12 set 2013

Um mês de desfralde e algumas dicas

por
Gabi Miranda

Bebê, Filhos, Livros

Hoje completa um mês que começamos o desfralde do Benjamin. Um mês que quase surtei com a notícia recebida cheia de orientações da escolinha, um mês em que vários sentimentos contraditórios tomaram conta de mim, afinal era uma conquista e tanto, mas também sinal de que meu filho está crescendo muito rápido.

Faz um mês e parece que já faz um tempão, pois todos nós assmilamos muito rápido a nova fase, principalmente o Benjamin. Após o primeiro dia, pensei que daria um trabalho danado, mas que nada…três dias depois do início, ele já ia e voltava da escola com a mesma roupa. Com 6 dias de processo ele começou avisar que queria fazer xixi, como contei no Diário do Desfralde.

O cocô é mais difícil, mas também não tem sido nada complexo por aqui. Desde que começou o desfralde, Benjamin deixou de ser um reloginho. Antes ele fazia cocô todo santo dia, agora tem feito a cada dois dias e só à noite em casa. Agora ele começou a entender a diferença de cocô e xixi, pois percebi que ele não entendia e muitas vezes queria fazer cocô, falava que era xixi e como aprendeu fazer xixi em pé ele não queria sentar de jeito nenhum no penico. Mas agora já tem avisado também, porém com direito a esquecimento.

Um mês que não compramos fraldas (ufa!) e que só usamos para dormir. Nem para hora da soneca ele tem usado mais. Há quatro dias percebemos que ele tem acordado com a fralda seca. Domingo passado, sem querer, ele dormiu sem fralda e acordou sequinho. Ele tem acordado e pedido para fazer xixi. Um lindo. Orgulho da mamãe.

A lição que tiro desse processo é não deixar a ansiedade atrapalhar. Ela que prejudica e muito. Nós, pais, muitas vezes deixamos a ansiedade tomar conta da situação e isso não é nada bom. É preciso paciência por parte dos adultos e respeitar o tempo de maturação de cada criança.

Dizem que pode acontecer um regresso. Estou pesquisando o assunto. Mas por aqui não acredito que vá acontecer. Já considero meu pequeno desfraldado durante o dia. E ao mesmo tempo que achava lindo aquele bebê começando andar e aquele volume de fralda balançando pro lado e pro outro, estou achando o máximo meu moleque andar sem volume nenhum (só na frente, eita menino pintudo) e, principalmente, dar uns beliscões naquele bumbum de mamãe.

E para celebrar esse momento, aí vão várias dicas sobre desfralde. Algumas achei fuçando por aí, outras foram indicações de centenas de pessoas que vieram falar comigo quando falei que entraríamos nessa fase.

Assentos e redutores para vaso
Existem inúmeros….! Almofadado ou não. Liso ou com estampa. São essenciais para encorajar a criança usar a privada. Temos um branco que ganhamos. Mas até hoje Benjamin não se animou em usar a privada comum, não…ele faz xixi em pé e quando estamos em lugar público com privada comum, temos que levantá-lo. Mas uma hora ele vai usar, tenho certeza.

desfralde

Penico do Benjamin

Sobre penicos acho que devemos comprar o que melhor se adequar à criança. Ou seja, tem que ser confortável e transmitir segurança. Existem diversos modelos, do mais barato ao mais caro. O nosso é esse aqui da Fisher-Price.

desfralde

Não gastamos um centavo. Marido trocou os pontos naquele esquema de cartão fidelidade do banco. Acho muito caro. Não que não valha a pena, é mais uma questão de princípios financeiros mesmo e além do mais o tempo de uso é muito curto (mães de primeira viagem adoram sair comprando tudo, mas com o tempo descobrem o que é ou não verdadeiramente essencial). Ele é muuuito legal,  imita uma privada e é musical – quando a criança faz sua necessidade, toca música, o que torna-se um grande incentivo para a criança querer repetir.

E por falar em penico, olhem esse mictório infantil.


desfralde

Encontrei na feira internacional CBME – Children Baby Maternity Expo, que aconteceu pela primeira vez no Brasil, no mês de agosto. Tentei de todo jeito achar fornecedores no Brasil, entrei em contato com o fabricante na Argentina e nenhum retorno. Achei o máximo quando vi. Imagina ter um desse no banheiro das crianças?! Eu só acho que demanda limpeza constante (leia-se: toda hora!). O marido pirou quando viu.

