dorme cedo se não tiver estímulos durante o dia. É necessário brincar. Para isso, indico atividades ao ar livre. Além de gastar energia, contribui para o sono. E o estímulo da luz solar ajuda a regular os hormônios do sono.

Alimentação

É importante manter a rotina de alimentação durante o dia. Fazer o jantar mais cedo, de preferência duas horas (ou mais) antes de dormir.

Hora do banho

O banho é uma ótima atividade para fazer parte da rotina de sono. Dê um banho relaxante na criança, vale o banho de balde.

Boa noite, tecnologia!

Não tem problema abusar da tecnologia nas férias, mas use-a com moderação ao anoitecer. Uma hora antes de preparar a criança para dormir, desligue os aparelhos eletrônicos (TV, celular, iPad), pois eles estimulam a produção de adrenalina e impedem que o sono venha com mais facilidade.

Acalme-se

Proponha uma atividade calma para a criança, como ler um livro.

Ambiente tranquilo

Prepare o quarto da criança para dormir. Todos dormimos melhor num ambiente propício para isso. A luz e o silêncio são fundamentais para contribuir para um bom sono, mantenha o ambiente escuro e silencioso. A luz prejudica a produção do cortisol e da melatonina, e acaba causando a sensação de cansaço pela manhã.

Dê o exemplo!

Os pais precisam dar exemplos com bons hábitos de sono. Mesmo que não vão dormir no horário dos filhos, é necessário preparar o ambiente, ou seja, preparar a casa para que as crianças durmam em seus horários adequados. Vale diminuir a iluminação e o barulho da casa.

Leia também: sobre higiene do sono

compartilhe!

6

comente!

6 respostas para “Rotina de sono nas férias, como regular com a volta às aulas”

  1. Genis Borges disse:

    Oi Gabi, por aqui eu libero mais um pouco durante as férias, mas sem exageros e vou retomando a rotina na véspera. Bjão.

  2. Pauleni disse:

    Então na semana que vem pretendo colocar tudo em dia o sono, os banhos e toda nossa rotina, ainda dá tempo, ufa !
    É que mamãe também está de férias.
    Bjs

  3. Ótimas dicas porque a volta às aulas é complicada mesmo. Ir retornando para a rotina é o melhor caminho.

  4. Aqui já está um caos, não vou te desculpar de não ter alertado antes (kkkkk) , mas na verdade o pai dorme cedo e a mãe aqui dorme tarde e ela quer ficar comigo até vencer o cansaço, enfim, já está acabando as férias e eu vou tentar colocar em prática suas dicas, Bibi vai gostar do banho do balde, beijos!

    • http://bossamae.com.br/novo/wp-content/themes/bossa-mae/img/img-coment.png Gabi Miranda disse:

      hahahahahaha Marcia, prometo que darei boas dicas em novembro, antes das próximas férias. rs
      Mas tente colocar em prática as dicas agora que a rotina volta tranquilamente até a volta às aulas.
      Boa sorte e se precisar de ajuda, me fale.
      beijossss

  5. Gabri, adorei as dicas sobre rotina do sono. Aqui em casa o problema é o uso exagerado do tablet na hora de dormir, estou tentando diminuir, mas não tá fácil porque meu filho faz escândalo afff

Comente!