24 out 2018

5 dicas para melhorar a organização da casa

por
Gabi Miranda

Organização, Terapia do lar

Se tem um assunto que amo é organização! E quem é mãe sabe que não é fácil cuidar da organização da casa, do tempo, do trabalho, das finanças. Se quem não é mãe sente dificuldade para cumprir toda a agenda, quem dirá nós.

Acredito mesmo que organização precisa fazer parte da vida de quem tem filhos. E não é a toa que eu amo o blog Somelhora, da Talita. Trata-se de um blog de maternidade, mas que assim como o Bossa Mãe, fala de diversos assuntos que toda mãe se interessa, como produtividade e organização.

Eu e a Ta, nos tornamos parceiras e uma vez ou outra vocês verão textos aqui produzidos por ela. E textos meus lá no Somelhora. Hoje, ela está aqui para compartilhar dicas que ajudam a melhorar a organização da casa. Sabemos que dicas de organização sempre são bem-vindas! Afinal, contribuem para o bom andamento da nossa vida. Confira!

Dicas para melhorar a organização da casa


Sempre que falo sobre planejamento e organização bato na mesma tecla: não nos falta tempo e sim organização desse tempo. Com a organização da casa é a mesma coisa!

Sei que parece que a lista de afazeres domésticos é interminável. Mas quem realmente quer manter sua casa organizada, consegue. Basta portanto, um pouquinho de planejamento.

organização da casa

Casa organizada é sinônimo de qualidade de vida!

Pode acreditar: as atividades cotidianas e a vida como um todo flui bem melhor quando o espaço da nossa casa está ajeitadinho. Organização da casa tem muito mais a ver com qualidade de vida que com TOC (transtorno obsessivo compulsivo).

É claro que nessa vida corrida de hoje em dia ninguém consegue dar muito do seu tempo para esse tipo de organização. Mas eu garanto que com algumas dicas práticas a gente pode otimizar esse trabalho.

Ficasse animada para melhorar a organização da tua casa? Então coloca em prática essas 5 dicas já:

1- Organizadores

casa organizada

Organizadores são fundamentais não apenas para arrumar todo tipo de coisa, mas especialmente para mantê-las arrumadas. Muitas vezes a gente se empolga, se enche de coragem e consegue colocar tudo no lugar num final de semana. Mas no próximo, parece que a bagunça generalizada se espalhou novamente.

Com caixas organizadoras fica mais fácil manter cada coisa em seu lugar. Todos os moradores da casa podem manter a arrumação quando as coisas estão categorizadas.

No banheiro, pode-se ter uma caixa para produtos de cabelo, outra para a higiene dental, outra para os cremes corporais. Na sala, vale ter um organizador ou uma gaveta para CDs, outra para DVDs, outra para álbuns de fotografia. E a mesma lógica vale para cada cômodo.

Chamo de organizadores qualquer artefato que possa dar essa divisão por categorias. Ninguém precisa gastar muito dinheiro comprando aquelas cestas de plásticos. Pode-se muito bem reaproveitar caixas de sapato ou utilizar as gavetas dos armários para isso.

2- Desapego

casa organizada

Desapego às coisas e consumo consciente são praticamente regras de vida. Uma das maiores dificuldades para se organizar a casa são pessoas acumuladoras.

Entenda-se: uma coisa é valorizar objetos que nos trazem lembranças especiais de bons momentos; porém, outra é guardar cada papelzinho de bala que nossos filhos nos dão. Precisamos fazer essa diferenciação. Precisamos escolher com cuidado o que guardar e dar um destino adequado para todo o resto.

De tempos em tempos, é aconselhável dar uma analisada geral nesse ponto. É comum separarmos as roupas que deixaram de servir nas crianças e as que não são mais usadas por nós há bastante tempo para doação. Mas podemos estender essa dinâmica para todas as áreas da casa.

Não faz sentido guardar potes de plástico rachados ou sem tampa. Se eles não puderem servir de organizadores, devem ir para o lixo reciclável. Papéis que não forem documentos importantes, por exemplo, devem ter o mesmo destino.

Crianças são ótimas para acumular cacarecos que encontram pela rua ou trazem das festinhas. Escolham um ou outro objeto para guardar de lembrança e deem um destino para o resto. Assim, a casa fica mais limpa e organizada e a vida fica mais leve!