Xixi colorido só pode ser coisa de Super Herói

 

Dia desses a amiga Rose Mãejestade compartilhou em sua rede social uma ideia bacana para incentivar o uso do penico. Coloque água e umas gostas de corante azul (ou da cor de sua preferência) alimentício no penico e quando a criança fizer xixi ela vai ficar surpresa com a cor. Não fiz o teste, porque quando ouvi essa ideia, o Benjamin já estava incentivado a usar o penico. Mas achei super legal. Vai da criatividade de cada um. Só não indico usar corante da cor vermelha, que pode assustar a criança, principalmente, se ela já fizer relação da cor com o sangue.

Livros

Meu penico, de Lelie Patricelli. Compramos em janeiro. Aliás, foi o marido que comprou por indicação minha. Eu tinha lido que esse livro era tipo o best seller do desfralde, o que faria esse proceso ser um sucesso. Ele não tem texto nenhum, só imagens das ações que antecedem o momento em que o personagem principal, um menininho carismático, faz seu primeiro cocô no penico. O livro também ensina que cada ser, gato e cachorro, por exemplo, tem o seu lugar certo para fazer suas necessidades. Acho sensacional esse livro e Benjamin adora. Ajudou muito no processo aqui em casa, até porque o marido já contava a história pro Benjamin e de uma forma encantadora (mãe babando).

desfralde
Depois que comentei na fan page do Bossa Mãe que Benjamin tinha esse livro acima e fazia sucesso aqui em casa, perguntara-me se tinha para meninas. Acho que esse livro é indicado para os dois sexos, independente do personagem ser um menininho. Mas fui pesquisar se tinha algo só para meninas. E encontrei o livro Hora do Penico para meninas.

desfralde

E também Hora do Penico para meninos

desfralde

Os personagens de ambos são crianças reais e acompanham cartelas de adesivos. Mas minha opinião sincera é: invistam no primeiro livro.

Cuecas e estórias de Super-Herói


Acho que já disse alguma vez que não gosto de roupas de meninos cheia de personagem. Não é que não goste de nenhum. Não gosto da proliferação de Homem Aranha, Batman, Galinha Pintadinha e afins…acho feio roupas com estampas gigantescas de personagem. Para meninos gosto do estilo hominho. As primeiras cuecas que comprei para o Benjamin foram de hominho (acho que dá para ver na foto lá em cima do penico).

Quando chegou o aviso do desfralde fomos obrigados a comprar cuecas mais simples, pois eita item caro. Fomos numa dessas lojas grandes de departamento e compramos várias do Homem Aranha e Batman, pois não tinha outras opções além dessas. Depois, a Mislene, minha amiga-mãe-de-dois, deu a dica: usar os personagens a favor do desfralde. Simples. Conversar com a criança que tem que fazer xixi no penico para não molhar o Super-Herói, caso contrário ele pode perder os poderes. Estou usando essa ideia para ajudar Benjamin fazer o cocô no penico. 🙂

Na Lupo, encontrei cuecas estilho hominho mais em conta. Paguei R$12,90 em um pacotinho com três. As cuecas da foto do penico, são da Hering e paguei R$29,90 no pacote com três. Achei caaaaro!

Agora o item importante dessa fase: Como tirar odores de xixi do sofá

A Lelê, do blog Eu, ele e as crianças, indicou amaciante diluído na água.

A Livia Lyra foi fatídica: “Sol!”.

A leitora Entre fotos e beijos enviou uma receita que parece infalível: 1 litro de água, ¼ de copo de álcool, 1 colher de sopa de bicarbonato, meio copo de vinagre, 1 colher de sopa de amaciante. Misture tudo num recipiente grande, depois coloque num borrifador e faça a limpeza. Segundo ela, tira cheiro de tudo, até de xixi de cachorro.

Por hoje é tudo isso.

Para finalizar, um brinde ao meu pequeno Benjamin que é um moleque desfraldado durante o dia! 😉

compartilhe!

4

comente!

4 respostas para “Um mês de desfralde e algumas dicas”

  1. Milene disse:

    Gabis, tem um assento dobrável da Nuk q me quebrou mto galho! Excelente.
    E tem um outro livro: Cocô no trono. Até hj o Nicolas me pede p ler!

    Minhas dicas!

    Bjokas

  2. Mariana Mello disse:

    Oi tudo bem? To só acompanhando as dicas para quando chegar a minha vez.
    Sobre os mictórios para crianças, de uma olhada no AliExpress, é um site em chinês que vende várias coisas, e lembro de já ter visto isso lá, e eles entregam no Brasil!

Comente!