04 jan 2016

Ajuste seus objetivos e metas para 2016

por
Gabi Miranda

Comportamento, Destaque, Maternidade

METAS

Se você ainda não fez, ainda dá tempo de ajustar seus objetivos e metas para o ano que acaba de começar. Muitas pessoas acreditam que metas e objetivos são a mesma coisa, no entanto existe diferença entre eles:

Objetivo é o que você quer conquistar, atingir. Exemplo: trocar de carro, realizar uma viagem, mudar de emprego, casar, ter filho, etc.

Meta é pensar no tempo e nos meios que o farão conquistar determinado objetivo. Ou seja, é preciso traçar um plano: preciso tomar 2L de água por dia, vou colocar uma garrafa de 2L na minha mesa do trabalho, tomar metade dela até a hora do almoço, a outra metade até o fim do expediente. Outro exemplo: durante 12 meses, economizarei um valor mensal estipulado para daqui a um ano fazer a viagem dos meus sonhos.

Embora não sejam a mesma coisa, objetivos e metas andam lado a lado. E para conquistar nossos objetivos e metas, é preciso ter foco. Eu costumo listar todos os meus objetivos e repassá-los constantemente para ver se estão seguindo o caminho certo para atingi-los. Minha lista é dividida em categorias:

  • maternidade/família – Ex: programas para fazer com os filhos, rotina, saúde, etc.
  • materiais/financeiros – Ex: troca de carro, adquirir algo para a casa, poupanças e investimentos, etc.
  • casal – Ex: momentos a dois, conquista, etc.
  • vida social – Ex: cultivar as amizades, realizar encontros, etc.
  • realização pessoal – Ex: vida profissional, religiosa, saúde, cuidados pessoais, hobby, atividade física, etc.

Minha lista tem desde coisas consideradas gradiosas, como coisas aparentemente pequenas. A lista de objetivos pessoais, por exemplo, está enorme e contempla coisas como: comer frutas, realizar uma atividade física, descobrir um talento, ler 12 livros no ano, fazer um curso, testar 24 receitas novas, não reclamar (e sempre lembrar que todos os dias tenho um motivo para sorrir e agradecer), ser gentil, organizada, cuidar da minha espiritualidade – esse item, inclusive, entra na minha lista há dois anos e não consigo atingir. E vários outros objetivos.

Eu anoto todos os meus objetivos porque acredito que isso me ajuda a seguir um planejamento e torna-se um lembrete para que eu não saia do meu foco. Faço essas anotações numa planilha de excel, junto com a minha planilha de orçamento mensal, pois essa eu abro quase que diariamente, então consequentemente aproveito para dar uma olhada na aba de metas do ano. Continuo seguindo esse modelo de planilha que deu certo pra mim em 2015. Muitos dos meus objetivos foram alcançados no ano passado, assim como outros, considerados mais difíceis, não foram. Houve pouco comprometimento da minha parte, como também teve falta de oportunidade. Mas posso considerar que 90% da minha lista foi atingida. O que não alcancei, como a questão da espiritualidade, entrou novamente na lista e está destacada como prioridade.

Em 2016 quero mesmo me comprometer em buscar a evolução da minha fé e em ser uma pessoa (em todos os sentidos) melhor. Meu foco principal é eliminar da minha vida, crenças, comportamentos (e até pessoas) negativos e limitadores, qualquer coisa que sabote minha energia, minha produtividade, meu otimismo, meu bem estar. Esse acho que é meu grande objetivo e também o meu maior desafio. E para atingir isso, estou me cercando de metas, confiança, e, principalmente, de determinação.

E você, já ajustou suas metas e objetivos para 2016?

 

compartilhe!

1

comente!

Uma resposta para “Ajuste seus objetivos e metas para 2016”

  1. Espetacular!!! Que graça! Que lindo. Viu seguir o seu caminho. Muito obrigada pelas idéias bacanas !!!

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.