3- Manutenção

casa organizada

É importante que todos os moradores da casa entendam que a manutenção dessa organização é cotidiana e de todos. Não adianta ter uma pessoa organizando e três bagunçando porque aí o serviço não rende mesmo!

Pequenas atitudes garantem que a organização da casa se mantenha por mais tempo. Se todos ajudarem, fica mais leve e mais fácil para a família como um todo.

Quando as crianças chegam do colégio, por exemplo, já podem colocar a mochila no local de estudo. Quando forem tomar banho, já deixam a roupa suja no cesto apropriado para isso. Os maiores podem ir lavando a louça do café depois de comerem.

Cada família precisa identificar o que é possível fazer no seu contexto, mas é certo que todos podem – e devem – ajudar na manutenção da organização da casa.

4- Antecipação

casa organizada

Antecipar algumas coisas ajuda bastante a ganhar tempo em atividades mais complexas ou corridas. Deixar alguns itens preparados num momento mais tranquilo facilita muito quando a correria contra o relógio estiver pegando fogo.

Vale pensar nesse sentido e verificar o que podemos antecipar, deixar pré-preparado. Isso é planejamento e organização que facilita a vida no dia a dia.

Coisas simples como deixar a roupa do dia seguinte separada na noite anterior. Verificar a mochila das crianças e o que elas precisam levar para o colégio no dia seguinte. Aproveitar o final de semana para cozinhar e congelar algumas preparações como carnes, molho de tomate, feijão.

Quando chegamos do mercado com as compras, o ideal é já guardar cada coisa em seu lugar. Deixar as frutas lavadas também facilita na hora do consumo. Enfim, a dica aqui é pensar à frente e antecipar algumas atividades que sabemos que serão corridas mais adiante.

5- Planejamento

Penso que a organização da casa funciona melhor se tiver um mínimo de planejamento envolvido. Ninguém tem horas sobrando no dia, então é desejável que nosso tempo esteja bem planejado para que possa render mais.

Acredito ser fundamental a utilização de uma ferramenta de organização do tempo. Cada um precisa descobrir qual jeito de se organizar funciona melhor para si. Algumas pessoas gostam de fazer listas, outras preferem marcar compromissos com horário determinado, outras ainda preferem pequenos lembretes.

Particularmente, sou apaixonada pelos planners. E sim, a organização da minha casa também está planejada no meu planner. É nele que eu divido as tarefas domésticas nos dias em que posso executá-las.

Tendo a visão semanal dos compromissos profissionais e pessoais fica mais fácil de encontrar os períodos ideais para as tarefas que tomam mais tempo. Ninguém precisa lavar roupa ou os vidros todos os dias, mas também não da para deixar de fazer. É aí que entra o planner!

Por fim, penso que ninguém consegue manter a organização por muito tempo se ela estiver desconectada da motivação. É importante lembrar-se constantemente que a organização da nossa casa é um benefício pessoal e familiar, fundamental para a nossa produtividade e qualidade de vida.

Espero que essas dicas sejam úteis e ajudem na organização da tua casa também. Aproveita e me conta se elas fazem sentido para ti e se já utilizas alguma delas no teu dia a dia!

Bônus: Tabela de rotina diária das atividades domésticas

organização da casa

Essa tabela foi criada pela Gabis, aqui do Bossa Mãe, e se encaixa perfeitamente no contexto desse post. É uma tabela de planejamento semanal das tarefas domésticas.

A ideia é planejar a distribuição de tarefas como tirar o lixo, varrer e passar pano, tirar o pó, lavar o banheiro. O bacana é que cada família pode adaptar para o seu contexto.

Distribuir as tarefas de limpeza ao longo da semana, mantém a casa minimamente limpa e organizada até chegar o dia da faxina pesada. Se a faxina pesada fica por sua conta ou se tens uma ajuda profissional, não importa. A tabela é adaptável a qualquer realidade.

Para mais detalhes sobre a tabela vale dar uma olhada no post da Gabis (linkar: https://bossamae.com.br/rotina-diaria-das-atividades-domesticas/).

Talita Rodrigues Nunes, 37 anos, casada com seu príncipe e mãe do Vinicius, de 5 anos. Faz suas reflexões de vida pós-maternidade e escreve sobre organização de vida no blog Só Melhora (somelhora.com.br).

compartilhe!

1

comente!

Uma resposta para “5 dicas para melhorar a organização da casa”

  1. Tão bom fazer parte desse espaço incrível!

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.