28 jul 2017

Uma carta para Stella

por
Gabi Miranda

Destaque, Filhos

 

Filha,

Talvez você nem leia essa carta. Ou esteja lendo do seu celular em algum lugar do mundo e pensando várias coisas sobre o quanto sua mãe era piegas (ou não) escrevendo essas coisas. Escrevo essa carta no seu aniversário de 2 anos. Eu podia escrever sobre o quanto você foi desejada, como foi concebida, o quanto sonhei contigo. Mas não, decidi escrever uma carta parecida com a que já fiz para seu irmão Benjamin. Estava aqui pensando em você e algumas coisas que aprendi nos últimos (três) anos – desde a morte da sua avó, até sua chegada.

Sim, perdi sua avó no ano que você chegou. Primeiro foi a perda dela, em seguida a vida me presenteou com você. Desde então eu só tenho aprendido coisas incríveis sobre a vida. Bom, decidi escrever com o intuito de que algo seja útil para você. Para começar, aprendi foi sobre o tamanho da força que possuímos dentro de nós, mas não temos ideia. Acredite nisso, você é mais forte do que imagina.

Hoje, com seus breves, mas intenso dois anos de vida, somos super parceiras. Você me vê como amiga e super confia em mim. Acho que com o tempo isso muda e dizem que você ficará parceira do seu pai. Quero que, independente de qualquer coisa, você conte comigo para o que der e vier e nunca me veja como inimiga. Eu sou chata, seu irmão percebeu isso aos 6 anos, mas eu só quero o bem de vocês. Então, às vezes, finja que não dê ouvidos, mas escute meus conselhos.

Não gaste seu dinheiro demasiadamente e desnecessariamente. Só agora, aos 36 anos, descobri o quanto é mais importante ser do que ter. Portanto, pare agora de gastar dinheiro com roupas, sapatos e bolsas. Você não precisa disso tudo e usa pouco de tudo o que tem. Repare nisso. Uma sugestão é parar e olhar seu closet, faça um exercício de usar todas as suas roupas durante um mês, seja criativa fazendo misturas entre as peças. Dê-se de presente uma viagem, uma massagem, um tratamento de pele. Eu sei, tudo isso é bem caro! Mas a experiência que essas coisas proporcionam é melhor do que um jeans novo.

Use protetor solar todo santo dia ou aos 36 você estará como eu, passando cremes na pele para tirar manchas. E esse dos males o menor, acredite.

Você nasceu na era digital e com certeza agora deve viver isso de forma ainda mais intensa. Deus sabe-se lá o que devem ter inventado nos próximos anos, até você ler essa carta. Mas filha, desligue o celular para dormir. A mamãe não faz isso, mas eu vou me arrepender. Deixe o celular de lado também quando estiver em nossa presença ou na dos amigos. Aproveite o momento com as pessoas. Cultive os relacionamentos.

Passe no vestibular no curso dos seus sonhos. E aproveite cada momento da faculdade. Faça viagens (mesmo que isso me custe mais fios brancos de cabelo), vá pra balada, para as festas. Esse é um período incrível da vida e nenhum outro é parecido. Só não experimente drogas! E converse comigo sobre maconha, tenho uma história para compartilhar com você e seu irmão.

Trabalhe com o que ama fazer. Poupe dinheiro e faça uma viagem. Explore o mundo! Eu não tive essa oportunidade, mas se você tiver (e terá), viaje o mundo inteiro. Aproveite esse período para aprender a falar outras línguas. É muito importante falar inglês. Se você souber falar inglês e mais duas línguas, terá grandes oportunidades de emprego. Mais do isso, vai te ajudar a conversar com pessoas no mundo inteiro.

Faça exercício físico, tome água e tenha um hobby. Essas três coisas fazem bem para o corpo e para a alma.

Aprenda a dizer não. Você não precisa ser boazinha. Você precisa respeitar os outros, mas nãos ser boazinha. Imponha suas vontades. Se tiver um tempinho, leia esse post aqui com 15 sugestões para educar crianças feministas. Eu e seu pai lemos esses dois livros e eu sempre lutei e me esforcei para que você e seu irmão tivessem uma educação feminista. Eu acredito num mundo melhor e igualitário. E espero mesmo que vocês façam diferença nesse mundo.

Não deixe que nenhum garoto te machuque ou magoe. E não tenha pressa para encontrar o amor da sua vida. Ele vem e estará aonde menos você esperar.

Aprenda algo todos os dias. Acredite em Deus. Acredite em você. Saiba, pensamentos positivos atraem coisas positivas. Todo dia ao acordar, tenha um pensamento bom e deseje que só coisas boas aconteça. Escreve seus desejos num papel, isso ajuda concretizá-los. Seja sempre gentil. Agradeça, filha. Gratidão atrái coisas boas.

Você não faz ideia, mas tem muitas coisas incrivelmente maravilhosas reservadas para você.

Seja feliz todos os dias. Feliz aniversário.

Com amor,

Mamãe

ps: Leia também a carta ao seu irmão, tem coisas nela que podem servir para você.

compartilhe!

0

comente!

Comente!