19 out 2018

7 Dicas para uma cozinha organizada

Ter uma cozinha organizada contribui muito para o nosso dia a dia, principalmente quando somos mães. Sabemos que a vida com filhos exige mais disciplina e organização para que a rotina flua da melhor maneira possível. Então, hoje vou compartilhar algumas dicas para deixar a cozinha organizada e consequentemente, facilitar a vida.

Dicas para uma cozinha organizada

cozinha organizada

1 – Comece fazendo uma triagem

Manter organizado um armário muito cheio é mais difícil, principalmente se a cozinha for pequena. Então, fique apenas com o que você realmente usa. Separe para doação os itens que você não usa há muito tempo ou que possui em duplicidade. Muitas vezes compramos ou ganhamos coisas novas e não nos desfazemos das antigas, deixando-as ali apenas ocupando espaço.

2 – Separe os utensílios por categorias

Mesmo que você não tenha muito espaço, separar os itens por categorias como copos, pratos, panelas, etc. facilita a manutenção e agiliza na hora de encontrar um determinado item, evitando perder tempo procurando.

3 – Defina o melhor local para cada categoria

De acordo com a rotina da família, determine qual o espaço ideal para cada categoria. Por exemplo, os copos podem ficar próximos ao filtro de água ou à geladeira. As panelas próximas ao fogão também facilitam o dia a dia.

4 – Pense na acessibilidade

Coloque em locais mais acessíveis os itens mais usados no dia a dia como pratos, talheres, facas, etc.

Itens usados esporadicamente como taças, jogos de jantar ou eletrodomésticos podem ser colocados em prateleiras mais altas, ou locais de menor acesso.

Xícaras, copos e taças podem ser guardados enfileirados por modelo. Assim o que você vê na frente, também estará atrás, e nenhum item ficará perdido no fundo do armário.

5 – Não coloque alimentos perecíveis embaixo da pia

O armário embaixo da pia pode conter umidade, portanto nunca coloque mantimentos nesse local. Prefira guardar panelas, potes plásticos, tampas, etc.

6 – Sobre as panelas e potes

Se houver pouco espaço, as panelas podem ser guardadas uma dentro da outra, assim como os potes. As tampas podem ser colocadas num organizador apropriado ou num cestinho.

7 – Use produtos organizadores para ganhar espaço

Se o vão entre as suas prateleiras é muito alto, você pode criar uma prateleira intermediária usando organizadores aramados. Assim é possível aproveitar o espaço em cima e embaixo dessa nova prateleira.

Leia também outras dicas de organização: AQUI

Tem alguma dúvida ou precisa de ajuda para organizar? Entre em contato comigo!

compartilhe!

0

comente!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.