20 out 2014

14 Dicas para economizar água

por
Gabi Miranda

Comportamento, Maternidade

Verão de 2015. Serra da Cantareira pegando fogo. Torneiras sem uma gota de água. Filas em volta de caminhões pipa. Pessoas esperando (e brigando) para que seu balde seja cheio de água. Piscinas de clubes e condomínios vazias. Preço da água superfaturado nos supermercados. Pessoas fazendo preces, promessas, procissões, para que caia chuva. Banho de caneca.

economizar água

Essa foi mais ou menos uma previsão que a revista Época publicou alguns meses atrás. Parece futuro, mas é o presente. O Sistema Cantareira, responsável por abastecer 9 milhões de habitantes está sem água. Essa é a maior falta de água da história, no Estado de São Paulo. A cidade sofre o maior período de estiagem que já se ouviu falar. Nunca vi tantos lugares sem água e tantas pessoas falando que não tem água em casa. Por conta do racionamento, tem gente que tem água durante o dia e à noite não. Mas já ouço pessoas falando que estão sem água na torneira! E ainda vemos outras pessoas desperdiçando água lavando calçada e seus automóveis – com certeza, esse filhos de Deus (pra não chamá-los de outra coisa), não sabem que lavar o carro com mangueira gasta de 300 a 600 litros de água!

Nunca acreditei em profecias do fim do mundo ou que o mundo acabaria de forma apocalíptica como no filme “O dia depois de amanhã”. Mas elementos como: temperatura cada vez mais quente, a falta de água e a falta de noção, coletividade e generosidade das pessoas me fazem crer no fim do mundo. As pessoas são cada vez mais individualistas. É um velho taxista que joga lixo na rua pela janela do carro. É a água sendo jorrada calçada a fora seja lá por quem. Esse mundo não é só nosso. É dos nossos filhos, netos, bisnetos. Eu quero que meu filho tenha água e viva num mundo melhor. Mas para isso, preciso fazer o meu papel, além de dar o exemplo para ele. Listo abaixo, as medidas que estamos tomando em casa para economizar água e que pode ajudar você também na economia desse bem comum:

1) Banho. Ninguém precisa de 20 minutos no chuveiro para ficar limpo. Faça do banho uma atividade prática: molhar, ensaboar, tirar o sabão, fim. Se a criança gosta de brincar enquanto está no chuveiro, que faça isso enquanto um dos pais toma banho, mas nada de ficarem lá por muito tempo. Ensaboar a cabeça com o chuveiro fechado, por que não nesse calor? E que tal cronometrar seu tempo no banho e fazer disso uma divertida brincadeira em casa?!

2) Não deixe o chuveiro aberto enquanto sai pela casa fazendo outras coisas até entrar no banho.

3) Lavar a louça: deixe a louça de molho e, na hora de lavar, enquanto passa sabão, deixe a torneira desligada. Lavar a louça com a torneira aberta o tempo todo desperdiça até 105 litros de água.

4) Economize na descarga. Aproveite a água que usou para alguma roupa de molho para jogar na privada. Se você ainda tem um bebê em casa, que usa banheira para tomar banho, use a água da banheira para jogar na privada, lavar a varanda ou lavar a privada.

5) Não use o nível alto de água para a máquina de lavar roupas. Por aqui tenho usado o nível médio de água para uma quantidade grande de roupa e nível baixo para quantidade menor. Não uso mais o nível alto. A máquina de lavar gasta 40 litros de água.

6) Economizar no uso das roupas, ajuda diminuir a quantidade de lavagens por semana.

7) Roupa de cama. Aqui em casa eu trocava a roupa de cama uma vez por semana. Agora tenho trocado uma semana sim e outra não.

8) Lave tudo de uma vez. Aqui eu só lavava roupa de cama com roupa de banho, ou seja, não misturava com vestimentas. Agora ando misturando roupa de cama com as vestimentas. Coloco o maior número de roupa que consigo na máquina para lavar tudo de uma vez.

9) Reutilize a água que sai do enxague da máquina de lavar roupa.

9) Otimize! Se preciso deixar roupas de molho, deixo primeiro as claras e uso a mesma água para deixar as roupas escuras. Ainda uso a mesma água para limpar o chão da área de serviço. Economizo água e sabão em pó.

10) Escove os dentes com a torneira fechada e use um copo de água para o bochecho. Isso economiza 3 litros de água.

11) Limpe o banheiro com produtos de limpeza multiuso que dispensa o uso exagerado da água.

12) Certifique-se sempre de que as troneiras estão bem fechadas. Uma torneira pingando o dia todo, significa 46 litros de água.

13) Use a água que usou para lavar frutas, legumes até mesmo o arroz, para regar as plantinhas.

14) Inclua “como economizar água”, na educação financeiro do seu filho.

Porque as crianças também precisam ser ensinadas que devemos cuidar do mundo em que vivemos. E esse mundo não significa só as quatro paredes da nossa casa, mas fora dela também. Eu desejo um futuro melhor e com água para meu filho. E você? Quais as medidas está tomando para economizar e/ou reutilizar água?

Pense nisso.

compartilhe!

2

comente!

2 respostas para “14 Dicas para economizar água”

  1. […] fiz um post com 14 dicas para economizar água. A primeira dica era justamente diminuir o tempo no banho. Todos os dias tomo dois banhos: a) um […]

  2. Lele disse:

    é isso aí!
    dicas perfeitas! adorei!

    vou compartilhar!
    beijos
    Lele

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.