22 ago 2014

5 coisas para fazer no trânsito com as crianças

por
Gabi Miranda

Entretenimento, Maternidade

Semana passada publiquei o post Mãe na Direção: transforma os momentos a bordo em uma experiência única com os pequenos e recebi e-mails perguntando dicas do que pode ser feito no trânsito com as crianças para distraí-las no trânsito, sem o uso do DVD e outros eletrônicos.

Eis cinco dicas das quais utilizamos por aqui:

1. Cantar e ouvir música: já diz o ditado “quem canta os males espanta”. Cantar alegra a alma, deixa o dia mais feliz e pode ser muito divertido cantar juntos. E ainda, o filho descobrir a mamãe ou o papai cantando uma parte da música errada e vice-versa. Você também pode propor uma brincadeira de parar a música e continuar cantando de onde ela parou.

2. Conversar sobre o dia: estar no carro também pode ser o momento de compartilhar o dia a dia da família. Perguntar ao filho como foi seu dia, o que ele fez na escola, o que aprendeu, qual amiguinho faltou. E falar também do que você fez durante o dia para o seu filho. Além de estabelecer o que será feito ao chegar em casa: vão tomar banho, jantar, fazer uma brincadeira e depois cama.

3. Contar quantos aviões passam: Benjamin adora avião! Então, avisar quando está passando um pode virar uma brincadeira. É grande? Pequeno? Estava longe? E a criança vai aprendendo a dimensão das coisas.

4. Encontrar carros de determinada cor: Eu e Benjamin gostamos de escolher uma cor para ver quem acha primeiro um carro dessa cor. Ele sempre ganha! Na época de Copa do Mundo, ficávamos procurando e contando os carros com bandeirinhas do Brasil.

5. Jogar batata quente: Sim, é essa brincadeira mesmo que você está pensando! Essa descobrimos há pouco tempo e só pode ser feita com três passageiros no carro, sendo que um deles precisa estar concentrado em dirigir. Para não deixar Benjamin dormir no caminho de volta pra casa, à noite, tenho vindo com ele no banco de trás. Dia desses tínhamos uma bola pequena no carro e começamos a brincar de batata quente, em quem a bola parasse, teria que cantar uma música. Para a brincadeira ficar mais segura, não precisa ser com bola, pode ser uma peça de roupa, em São Paulo todo mundo sempre tem uma blusa para o caso do tempo mudar.  🙂

compartilhe!

0

comente!

0 resposta para “5 coisas para fazer no trânsito com as crianças”

  1. […] E se sua família passa muito tempo no trânsito assim como a nossa, leia essas dicas do que fazer n… […]

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.