09 mar 2016

BLW – O que é o método Baby Led Weaning?

por
Gabi Miranda

Alimentação, Bebê, Destaque

BLW (Baby Led Weaning) é uma expressão em inglês e significa algo perto de desmame guiado pelo bebê. É o ato de oferecer a comida em pedaços para o bebê e deixá-lo se servir a vontade, dando-lhe autonomia para comer sozinho.

BLW

BLW não é um método novo, muito pelo contrário, é praticado há anos, arrisco dizer, que é desde a época dos nossos avós. Mas até agora não tinha nome e foi batizado pela agente de saúde britânica Gill Rapley, autora do livro Baby-led Weaning: Helping Your Baby to Love Good Food – em tradução livre, Desmame Guiado pelo Bebê: Ajudando seu Filho a Amar Boa Comida. Atualmente, esse método tem ganhado muitos simpatizantes, cada vez mais os pais estão oferecendo a comida em pedaços para os bebês a partir dos 6 meses de idade.

Por aqui, no início da introdução alimentar, ofereci uma banana inteira para Stella, daí que ela foi com muita sede ao pote, quase engasgou, fiquei com medo e desisti de oferecer comidinhas em pedaços para a Stella por enquanto. Ela estava com 5 meses e uma semana quando começou a comer frutinhas. Começou cedo porque além dela já demonstrar interesse pelo que a gente comia, já tinha iniciado com fórmula como complemento. O ideal mesmo, é iniciar a introdução alimentar aos 6 meses. Período também indicado para oferecer os alimentos em pedaços porque o bebê já está mais preparado para praticar a mastigação e correr menos risco de engasgar.

Mas como saber se o bebê está preparado? Aos 6 meses, os bebês apresentam habilidades que demonstram sua maturidade para comer as comidinhas, inclusive em pedaços, como: estar durinho, sentar ereto sem apoio, levar objetos à boca. Então, Stella completou 6 meses e comecei a pesquisar mais sobre o método BLW. Tinha dúvidas de como e o que oferecer em pedaços. Será que podia dar pêra, maça, banana, melancia? Cortado em que formato para não ficar tão pequeno? Li bastante a respeito e tirei dúvidas com minha prima nutricionista Beatriz Miranda, mãe do Lorenzo e Mestre Cuca (www.mestrecookassessoria.com.br).

Ela me mostrou um vídeo no instagram, da Babynutri, no qual uma bebê se deliciava com uma manga. Sim, uma manga sendo feita de mordedor natural (Assista o vídeo AQUI)! Simplesmente foi oferecido o caroço da manga, algo que o bebê consegue segurar sozinho e não corre risco nenhum de engolir (Rá!). Achei genial, já tinha oferecido manga para Stella, ela tinha gostado, então achei que seria uma ótima ideia começar o BLW dessa forma.

BLW-3

BLW-2

BLW

E foi assim que viramos adeptos do método Baby Led Weaning (BLW).

Uma coisa básica, mas fundamental que aprendi nessas pesquisas, é pensar em oferecer formatos que o bebê consiga pegar e levar à boca sozinho. Portanto, ajuda cortar as frutas em forma de palito, assim como oferecer legumes cozidos cortados dessa forma e até ramos de brócolis também cozidos. Vira uma brincadeira só! Mas a ideia é justamente essa, apresentar ao bebê que a hora da refeição é um momento agradável e que comer é gostoso. A relação com a comida deve ser prazerosa.

Por isso, é importante levarmos a introdução alimentar e o método BLW sem neuras, sem forçar o bebê a comer, sem gritos e chantagens. Tudo bem se o bebê comer pouco, pois leva um tempo para ele realmente começar a se alimentar. Paciência é a regra de ouro. Não pode apressar o bebê para comer e sim deixar ele comer no seu tempo. Por isso, tem que ser um momento em que o bebê não esteja com sono ou irritado. Uma boa hora para a refeição pode ser quando todos da família estiverem à mesa, descontraídos, comendo e conversando. Com o BLW, nós pais, não temos a obrigação de ficar levando a comida à boca do filho. Com isso, ganhamos uma brecha, podemos comer na mesma hora, fica mais fácil. Mas tem que desencanar da sujeira que o bebê faz. Desencanar de verdade, de corpo, alma e coração.

As vantagens do método BLW

  • Estimula a autonomia do bebê;
  • Faz o bebê praticar a coordenação motora e as habilidades sociais, uma vez que participa das refeições em família;
  • Oferece oportunidade do bebê conhecer diferentes texturas e sabores;
  • O bebê desenvolve capacidade de diferenciar o que gosta e o que não gosta;
  • Oferecer experiência nova a cada refeição;
  • O bebê desenvolve capacidade de regular o próprio apetite e identificar o momento em que está satisfeito;
  • Sem precisar dar a comida em colheradas, os pais acabam podendo comer na mesma hora.

compartilhe!

2

comente!

2 respostas para “BLW – O que é o método Baby Led Weaning?”

  1. Alê Nunes disse:

    Muito interessante esse método, não conhecia!

  2. Lele disse:

    Uma delícia essa fase
    Otavio as vezes ainda quer comer com a mão.. hehe
    Acho legal incentivar essas descobertas
    as fonos tb recomendam!
    bjs
    Lele

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.