19 maio 2017

Seu leite pode salvar vidas

por
Gabi Miranda

Bebê, Destaque, Filhos, Maternidade

A Baby Dove lançou na semana passada uma campanha em defesa da doação de leite materno, “Seu leite pode salvar vidas“. O projeto é realizado em parceria com o Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros e com a Uber, incentiva mulheres a doarem leite maternos e sensibiliza a sociedade sobre a importância da doação.

Seu leite pode salvar vidas

O fato é que poucas pessoas conhecem a função dos bancos de leite. E poucas sabem que o leite humano é mundialmente aceito como a primeira fonte de nutrição, sendo um importante alimento para frear a taxa de mortalidade e ajudar a salvar a vida de bebês prematuros.

O objetivo da campanha “Seu leite pode salvar vidas” é sensibilizar e inspirar através de uma mensagem positiva para aumentar o número de mães que doam leite materno, contribuindo assim para salvar a vida de milhares de bebês prematuros no país.

Desde seu nascimento, em 2014, a marca Baby Dove fala da ansiedade vivida pelas mães ao terem seu primeiro filho, causada pela pressão de serem ‘mães perfeitas’. E acredita que as mães que conseguem se libertar dessas pressões e confiam em sua intuição e em sua forma de cuidar de seus filhos, são mais felizes e seguras.

A marca Baby Dove apoia essas mães, garantindo que elas tenham em mãos, produtos que entregam cuidado superior – para que tenham segurança de que estão fazendo o melhor para seus filhos. Agora, através de nossa missão social, queremos causar um verdadeiro impacto positivo na sociedade, ampliando nosso conceito de cuidado para incentivar mães a ajudarem outras mães que enfrentam problemáticas reais: filhos nascidos prematuros, que precisam de mais atenção e suporte.

Esperamos que a sociedade se engaje e faça parte dessa campanha em prol do aumento da doação de leite materno para ajudar a salvar a vida de bebês prematuros”, afirma Lívia Malouf, diretora de marketing de Baby Dove.

Fui convidada para participar do lançamento da campanha, mas infelizmente não consegui ir e soube que foi muito emocionante. A campanha é nacional e traz mães reais que tiveram bebês prematuros e foram beneficiadas pelo banco de leite humano. Elas contam suas histórias no vídeo:

Esse tipo de ação me sensibiliza demais e acho importante a divulgação. As pessoas não sabem como doar leite – eu não sabia na época em que tive o Benjamin e produzia muito leite. Quanto mais as mães são incentivadas e educadas para isso, mais sucesso teremos na doação de leite. Para isso a Baby Dove também criou um vídeo  educacional com o passo-a-passo da doação, isso pode ajudar a esclarecer algumas dúvidas e a estimular que mais mães sejam doadoras.

Uma ação bem bacana que faz parte da campanha é a parceria com a Uber. Uma das dificuldades encontradas para que as mães doem seu leite é a mobilidade. Por isso, Uber juntou-se a campanha com o intuito de facilitar o transporte até os bancos de leite selecionados – ao todo 13 na capital São Paulo. As mães doadores de leite poderão utilizar o Uber com o código promocional DOELEITEMATERNO e poderão contar com um desconto de até R$ 15 na ida e na volta. Vale destacar que os descontos disponíveis são limitados, mas eles esperam que atenda as viagens até o fim de julho. Acho que o Uber podia se sensibilizar e deixar os descontos sem limite.

Hoje, dia 19 de maio é comemorado o Dia Mundial de Doação do Leite Humano, a data simboliza a união de esforços de 23 países da América Latina, Europa e África para salvar a vida de milhões de crianças. Acho lindo ter uma data para comemorar e incentivar um ato de amor como esse. Só que mais lindo que isso é doar leite materno, não só nesse dia, mas sempre. Por todas as vidas que podemos salvar.

Fatos sobre prematuridade e doação de leite materno

  • A prematuridade é a maior causa de mortalidade de bebês com até 7 dias de vida;
  • 15 milhões de bebês nascem antes do tempo por ano no mundo: mais de 10% do total de nascimentos;
  • O Brasil está entre os dez países com o maior número de partos prematuros, são 279 mil por ano;
  • Por hora, 40 bebês nascem antes do tempo no Brasil;
  • Em 2015, dos mais de 79 mil nascidos prematuros, apenas 26 mil receberam leite materno de doação.

Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS), UNICEF, UNICAMP, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano

Para saber mais da campanha, acesse o site Doe Leite Materno.

compartilhe!

0

comente!

Comente!