23 ago 2016

Você é produtiva ou ocupada?

por
Gabi Miranda

Comportamento, Destaque, Maternidade

Você é produtiva ou Ocupada – Esse foi o título de uma das matérias de capa da revista Glamour, edição de agosto e que ficou martelando minha cabeça por dias

 

você é produtiva

 

Em julho, tirei duas semanas de férias e foram dias nada produtivos. Ficamos em casa eu e Benjamin, alternando alguns passeios dia sim outro não. Os dias em que ficamos em casa, pra mim, foram dias em que eu tinha a sensação de não conseguir fazer nada. Primeiro porque acordávamos lá pelas 10:00 e aí a manhã não rendia, o almoço ficava pronto lá pelas 14:30, o dia acabava rapidamente deixando a sensação de ter um monte de coisas por fazer. Tinha mesmo, mas também abri mão e me dei o prazer de curtir o dolce far niente.

Voltando das férias, a rotina voltou ao normal e vejo o quanto eu consigo produzir, o quanto a falta de rotina me faz mal. Agora outra sensação me acompanha. A de ter um monte de coisas por fazer e mais um monte que eu adoraria incluir na lista, mas que por falta de tempo não consigo. E aí me vejo naquela tarefa árdua de fazer escolhas. É ainda mais difícil fazer escolhas quando se tem filhos pequenos, pois não queremos abrir mão de ficar com eles para fazer qualquer outra coisa que gratifique nosso lado pessoal. Também não dá para enchermos nosso tempo com tudo o que desejamos fazer, afinal um dia a vida pede prestação de contas. É preciso ter calma.

Daí que devemos balancear e avaliar o modo como estamos vivendo. Eu, por exemplo, vivo apressada e querendo fazer tudo, estar em todos os compromissos e, no trabalho, para sentir que meu dia rendeu, preciso dar conta de todos os e-mails e pendências do dia. Enquanto não risco o último item da lista de tarefas, não paro quieta. É preciso diminuir o ritmo e, inclusive, sair do piloto automático. Já tinha me dado conta disso e quando voltei de férias, comecei a me policiar no sentido de não me estressar com o que não está ao meu alcance, com problemas que não tem solução e passei a colocar em prática resolver uma coisa de cada vez.

Quando não estiver em um dia muito produtivo faça uma coisa de cada vez

 

Porque tudo bem se você acabar um dia sem zerar a lista de afazeres, assim como tudo bem também se não fizer nenhum item e ótimo quando ticar todos eles. O que não dá é viver ocupada, dar conta de tudo e viver dizendo “não tenho tempo” (como odeio ouvir e, consequentemente, dar essa resposta. A ideia que ela me dá é de gente desorganizada). Ser produtivo é diferente de ser ocupado. E me cansa a impressão de que não tenho tempo para nada. Produzir te conduz a algum caminho. O que tem me ajudado muito é definir tarefas obrigatórias e aquelas que são importantes. Não que as tarefas obrigatórias não sejam importantes, mas separar em prioridades me ajuda a produzir mais. Exemplos: 1) há mais de um ano eu desliguei as notificações de whatsapp do meu celular; 2) pra mim não é importante olhar o celular na hora do almoço, muito menos ver e-mails (principalmente se for do trabalho) nesse período. A hora do almoço pra mim, é importante me alimentar bem e ter uma hora agradável com as pessoas que eu estiver; 3) quando estou com meus filhos, me concentro neles (ok, tem aquele momento de fazer um videozinho para snap). Mas o que sinto com relação ao celular, é que ele é um grande vilão expert em roubar o precioso tempo que temos, uma vez que nele temos acesso a todos esses males da vida pós moderna e tecnológica.

Uma coisa é fato, as tarefas só aumentam, coisa para fazer nunca falta. O que precisamos pensar é: o que é importante na minha vida? E focar nisso! 😉

compartilhe!

2

comente!

2 respostas para “Você é produtiva ou ocupada?”

  1. […] muita coisa pra fazer, porque sempre tem que…. Estou refletindo há dias sobre a pergunta você é produtiva ou ocupada? até que marido fez um curso sobre o assunto, me trazendo algumas ideias, e, em seguida a Editora […]

  2. Amei o post, é bem isso mesmo, eu sinto na pele todos os dias entre ser produtiva e ocupada.. ai ai

  3. Estou lendo um livro que fala isso e ja consegui mudar varias coisas no meu dia-a-dia tornando-o muito mais produtivo!!!
    beijos
    Lele

Comente!